Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews

Behringer Model D: recriação do clássico sintetizador Minimoog em versão compacta no tamanho e no preço

Marcus Padrini agosto 13, 2018 No Comments »

Review Model D Behringer

Em 2017, a Behringer anunciou o lançamento do seu Model D, um clone do clássico sintetizador Minimoog Model D, na forma de rack e trazendo alguns recursos adicionais. O instrumento, totalmente analógico, é uma réplica do circuito e dos componentes utilizados no original. Por cerca de um mês, pude testar bastante o Behringer Model D para gravar esse review.

Ao final do período, ainda tiver a sorte de poder contar com um Minimoog clássico para fazer várias comparações. O Minimoog Model D, criado pela Moog na década de 70, é o sintetizador analógico mais famoso de todos os tempos. Ele foi o primeiro synth pensado como portátil, ideal para ir para os palcos. Os sons criados com o Minimoog fizeram e ainda fazem parte da música mundial em diversos estilos. Além dos seus 3 osciladores, o elemento fundamental para criar o som do Minimoog é o clássico ladder filter, um filtro low pass com comportamento único, a ferramenta responsável pela criação de uma série de timbres de baixo, leads sutis ou mais agressivos, sem falar de uma série de efeitos sonoros.

Behringer Model D vs Minimoog

Apesar de ser bem mais barato do que um sintetizador modular da época, o Minimoog nunca foi um instrumento muito acessível aos simples mortais. Sua recriação recente feita pela Moog, já retirada de linha, ainda pode ser encontrada em algumas lojas custando cerca de 3.500 dólares. No Brasil, os preços do Minimoog Model D ultrapassam os 20 mil reais. Em relação ao Minimoog, o Behringer Model D tem o tamanho e o preço bastante reduzidos, custando 299 dólares. Confira todos os detalhes do Behringer Model D no vídeo abaixo:

Desde que o Behringer Model D chegou, a pergunta que mais recebi foi: ele soa mesmo como o original? Existem vídeos muito completos nessa comparação. Porém, fiz um breve comparativo para que você possa ter uma boa ideia.

Nos testes que realizei aqui, o que posso dizer é que ainda estou bastante impressionado com o Behringer Model D. A construção é ótima, a afinação é estável e o som é exatamente o que esperaria ouvir de um Minimoog! É a mesma experiência de tocar um clássico Minimoog? Com certeza não, mas muito mais pelas diferenças físicas da presença do teclado e do tamanho dos controles e do instrumento de forma geral do que pelo som.

Behringer Model D

Custando cerca de 2.500 reais no Brasil, o Behringer Model D é uma das melhores opções de synth analógico na sua faixa de preço, seja pela versatilidade dos seus 3 osciladores, seja por poder recriar os sons clássicos do Minimoog, reproduzindo até mesmo o seu comportamento.


Posts Relacionados

Leave A Response


seis × 8 =