Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Destaques da Expomusic 2016: música móvel e sintetizadores

Marcus Padrini setembro 24, 2016 2 Comments »

Nos dias 21 e 22 de setembro, estive na Expomusic 2016 para conferir as novidades que poderiam interessar a quem acompanha o MusicApps e também para já agendar novos reviews de instrumentos e equipamentos para os próximos meses. Segue um breve resumo do que vi por lá.

Como já vinha acontecendo em edições anteriores, a frequência de lançamentos específicos para iOS diminuiu bastante. Além de não ser exatamente mais uma grande novidade fazer música com iPhone ou iPad, acredito que alguns fabricantes perderam um pouco a motivação com as constantes trocas de padrões da Apple. Mesmo assim, a IK Multimedia marca presença na Expomusic e apresenta lançamentos interessantes para o iOS!

iRig HD 2: opção para o iPhone 7

Já pensando na falta do conector de fones de ouvido do iPhone 7, a IK Multimedia apresenta a nova interface iRig HD 2. Alimentada pelo iPhone, a interface permite gravar áudio com qualidade digital, oferece saída para amplificador e fone de ouvido.

iLoud Micro Monitor

Outra novidade interessante é o iLoud Micro Monitor, um par de monitores de referência extremamente compacto. A potência total é de 50W RMS. Estão disponíveis conexões RCA, P2 estéreo e ainda áudio por Bluetooth. O produto deverá chegar ao Brasil em breve e esperamos fazer o review dele por aqui assim que possível!

iRig Pro Duo

Outra interface da IK muito interessante é a iRig Pro Duo. Ela oferece muita versatilidade em um produto bastante compacto. Compatível com iPad, iPhone, Android, Mac e Windows, a iRig Pro Duo grava dois canais P10 ou XRL, apresenta conexões MIDI, saídas P10, conexão independente para fones de ouvido e pode ser alimentada por pilhas ou fonte externa.

Roland TB-03 e TR-09 e linha Boutique

Saindo do assunto iOS, mas sem abandonar a mobilidade, é impossível não registrar os lançamentos da Roland na linha Boutique: o TB-03 e a TR-09.

#tb03 #roland #expomusic2016

A video posted by Marcus Padrini (@marcuspadrini) on

O TB-03 é a versão compacta do clássico sintetizador TB-303. A sonoridade impressiona!

#tr09 #roland #boutique #expomusic2016

A video posted by Marcus Padrini (@marcuspadrini) on

A TR-09 é a nova versão da Drum Machine TR-909, com as mesmas funcionalidades e sonoridade.

Os demais synths da linha Boutique também se destacam. São bem construídos e apresentam muitos knobs e faders que, apesar de bem pequenos, são simples de operar e oferecem boa resposta.

Pela sonoridade e usabilidade, destaco o JU-06, versão compacta do Juno-106.

Roland system-8

Não é exatamente portátil, mas a chegada do Roland System-8 também merece destaque. O sintetizador é a evolução do System-1, da linha Aira, capaz de produzir timbres e também de abrigar plug-outs compatíveis com sons clássicos de synths como Jupiter e Juno. Uma pena que o exemplar da Expomusic ainda estava sem os plug-outs instalados!

Korg Minilogue

Ele já não é tão novo assim, mas chamou a atenção no stand da Korg! O Minilogue é um sintetizador parafônico analógico, compacto e com efeitos. É bem construído e oferece ótima experiência para criar timbres com muita facilidade e variedade.

#minilogue #korg #expomusic2016 #synth #analog

A video posted by Marcus Padrini (@marcuspadrini) on

O osciloscópio embutido deixa tudo ainda mais divertido!

Moog Mother 32

No stand do Grupo Studio Brazil, uma grande novidade da Moog, o Mother-32! Trata-se de um sintetizador analógico desktop, semi modular, com sequenciador e o clássico filtro Moog. Muito interessante para quem possui sintetizadores modulares, ou para quem deseja aprender os fundamentos da síntese subtrativa com um instrumento de extrema qualidade.

Yamaha Montage

O Montage é a nova geração de sintetizadores da Yamaha. Combinando as tecnologias de geração de som da linha Motif e a clássica síntese FM do DX7, o Montage reúne recursos únicos para a criação sonora. No Stand da Yamaha encontrei 4 instrumentos para testes. Conhecendo bem os sons do Motif, já foi possível constatar a evolução do timbre de piano. Os detalhes da síntese FM e outros timbres, apenas com testes mais elaborados e em outras condições.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Igor setembro 30, 2016 at 9:12 pm - Reply

    Fala Marcus!

    Acabei comprando um Minilogue em uma viagem recente… achei muito bom o instrumento, fiquei realmente surpreso. Estou curioso pra saber o que mais você tem a dizer dele. Comprei depois de testa-lo 3 dias consecutivos por cerca de meia hora. Achei muito intuitivo e tem um som gostoso de ouvir.

    Como ponto negativo vejo apenas a alavanca única e o delay com muito ruído.

    Abraço!

    • musicapps outubro 6, 2016 at 1:15 pm - Reply

      Ei Igor, tudo bem? Cara, achei muito legal o Minilogue! Não pude usá-lo durante muito tempo ainda, mas gostei do que ouvi e de como é rápido chegar a resultados muito interessantes de forma simples! Depois do ARP é um synth que gostaria de ter ainda. Se fizer vídeos com ele, não deixe de me avisar para eu postar por aqui, ok? Obrigado e grande abraço!

Leave A Response


7 × = vinte oito