Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Groove Rider GR-16: nova groovebox para iPad e iPhone

Marcus Padrini dezembro 23, 2017 No Comments »

Do mesmo desenvolvedor do ótimo Poison-202, a Groove Rider GR-16 é uma nova groovebox para iPad e iPhone! A ideia de uma groovebox é ser um instrumento com tudo que você precisa para desenvolver musicas com facilidade e agilidade. Geralmente as grooveboxes chegam com coleções de kits de bateria, samples de instrumentos variados e sintetizadores embutidos. Elas oferecem sequenciador de várias tracks e você pode combinar os sons criando ideias musicais em loop, conhecidos como patterns. Daí basta combinar e editar os patterns para criar músicas e performances ao vivo, utilizando de forma criativa os diversos controles disponíveis no painel.

Pensando em hardware, na história temos algumas linhas de instrumentos bastante populares, como os as Roland MC, o MPC da Akai e o Electribe da Korg.

Existem alguns apps no estilo groovebox no iOS. Porém o que a Groove Rider traz é justamente o pensamento parecido com o do hardware: menos menus e mais ação! Praticamente tudo que você precisa está na mesma tela!

Na groove Rider, um pattern possui 16 tracks, que chamamos de parts, e cada uma delas pode funcionar como kit de bateria, sample player com instrumentos PCM, ou sintetizador. Aliás, o motor de síntese é o mesmo do Poison-202, que soa incrível! O synth conta com 83 configurações de osciladores, combinando diferentes formas de onda, filtro multi-modo, envelopes e modulação.

A polifonia total é de até 32 notas. O sequenciador é de 16 passos, com no máximo 4 compassos. Os instrumentos podem ser monofônicos ou polifônicos, permitindo tocar e gravar acordes. Há uma grande coleção de efeitos. É possível contar com um efeito exclusivo por parte, além do efeito auxiliar e master.

Há vários patterns que já chegam com o app. Porém, na memória do usuário é possível iniciar um pattern do zero a qualquer momento. Os pads podem ser utilizados para tocar e gravar notas e acordes, para edição dos passos do sequenciador e para selecionar diferentes partes. As notas também podem ser tocadas e gravadas com o pad, capaz de trabalhar com o arpeggiador que oferece mais de 30 padrões rítmicos.

O Groove Rider GR 16 é compatível com Ableton Link, Audiobus e Inter-App Audio. Por enquanto não há compatibilidade MIDI, mas ela está prevista já para a próxima atualização.

Pra finalizar, é bom falar sobre alguns recursos muito legais do Groove Rider! O primeiro é a presença do osciloscópio no display virtual. Isso não é nada comum nas drum machines físicas. Também é muito bom poder gravar a automação de parâmetros. Enquanto o modo gravação está ativo, todos os movimentos realizados nos knobs serão gravados, gerando outras excelentes possibilidades de modulação. A última dica é a utilização do modo Chain. A partir dela é possível definir se um patternt em questão irá chamar outro na sequência, após um determinado número de repetições. Isso possibilita a reprodução de músicas completas.

Groove Rider GR-16 (AppStore Link) Groove Rider GR-16
Desenvolvedor: Dmitrij Pavlov
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


7 + = onze