Notícias, Outros Dispositivos

Destaques na Expomusic 2017

Marcus Padrini outubro 12, 2017 No Comments »

Na semana passada, estive presente em mais uma edição da Expomusic. A ideia, como sempre, foi conhecer de perto alguma novidades que estão chegando ao Brasil na parte de tecnologia musical e sintetizadores. Nesse ano, acabamos tendo a confirmação de algo que já vinha sendo especulado há algum tempo: não teremos a Expomusic 2018! A maior feira de instrumentos musicais do Brasil passará por uma reformulação e deverá voltar em 2019, ainda sem data e local definidos.

Pensando em iPads e apps musicais, assim como a edição passada, a presença foi praticamente na forma de ferramenta de controle para os diversos instrumentos e equipamentos. O iPad segue sendo uma ótima alternativa para editores de sintetizador, controlador de mesas de som e outros. Como instrumento musical e também no lançamento de acessórios para o tablet, apenas o Go:Mixer da Roland, uma interface de áudio capaz de gravar em estéreo a soma de vários canais de entrada. A Go:Mixer é compatível com iPhone, iPad e Android. Foi a interface que utilizei para gravar o áudio dos vídeos desse post.

O Behringer DeepMind 12 Desktop era algo que queria muito ver de perto, principalmente após ter feito o review da versão com teclas. O sintetizador tem as mesmas funcionalidades e efeitos, mas chega em um corpo super compacto, ideal para espaços menores ou ara quem deseja produzir com ele, mas já utiliza um ou mais controladores. Ele deverá passar por aqui para um review!

Na Edifier, algumas novidades como lançamentos de novas caixas compactas e novos fones de ouvido.

Gostei bastante de um novo fone de design fechado, que deverá estar disponível em breve!

Foi muito legal também conhecer os novos Boutiques da Roland! As versões da drum machine TR-808 e do sintetizador D-50 são incríveis! A sonoridade impressiona. Ao contrário do que imaginava, o tamanho reduzido dos knobs não atrapalha a usabilidade.

E não posso deixar de falar do novo SH-01A, recriação do clássico SH101, e do SE-02, um analógico compacto com sonoridade que lembra muito um Minimoog.

Na Korg, no dia que fui, infelizmente não pude conferir o Arp Odyssey nem o Monologue, pois os produtos ainda não haviam chegado na feira por algumas questões logísticas. Mas foi legal ver o MS-20 mini na versão branca e o Minilogue, além da ótima conversa com o Fabio Ribeiro :)

E por falar em conversas, a Expomusic é sempre ótima pelo encontro com os amigos! Muito legal ter visto o Sidinho Leal, com quem farei alguns trabalhos bem legais em breve, Agenor de Lorenzi, grande amigo, excelente músico e fanático por synths, assim como eu, além de tantas outras pessoas sensacionais!

Que a Expomusic possa se reinventar e não deixe de existir. São mais de 30 anos promovendo encontros legais, divulgando novidades e, principalmente, proporcionando o contato de iniciantes do mundo da música com instrumentos musicais e músicos incríveis.


Posts Relacionados

Leave A Response


× 6 = quarenta oito