iPad 4: respondendo dúvidas sobre a ligação de acessórios musicais via conector lightning, USB, adaptador 30 pinos e CCK

adaptador 30 pinos e CCK

Demorou, mas enfim estou com o iPad 4 (ou “iPad com tela retina”, segundo a Apple). Agora é hora de testá-lo para fazer música e responder as diversas dúvidas que recebi de muitos leitores sobre a performance, compatibilidade, principais diferenças para os modelos antigos, etc.

Neste post vou falar um pouco da principal mudança do modelo atual para os demais: a troca do conector padrão 30 pinos para o novo padrão lightning, o mesmo presente no iPhone 5.

Conector Dock (30 pinos) x Conector Lightning
Conector Dock (30 pinos) x Conector Lightning. Crédito: http://www.gottabemobile.com

O que o novo conector mudou em relação à compatibilidade do iPad 4 com acessórios musicais diversos, como interfaces de áudio, MIDI, etc? E a resposta é… Nada!

Sim, realizei inúmeros testes, com os mais diversos acessórios e dispositivos ligados ao iPad 4. Tudo funcionou perfeitamente! Aliás, tudo aquilo que já funcionava com os iPads 2 ou 3, irá continuar funcionando perfeitamente, desde que seja utilizado o adaptador correto entre os acessórios antigos e o novo padrão de conexão do iPad 4. Vamos aos adaptadores que vocês irá precisar.

Para quem já tem ou pretende adquirir acessórios musicais com conexão 30 pinos (dock)

Se você, assim como eu, possui vários acessórios musicais mais antigos, que utilizam a conexão 30 pinos (ou porta dock), para o iPad, o adaptador certo para você é o Adaptador de Lightning para 30 pinos (0,2 m). Ele trará de volta a porta de 30 pinos para o seu novo iPad (ou iPhone 5). Em vários casos, a solução ficou melhor do que a realidade anterior. Por exemplo: a interface GuitarJack 2 é mais pesada e não ficava muito firme no iPad 2 ou 3. Com o adaptador, ela fica mais afastada do tablet, pode estar apoiada em outra superfície e se tornar mais prática e confiável.

Ah, mas e tudo aquilo USB que você ligava ao seu iPad com o Camera Connection Kit? Você irá utilizar exatamente da mesma forma! bastando apenas que o CCK tenha entre ele o iPad o mesmo adaptador . Conforme a tela abaixo, perceba que o sintetizador Slim Phatty e o controlador Arturia The Laboratory, ambos com  conexão USB, foram reconhecidos perfeitamente desta forma.

Para quem deseja apenas conectar acessórios musicais USB ao iPad

Se os acessórios com porta dock ou 30 pinos, como o iRig MIDI, Apogee Jam e outros, não fazem parte dos seus planos e tudo que você deseja é ligar algumas interfaces de áudio e MIDI USB ao seu iPad, tudo poderá se resolver com o Adaptador de Lightning para câmera com USB.

Ele é, simplesmente, o Camera Connection Kit para o novo iPad.

Mesmo assim o meu acessório não funciona com o novo iPad!

Então, arrisco dizer que ele nunca funcionou também com nenhum outro modelo do tablet. Sempre é bom lembrar dos nossos posts Guia para ligar teclados controladores MIDI ou USB ao iPad e Música no iPad: gravação de áudio com excelentes resultados. Eles vão ensinar algumas dicas importantes para usar estes acessórios tão importantes com o seu novo iPad.

Outra dica: procure sempre utilizar os adaptadores originais da Apple. Eles são a garantia de compatibilidade com novas versões do iOS e hardware. A Apple pode simplesmente eliminar a compatibilidade de alguns genéricos em atualizações do sistema. Aí, não adianta chorar.

Dúvidas?  Mande nos comentários e vamos esclarecendo tudo por aqui!

Curta e compartilhe!