Synth Jams I: álbum traz compilação de faixas gravadas ao vivo utilizando sintetizadores e drum machines

Desde que comecei meu canal no YouTube, alterno entre postagem de vídeos sobre música móvel/tecnologia musical/sintetizadores e alguns registros de músicas autorais, geralmente gravadas ao vivo, combinando diferentes instrumentos, agrupados na playlist Synth Jams. Então, agora em 2018, decidi compilar algumas das minhas synth jams favoritas em um álbum e disponibilizar esse registro nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music e Google Play.

Synth Jams I é uma compilação de faixas gravadas ao vivo utilizando sintetizadores e drum machines, analógicos e digitais. As músicas surgiram de improvisos com diferentes instrumentos e foram capturadas praticamente no momento seguinte à criação. As performances foram registradas em vídeos publicados no YouTube ao longo dos últimos 3 anos.

Com influências das músicas e dos timbres de artistas como Vangelis, Jean Michel Jarre, Erik Norlander e Kebu, além de vários trabalhos de música eletrônica/instrumental, as faixas do álbum não possuem um estilo comum, mas compartilham um elemento principal: os sons criados com os sintetizadores.

Nesse processo, a ideia foi interagir com os instrumentos, criar e manipular os sons em tempo real. Também era parte do plano deixar o computador e os softwares de produção musical fora desse processo. Por isso, tudo que não pôde ser tocado simultaneamente ao vivo foi executado por um sequenciador MIDI.

Synth Jams I traz faixas gravadas ao vivo com sintetizadores e drum machines.




Foram utilizados nesse trabalho:

Sintetizadores Analógicos: Arp Odyssey, Moog Sub 37, Dave Smith Instruments Mopho Keyboard e TETRA, Behringer Deepmind 12.
Sintetizadores Digitais: Korg Radias, Roland JP8080, Roland SH-32, Access Vírus Indigo, Yamaha DX7II, Nord Stage 2EX.
Drum Machines e Grooveboxes: Roland MC-808, Roland TR-626, MFB 522, Korg Electribe ER-1, Novation Circuit.

Um detalhe importante: praticamente todas as faixas foram gravadas com o iPhone a o app AudioShare. Liguei as saídas da mesa a uma interface de áudio conectada ao iPhone e fiz as gravações.

[app 543859300]

Curta e compartilhe!