Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, Produção Musical

Dawless Jamming: fazendo música sem o computador, iPad ou iPhone?

Marcus Padrini janeiro 29, 2018 No Comments »

Apesar de escrever e produzir muito conteúdo sobre music apps e instrumentos virtuais, gosto de dedicar algum tempo à produção de música sem a utilização do computador, do iPad ou do iPhone. A ideia é tocar, compor, improvisar, usando somente os instrumentos, efeitos e algo que possa auxiliar nesse processo, como um hardware sequenciador MIDI.

Dawless Jamming?

Essa ideia de compor e tocar sem o auxílio do computador não é nova. Porém, o que chamamos hoje de Dawless Jamming, ou seja, tocar sem o auxílio de uma DAW (Digital Audio Workstation), como o Ableton Live e outros softwares de produção musical, tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes partes do mundo. Há alguns grupos e movimentos interessantes de pessoas que buscam basicamente explorar somente esse tipo de composição e performance.

Bom, não sou tão radical. Adoro o iPad, os music apps e os instrumentos virtuais para Mac ou PC. Mas é fato que a experiência de criar sem o computador oferece maiores limitações e desafios diferentes, o que me agrada bastante. Há um bom tempo, alimento uma playlist no meu canal YouTube com synth jams. Muitas jams são resultados de processos criativos sem a utilização do computador. Ideais que chegam enquanto estou tocando alguns teclados e que vou estruturando na hora.

Durante esse processo, vários desafios legais aparecem. Há limitação de instrumentos, polifonia, efeitos, etc. Além disso, temos os instrumentos analógicos sem presets, que exigem manipulação dos timbres em tempo real.

Saiba como criar e editar sons com sintetizadores analógicos, digitais e virtuais.

Sequenciador MIDI

Houve um tempo, antes do Ableton Live e outros softwares de produção musical existirem, no qual os sequenciadores MIDI hardware eram bastante populares. Estamos falando de Grooveboxes e MPCs (ainda bastante populares), utilizados para compor e tocar ao vivo, utilizando sons internos ou controlando outros instrumentos, através de mensagens MIDI.

Roland MC-808 é uma groovebox completa e funciona muito bem como sequenciador MIDI

No meu caso, estou usando a Roland MC-808, uma Groovebox, já mais antiga, que oferece 16 tracks. Essas tracks podem comandar sons internos ou instrumentos externos, via MIDI. Pra ser sincero, eu não me importo muito com os sons internos da MC-808, então estou usando a MC basicamente como sequenciador MIDI.

Quer saber mais sobre a tecnologia MIDI? Conheça o curso!

Mas você não precisa necessariamente usar um sequenciador MIDI. Via MIDI é possível sincronizar sintetizadores e drum machines e criar algumas ideias em tempo real.


Computador, iPad e iPhone completamente fora do processo?

Para algumas pessoas, sim. Há quem prefira fazer todo o processo, inclusive a gravação das jams, com hardware dedicado, como gravadores portáteis e outros. Outros preferem contar com o iPad/iPhone/Computador somente na fase de gravação, justamente pela praticidade. É o que tenho feito por aqui.

Hoje, a minha configuração é a seguinte: teclado controlador MIDI -> Groovebox Roland MC808 -> Roteador MIDI -> Sintetizadores analógicos e digitais -> Mixer -> Interface de áudio -> iPad ou iPhone com o app AudioShare.

Tudo é gravado ao vivo, seja para registrar as ideias, seja para fazer os vídeos que vão para o YouTube.

Por que falar de Dawless Jamming em um site chamado Music Apps?

Não, eu não estou abandonando os music apps, instrumentos virtuais e outros. Estou apenas apresentando uma outra forma que utilizo para fazer música e que acaba me levando a resultados diferentes de quando uso o computador e os apps. Não são resultados melhores ou piores, apenas divertidos e diferentes.

Além disso, continuo utilizando os apps em alguma parte do processo. Para gravar ao vivo, como já disse, uso o AudioShare. Depois, para masterizar, quase sempre conto com o Audio Mastering no iPad.

AudioShare (AppStore Link) AudioShare
Desenvolvedor: Kymatica AB
Preço: R$ 12,90
Baixar na App Store!

Audio Mastering (AppStore Link) Audio Mastering
Desenvolvedor: Igor Vasiliev
Preço: R$ 42,90
Baixar na App Store!

Se tiver a oportunidade de contar com sintetizadores, pedais de loop, drum machine, sequenciador MIDI, etc, experimente criar e tocar sem o computador de quando em quando. É uma experiência divertida e interessante, que estimula a criatividade e incentiva a conhecer melhor seus instrumentos. Voltamos à programação normal! :)


Posts Relacionados

Leave A Response


+ um = 8