iRig Mic Studio: review do microfone condensador USB compacto da IK Multimedia

Hoje vamos falar sobre um microfone condensador USB compacto e profissional da IK Multimedia, o iRig Mic Studio.

O iRig Mic Studio é um microfone condensador portátil de diafragma grande, compatível com iPhone, iPad, iPod Touch, Dispositivos Android, Mac e PC. Ele conta com cápsula condensadora de uma polegada de diâmetro, em um corpo super compacto. E é exatamente por seu tamanho e também por sua compatibilidade com diferentes plataformas, que o iRig Mic Studio é uma opção muito interessante para realizar gravações em qualquer lugar, principalmente para músicos, vocalistas, produtores, podcasters, radialistas e locutores.

Embalagem e acessórios


A embalagem do iRig Mic Studio traz, além do microfone, cabos para a conexão em dispositivos variados, uma pequena bolsa para transporte e ainda suporte e tripé para fácil utilização em qualquer superfície plana. O suporte do iRig Mic Studio oferece conexão para utilização em pedestais de microfone tradicionais, sem a necessidade de comprar outros adaptadores.

Características e funcionalidades

O iRig Mic Studio é um microfone USB que oferece algumas funcionalidades e características que não encontramos facilmente em outros modelos semelhantes.

O microfone trabalha com conversor de 24 bits, com taxa de amostragem de 44,1 ou 48 kHz. O
pré-amplificador embutido é de alta definição e apresenta baixo ruído. Na parte da frente, temos o controle de ganho de entrada e led indicador, responsável por sinalizar se o áudio está chegando com volume adequado. Luzes verde e amarela indicam bom nível. Luz vermelha pode significar distorções em suas gravações e é bom evitá-la, reduzindo o ganho de entrada.

O outro knob da parte frontal é o controle de volume de fone de ouvidos, do qual a conexão se
encontra na parte traseira do microfone. Quando conectado ao dispositivo IOS, Android, Mac ou Pc, o iRig Mic pode funcionar como fonte principal de redução de Audio, facilitando a monitoração de suas gravações. Por falar em gravações, por sua classificação de 133db SPL, o iRig Mic Studio é capaz de gravar com qualidade em qualquer nível de pressão sonora, seja voz ou até mesmo uma guitarra distorcida no amplificador.

Qualidade de gravação

Mas de nada adiantaria ser compacto e versátil, se o iRig Mic Studio não fosse capaz de soar bem. Desde o início do vídeo (início do post), você está ouvindo a minha voz sendo capturada por ele, conectado ao meu iPhone. Ela estaria assim sendo gravada com o microfone da minha câmera. Ou então, assim se tivesse utilizado apenas o microfone embutido do iPad ou iPhone.

Poder dos apps e compatibilidade

Como falei no início do vídeo, o iRig Mic Studio chega pronto para funcionar com uma série de
dispositivos móveis e computadores. No PC ou Mac irá funcionar com qualquer software de áudio. No iOS e no Android também será compatível com dezenas ou até centenas de aplicativos.

Porém, vale lembrar que a própria IK multimídia oferece apps muito completos para a gravação com o iRig Mic Studio. O Vocalive, por exemplo, é um excelente processador de efeitos para voz. A utilização não poderia ser mais simples. É só conectar o microfone ao iPhone, iPad ou Android, abrir o App e começar a usar.

[app 410619243]

Outra opção muito interessante é o Mic Room. Um App que simula modelos clássicos de microfones e é compatível com audiobus e inter-app áudio.

[app 998483107]

MusicApps sobre o iRig Mic Studio

Então esse foi o iRig Mic Studio da IK Multimedia. Em breve, ele poderá ser encontrado em lojas físicas e virtuais no Brasil. O preço por aqui ainda não foi divulgado. Pela qualidade, mobilidade e versatilidade, é um microfone que recomendo sem dúvida alguma.

Se gostou desse review, inscreva-se no canal. Sempre tem novidades de instrumentos musicais, música móvel e tecnologia musical.  Saiba mais sobre o iRig Mic Studio.

Curta e compartilhe!