Matérias, Notícias, Produção Musical, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

KQ Dixie: novo app é o primeiro sintetizador FM equivalente ao DX7 para iPad e iPhone

Marcus Padrini janeiro 20, 2018 2 Comments »

O KQ Dixie é um novo sintetizador FM para iPad e iPhone, baseado no clássico Yamaha DX7. Porém, diferentemente de outros apps sintetizadores FM já lançados para o iOS, o KQ Dixie é um synth de 6 operadores, realmente equivalente ao DX7, podendo inclusive importar os seus sons!

Interface e recursos

A interface do KQ Dixie é muito objetiva. Em uma tela, temos todos os parâmetros de edição do som. Quando tocamos algumas notas, podemos visualizar a atuação dos envelopes de cada operador, o que é incrível! Para editar algo, basta tocar no bloco desejado e realizar os ajustes necessários. Não poderia ser mais simples!

Em uma outra tela, temos alguns outros ajustes e ferramentas, como o Delay e Filtro, efeito e recurso que não estavam presentes no DX7 original, configurações de modulação, portamento, etc.

Por fim, temos uma tela para presets. E eles funcionam como o modelo do DX7, bancos de 32 patches que podem ser carregados na memória a qualquer momento. E por falar em presets, como disse no início, o KQ Dixie é compatível com os timbres criados originalmente para o DX7. É possível importar arquivos Sysex ou Zip com bancos do DX7 e utilizar os timbres facilmente.

KQ Dixie x DX7

Aí, vem aquela pergunta? Poderá um app de 12 reais soar como um Yamaha DX7? A resposta é sim e não. Após importar alguns timbres que utilizo no meu DX7 II, pude comparar ambos. A primeira impressão é excelente. Não me lembro de muitos simuladores de DX7 que soam tão bem quanto o KQ Dixie! Alguns timbres são reproduzidos com perfeição, em todos os aspectos.

Um detalhe me chamou a atenção: em timbres mais brilhantes, o KQ Dixie parece operar com uma espécie de filtro Low Pass, sempre ativo, cortando as frequências mais agudas em alguns sons. Isso ficou claro em alguns sons mais metálicos e percussivos. Pode ser apenas um ajuste de resposta das teclas, pode ser o filtro implementado que não fica realmente aberto, mas foi a principal diferença que notei entre o real e o virtual.

Facilidade de edição

Editar um som no DX7 sem um editor no computador não é algo muito animador. Tudo precisa ser feito no pequeno display, com muitos e muitos passos. No KQ Dixie, tudo é mais imediato e visual. Quer trabalhar com o pitch envelope? É só abrir o bloco correspondente e ajustar os estágios manualmente, ouvindo o resultado em tempo real. Quer aplicar um vibrato? Basta abrir o bloco do LFO, ajustar a intensidade da modulação e a sua frequência. Não poderia ser mais fácil!

Por fim, vale falar sobre a facilidade de visualização e manipulação do synth FM como um todo. Conseguimos ver qual é o algoritmo que está sendo utilizado no momento e podemos fazer testes com outros algoritmos  instantaneamente. É possível ativar e desativar os operadores, ouvir e entender facilmente a relação entre eles.

Conclusão

O KQ Dixie é o primeiro sintetizador para iOS realmente equivalente ao DX7. Ele soa extremamente bem e é bastante fiel na reprodução da maioria dos sons criados originalmente para o DX7. O app é capaz de funcionar como plugin AU, podendo trabalhar no Cubasis, GarageBand e outros apps com várias instâncias. É uma ferramenta incrível para criar sons diferentes e estudar síntese FM em uma interface simples e objetiva, que realmente faz sentido.

Custando 13 reais (sim, agora compramos apps em reais na App Store), considero um app obrigatório para quem gosta de sintetizadores e deseja explorar os recursos da síntese FM, ou simplesmente quer tocar com os clássicos sons do DX7! Imperdível.

KQ Dixie (AppStore Link) KQ Dixie
Desenvolvedor: Ryouta Kira
Preço: R$ 12,90
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Mauro janeiro 26, 2018 at 5:38 pm - Reply

    Realmente é muito bom e tem zilhões de timbres na internet de todos os estilos… Pra mim é obrigatório pra quem gosta de musica no Ipad. Fácil de carregar os zip files pelo itunes.

    • musicapps janeiro 28, 2018 at 12:36 pm - Reply

      Exatamente! E tenho usado justamente para navegar pelos diferentes timbres. Muito mais fácil do que passar isso pro DX7, por exemplo. Abraços!!

Leave A Response


quatro + = 6