Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

Korg Arp Odyssey: a recriação de um sintetizador analógico clássico (review)

Marcus Padrini dezembro 1, 2017 No Comments »

Em 2014, a Korg surpreendeu a todos quando anunciou que estava trabalhando na recriação de um instrumento clássico: o sintetizador Arp Odyssey. O synth chegou ao mercado em 2015, trazendo algumas características bem particulares. Então, hoje nós vamos conhecer mais detalhes do Korg Arp Odyssey!

Na década de 70, a Moog e Arp eram as maiores forças no mercado de sintetizadores e disputavam a preferência dos músicos nessa nova categoria de instrumentos.  Em 1970, a Moog lançou o Minimoog, que dispensa maiores apresentações, como o primeiro synth compacto, acessível e mais simples de usar, ideal para o estúdio e para os palcos. A resposta da Arp veio em 1972, com o lançamento do Arp Odyssey.

O Odyssey teve como base o ARP 2600, porém em uma versão muito mais compacta, mais barata e com conexões já definidas. Com dois osciladores, um a menos que o Minimoog, e a capacidade de poder tocar duas notas ao mesmo tempo (uma com cada oscilador), o Odyssey surgiu com um som muito particular, principalmente por conta de suas várias possibilidades de modulação, incluindo FM, Sample & Hold, Ring Modulation e sincronização de osciladores.

O Arp Odyssey foi produzido de 1972 a 1981. Nesse período teve algumas versões diferentes, com variações de cores, controles e filtros. Porém, a fama e a importância do Odyssey vão muito além desse intervalo. Os timbres criados nele marcaram a música mundial nos trabalhos de Elton John, Herbie Hancock, George Duke, Jon Lord, Vangelis e muitos outros.

Entre 2015 e 2017, a Korg apresentou 3 modelos de sua recriação do ARP Odyssey. Uma versão com 83% do tamanho original e teclas slim, que a que estou utilizando nesse review, a versão Full Scale, com medidas de teclas e instrumento como as do original, e a versão desktop, um módulo sem as teclas, mas com todos os controles e funcionalidades.

Em todas essas versões a Korg disponibilizou modelos com os diferentes esquemas de cores já utilizados no ARP odyssey. O modelo mais popular e o padrão de produção é o preto com blocos em laranja. Mas temos a versões limitadas com o painel branco e a que traz o painel preto com dourado.

Tivemos também o lançamento do Arp ODYSSEi para iPad/iPhone, que eu já fiz alguns vídeos de comparação com os sons do Odyssey! Mas eu falarei sobre ele em um próximo vídeo!

ARP ODYSSEi (AppStore Link) ARP ODYSSEi
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!


Confira mais detalhes do Arp Odyssey no vídeo do início do post!

Se você gosta quiser saber mais sobre como criar e editar seus sons com sintetizadores analógicos, digitais e virtuais, não deixe de conferir o curso Sintetizadores e Síntese Subtrativa. É um material completo em vídeo e em português que trata do assunto de forma clara e com muitos exemplos práticos. O link está logo aqui e também na descrição do vídeo pra você se inscrever agora!


Posts Relacionados

Leave A Response


− um = 2