Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, Reviews, Windows, iPad, iPhone/iPod Touch

Bass Pedal Controlador MIDI TJ-130 (Review)

Marcus Padrini agosto 15, 2017 No Comments »

Em 2013, eu escrevi no MusicApps sobre o TJ-13, um controlador MIDI no formato Bass Pedal, produzido no Brasil, com preço e funções muito legais. E hoje eu vou mostrar a evolução desse modelo! É hora de conhecer o Bass Pedal controlador MIDI TJ-130 e algumas de suas aplicações!

O TJ-130 é um Bass Pedal controlador MIDI de 13 notas, com extensão de uma oitava, de dó a dó. Assim como o TJ-13, o novo modelo também é construído manualmente com materiais que parecem oferecer resistência e durabilidade. Para a conexão com diferentes equipamentos e instrumentos há uma porta MIDI Out tradicional. A alimentação é por fonte de energia 9V que chega com o controlador.

Fisicamente, pelo menos externamente, as diferenças em relação ao modelo anterior estão em um novo display que facilita a visualização dos ajustes e configurações e na presença de 5 botões no painel, contra 4 da versão anterior. Os dois primeiros botões do painel, da esquerda para direita, possuem a função UP and DOWN, ajustando os valores de diferentes configurações. O terceiro botão alterna entre os modos MIDI Program Change e demais funções. No modo Program Change, os botões 1 e 2 enviam mensagens de troca de programa via MIDI, com o valor exibido no display, no faixa de 1 a 127. Esse modo é ideal para a troca de presets em instrumentos virtuais, sintetizadores, etc.

O quarto botão seleciona as demais funções do controlador. São elas: Notas, para a seleção do modo polifônico ou monofônico. Oitavas, para alternar entre oitavas graves e agudas. Volume, para regular o volume via MIDI. Canal, possibilitando a seleção de qualquer um dos 16 canais MIDI para envio de mensagens. E a função hold que, quando ligada, faz com que qualquer nota tocada permaneça tocando indefinidamente, mesmo quando a liberamos no pedal. Por fim, temos o quinto botão no painel, que funciona como uma espécie de MIDI PANIC, silenciando qualquer nota ou interrompendo qualquer mensagem que estiver sendo enviada no momento.

Falando sobre as aplicações do TJ-130, a primeira é a mais óbvia: a utilização como Bass Pedal. Nesse caso, como o nome já diz, o controlador irá funcionar comandando sintetizadores ou módulos de timbres para tocar notas graves e liberar as mãos do músico para outro instrumento musical como guitarra, baixo, violão e até mesmo o teclado.

Como estamos falando de um controlador MIDI, as possibilidades de utilização são muito variadas! Uma outra ideia é combinar o TJ-130 com apps musicais e instrumentos virtuais, aproveitando as funcionalidades MIDI.

Como disse no início do vídeo, o TJ-130 é um equipamento nacional. Para consultar preços e disponibilidade é só acessar a sua página no Facebook e tirar suas dúvidas diretamente com o fabricante. O controlador já tem algum tempo no mercado e é utilizado por diversos músicos, incluindo o Humberto Gessinger dos Engenheiros do Havaí.

De forma geral, gostei bastante do TJ-130. O display facilita muito a visualização dos ajustes em tempo real e a construção está ainda melhor que o modelo anterior. E eu fiz questão de fazer um novo review do TJ justamente pela sua proposta. É o tipo instrumento que normalmente não encontramos por aqui ou que é geralmente muito caro. E o TJ-130 é um controlador funcional, bem construído e bastante acessível em relação aos instrumentos importados.


Posts Relacionados

Leave A Response


5 + dois =