Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, Produção Musical, iPad

Criando timbres de synth pads com o Sunrizer para iPad

Marcus Padrini setembro 13, 2016 No Comments »

Os timbres que chamamos de synth pads podem ser bem diferentes entre si. Há desde pads mais simples, com a função de reforçar a harmonia dando corpo à música, até os pads mais complexos, que abusam de modulações e filtros para um efeito mais espacial. O fato é que, quando utilizados corretamente, os synth pads podem enriquecer bastante uma ideia musical. Aliás, algumas vezes podem até ser capazes de gerar essa ideia.

No iPad, um dos melhores sintetizadores para criar pads e strings sintetizados é o Sunrizer. Apesar de não ser um clone, o Sunrizer se inspirou em mais do que na cor azul de um sintetizador bastante famoso, o Roland JP8000 e sua versão em rack, o JP8080. Esses instrumentos, lançados na década de 90, trouxeram como grande novidade os osciladores com a forma de onda Supersaw.

Roland JP-8080

Basicamente, quando essa forma de onda é selecionada, é como se aquele oscilador agrupasse 7 ondas dente-de-serra tocando simultaneamente, ligeiramente desafinadas entre si. O efeito é um som rico em harmônicos e movimento. A forma de onda Supersaw foi responsável por muitos timbres de leads e arpeggios da música eletrônica. É também uma forma de onda incrível para criar pads!

No Sunrizer, a Supersaw é a primeira forma de onda dos dois osciladores disponíveis.

Após selecioná-las, altere os parâmetros de WIDTH e MIX. Eles farão alterações na afinação e na fase entre as formas de onda dente-de-serra da Supersaw.  Outra boa ideia é colocar os dois osciladores em oitavas diferentes, para um som ainda mais rico.

Selecione pelo menos um dos filtros como Low Pass e brinque com a frequência de corte (CUTOFF) e ressonância (RES). Elas serão fundamentais para a parte de modulação que falarei logo mais.

Pads geralmente tem o papel de preencher, não de atacar. Então, ajustes de envelope são fundamentais. No Amp Envelope, aumente o tempo de ataque (A) para que o som surja suavemente e aumente também o tempo de release (R), para que ele não morra assim que a tecla for solta.

Para que os pads tenham boa dinâmica, a dica é alterar os valores do parâmetro TRANSFORM MIDI KEY VELOCITY. Aumentando os valores dos knobs VOLUME, FILTER1 e FILTER2, você fará com que a intensidade que as teclas são tocadas possa influenciar o volume do timbre e a abertura dos filtros.

Agora, duas ideias para deixar o som com movimento! Utilize os LFOs para modular a frequência dos filtros. O AMOUNT irá definir o quanto o LFO irá alterar o CUTOFF do filtro. No caso dos pads, trabalhe com LFOs com baixa frequência e procure não afetar demais os filtros. A ideia é que possamos ouvir suavemente as frequências do filtro abrindo e fechando.  Por fim, trabalhe com efeitos. Adicione Chorus, também com baixa frequência e Reverb.

No vídeo acima, dou exemplo de dois timbres de pad (bastante espaciais) que criei com o Sunrizer. Que tal dar uma olhada em como eles foram feitos?  Basta baixá-los aqui e abrir no aplicativo ;) Não deixe de experimentar essas dicas e criar seus próprios sons!

Sunrizer synth (AppStore Link) Sunrizer synth
Desenvolvedor: Jaroslaw Jacek
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


5 × = vinte cinco