Em Foco, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

Synth Jams I: álbum traz compilação de faixas gravadas ao vivo utilizando sintetizadores e drum machines

Marcus Padrini fevereiro 18, 2018 2 Comments »

Desde que comecei meu canal no YouTube, alterno entre postagem de vídeos sobre música móvel/tecnologia musical/sintetizadores e alguns registros de músicas autorais, geralmente gravadas ao vivo, combinando diferentes instrumentos, agrupados na playlist Synth Jams. Então, agora em 2018, decidi compilar algumas das minhas synth jams favoritas em um álbum e disponibilizar esse registro nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music e Google Play.

Synth Jams I é uma compilação de faixas gravadas ao vivo utilizando sintetizadores e drum machines, analógicos e digitais. As músicas surgiram de improvisos com diferentes instrumentos e foram capturadas praticamente no momento seguinte à criação. As performances foram registradas em vídeos publicados no YouTube ao longo dos últimos 3 anos.

Com influências das músicas e dos timbres de artistas como Vangelis, Jean Michel Jarre, Erik Norlander e Kebu, além de vários trabalhos de música eletrônica/instrumental, as faixas do álbum não possuem um estilo comum, mas compartilham um elemento principal: os sons criados com os sintetizadores.

Nesse processo, a ideia foi interagir com os instrumentos, criar e manipular os sons em tempo real. Também era parte do plano deixar o computador e os softwares de produção musical fora desse processo. Por isso, tudo que não pôde ser tocado simultaneamente ao vivo foi executado por um sequenciador MIDI.

Synth Jams I traz faixas gravadas ao vivo com sintetizadores e drum machines.



Foram utilizados nesse trabalho:

Sintetizadores Analógicos: Arp Odyssey, Moog Sub 37, Dave Smith Instruments Mopho Keyboard e TETRA, Behringer Deepmind 12.
Sintetizadores Digitais: Korg Radias, Roland JP8080, Roland SH-32, Access Vírus Indigo, Yamaha DX7II, Nord Stage 2EX.
Drum Machines e Grooveboxes: Roland MC-808, Roland TR-626, MFB 522, Korg Electribe ER-1, Novation Circuit.

Um detalhe importante: praticamente todas as faixas foram gravadas com o iPhone a o app AudioShare. Liguei as saídas da mesa a uma interface de áudio conectada ao iPhone e fiz as gravações.

AudioShare (AppStore Link) AudioShare
Desenvolvedor: Kymatica AB
Preço: R$ 12,90
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Igor Cristo fevereiro 27, 2018 at 10:20 pm - Reply

    Marcus, muito legal ver o seu trabalho sendo publicado assim.

    Acompanho seu trabalho há muito tempo e sei o quanto ralou pra chegar onde está. Tenho ficado ligeiramente decepcionado com a falta de interesse em música no Brasil, principalmente em termos de pessoas que usam o iOS ou hardware no mundo dos sintetizadores pra criar música.

    Não sei se por falta de tempo ou por excesso de fontes de informação, sinto falta também de algumas novidades aqui no MA. Um dos mais recentes e que me impressionou muito foi o Zeeon… vale a pena procurar.

    Em relação às jams, só tenho elogios. Sempre que assisto fico imaginando a trabalheira que foi sequenciar tudo aquilo é tocar junto sem falhas. Continue com o excelente trabalho! Um dos poucos Kebu brazucas!

    • musicapps fevereiro 28, 2018 at 11:08 am - Reply

      Ei Igor, tudo bem? Que legal que gostou do trabalho! :)

      Fazer música por aqui é sempre desafiador, com certeza. Acabo que tenho tentado registrar o que faço, sem me importar muito com o que funciona ou não, com estilo ou qualquer outra coisa. Apenas divulgo aquilo que fiz e gostei do resultado de alguma forma.

      Sobre essa parte das atualizações do MusicApps, depois que fazer música com iOS deixou de ser novidade, com dezenas de sites pelo mundo funcionando como diários de música móvel, não vi mais sentido em manter o mesmo ritmo frenético por aqui. Atualmente posto com menor frequência, geralmente assuntos que me chamam a atenção de alguma forma e que podem interessar a outras pessoas. O próprio Zeeon, fiz uma coleção de timbres pra ele e postei aqui http://musicapps.com.br/2017/09/10-patches-gratui...

      Tenho atualizado bastante o canal no youtube, que atualmente acaba sendo a ferramenta de maior audiência e resultado. Mas sempre seguirei postando por aqui também.

      Muito obrigado pelas palavras! Espero que anime e grave suas coisas também! Gostei muito de tudo que vi e ouvi até hoje! Grande abraço!

Leave A Response


+ 4 = seis