Em Foco, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

iPhone 7 sem conexão P2 para fone de ouvido. Impactos e alternativas para música móvel

Marcus Padrini setembro 12, 2016 5 Comments »

Os rumores se confirmaram! O iPhone 7 é realmente o primeiro smartphone da Apple a ser lançado sem uma conexão P2 para fones de ouvido. Para utilizar fones de ouvido com o iPhone, os usurários terão três opções: um fone com conexão lightning, como o que já chegará na caixa do novo modelo, fones com tecnologia bluetooth, ou o adaptador Lightning/P2, que também chega com o novo iPhone.

A internet já está cheia de textos, vídeos e comentários sobre a retirada da conexão P2 do iPhone 7. Porém, a ideia aqui é falar dos impactos e alternativas para quem faz música com o iOS. Mesmo que você utilize somente o iPad para fazer música, o assunto é importante: há sérios indícios de que os novos modelos de iPad poderão chegar também sem a conexão para fones de ouvido. Então, vamos lá!

Por que a conexão P2 se foi?

Adaptador lightning de fones para novo iPhone 7

Criado ainda no século 19 (com tamanho diferente) e ficando extremamente popular nos anos 1980, graças aos Wakmans, o conector P2 ou 3.5mm é o padrão para conexão de fones de ouvido em todo o mundo até os dias atuais. Praticamente todos os MP3 players, iPods e smartphones que conhecemos foram lançados com a conexão P2.

No iPhone 7, a Apple chegou à conclusão que era hora de deixar a conexão P2 para trás e investir no áudio sem fio/digital. A mudança foi motivada por limitações que a presença física da porta P2 estava gerando na evolução do projeto de novos modelos de iPhone. Ela ocupava espaço e impedia que o aparelho diminuísse no tamanho, ficasse mais fino e tivesse bateria melhor.

Para evitar um choque ainda maior nessa transição, a Apple incluiu na caixa do novo iPhone um modelo de fone simples com conexão lightning e um adaptador lightning/P2, que permite a utilização de qualquer fone de ouvido tradicional com o iPhone 7. Porém, a ideia é claramente investir no áudio sem fios. Pouco após o lançamento do iPhone 7, os AirPods chegarão ao mercado.

Também vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Apple abandona um padrão de conexão em seus produtos. A conexão USB/micro USB nunca esteve presente nos iPhones e deixou algumas linhas de computadores Mac com o passar do tempo. A própria conexão dock foi descontinuada anos atrás.

Impactos na música móvel

Em um primeiro momento, chegamos a pensar que não haverá impacto algum. Afinal, a Apple já está mandando com o novo modelo um fone de ouvido lightning e um adaptador lightning/P2 para usar o iPhone 7 com qualquer fone. Porém, é aí que está o problema: ocupar a porta lightning! É justamente ela que utilizamos para conectar controladores MIDI, interfaces de áudio, etc.

Se você conectar um teclado controlador à porta lightning, como poderá utilizar um fone de ouvido ao mesmo tempo? O mesmo serve para outras interfaces MIDI e interfaces de áudio sem saída P2, como a iRig Pro.

Então, o jeito seria utilizar algum fone bluetooth, certo?  Talvez não! Até hoje não utilizei qualquer fone ou caixa bluetooth capaz de entregar baixa latência. Esse minúsculo atraso na transmissão do áudio do dispositivo para o fone em nada incomoda na reprodução de áudio tradicional, mas inviabiliza tocar instrumentos virtuais e utilizar efeitos de áudio em tempo real.

Acessórios que podem se tornar obsoletos

Interface iRig poderá se tornar incompatível com novo modelo

Interfaces simples como a iRig tradicional, Tascam ixz e outras poderão não mais funcionar com o iPhone. Ainda não está claro se o adaptador lightning/P2 fará qualquer entrada de sinal de áudio, como fazia o conector P2 de fones com microfone.

Até que exista uma solução para a conexão simultânea de vários acessórios lightning, alguns produtos também perderão compatibilidade. iRig Pro, iRig HD e outros modelos de interface de áudio sem saída para fones de ouvido simplesmente não poderão ser utilizadas, pois, com a porta lightning ocupada e sem saída P2, será impossível reproduzir o que está sendo tocado/gravado de maneira adequada.

Alternativas

O adaptador que chega com o iPhone 7 está longe de ser a melhor solução para a música móvel. A grande reclamação do usuário comum é a impossibilidade de carregar o iPhone e ouvir música ao mesmo tempo. Para isso, parece já existir uma solução da empresa Belkin.

Adaptador da Belkin permitirá ouvir música e carregar iPhone ao mesmo tempo

Para os músicos, geralmente três coisas são bastante importantes: saída para fones de ouvido, conexão MIDI e possibilidade de carregar o dispositivo enquanto utiliza acessórios musicais. No momento, há duas interfaces com conexão lightning que são boas opções.

A iRig Pro Duo (IK Multimedia) oferece saída para fones de ouvido, saídas P10, entradas P10 e conexões MIDI. Por trabalhar com pilhas ou fonte de alimentação externa, poupa a utilização de energia do dispositivo. Não está claro na página do produto se ela é capaz de carregar o iPhone ou iPad durante o uso, se estiver sendo usada ligada a uma tomada.

A interface Korg plugKEY é bastante interessante para tecladistas ou qualquer outro músico que não precisa de entradas de áudio. Ela oferece saídas P10, saída para fones de ouvido, conexão MIDI e é capaz de carregar o iPhone/iPad durante o uso, via saída micro USB.

No meu ponto de vista, a evolução é sempre bem-vinda, mas sei que o processo de mudança pode ser complicado no caso de algumas tecnologias. Um hub lightning, se viável, seria uma solução interessante e necessária. Melhor ainda seria o desenvolvimento/utilização de um padrão de transmissão de áudio sem fios com baixa latência. Vamos ver como esse processo irá ocorrer.


Posts Relacionados

5 Comments

  1. RobertoBlatt setembro 12, 2016 at 1:50 pm - Reply

    Boa matéria Marcus.
    Sabe se esse Korg plugKEY está a venda no Brasil?

    • musicapps setembro 12, 2016 at 10:02 pm - Reply

      Obrigado! Deverá chegar por aqui muito em breve.

      • RobertoBlatt setembro 13, 2016 at 1:28 pm - Reply

        Obrigado, Marcus.

  2. LucasOliveira setembro 13, 2016 at 8:15 am - Reply

    Excelentes observações! Realmente, a cada mudança de determinada tecnologia rapidamente o que está no mercado se torna obsoleto, mas acredito que rapidamente os fabricantes dedicados a esse tipo de mercado logo lançarão soluções, só não acredito que serão tão viáveis, rsrs, ao menos no começo.

    • musicapps setembro 14, 2016 at 1:20 pm - Reply

      Obrigado pelo comentário, Lucas! Grande abraço!

Leave A Response


três × 2 =