Review Fones Edifier H840 e Edifier H850

fones edifier review

Por aqui no canal, eu já fiz alguns reviews de caixas de som da Edifier. Hoje eu vou falar de dois fones da marca, que estou testando há pouco mais de um mês, o Edifier H840 e o Edifier H850.

Os dois modelos foram calibrados pelo engenheiro de som Phil Jones e são apresentados como boas opções para monitorar ou ouvir música com muita qualidade e sem grande investimento. Nesse review, a ideia é falar sobre as características de cada um, as diferenças entre os modelos e ajudar na sua escolha.

O Edifier H840 é um fone confortável e leve, pensando somente 200 gramas. Ele se adapta bem à cabeça e foi pensado para o uso prolongado, sem gerar desconforto. É bem construído e possui almofadas de couro, com um bom tamanho, justamente por se tratar de um modelo over ear, ou seja, que cobre toda a orelha. O design é fechado, justamente para isolar a entrada do som externo e evitar vazamento do fone para o ambiente.

O Edifier H850 é o modelo topo de linha da marca. Ainda mais leve, pesa somente 170 gramas. Construído com materiais selecionados, o H850 é bastante compacto para um modelo over ear, mas ainda assim é extremamente confortável.  Na verdade, ele consegue cobrir as orelhas ainda mais confortavelmente. A diferença de peso também pode parece pequena, mas é considerável no uso mais prolongado. O design também é fechado para cancelar o ruído externo e para evitar vazamentos.

Outro ponto legal do H850 é o cabo P2 removível e com trava. Isso evita a quebra do cabo com maior facilidade, mas garantindo que o conector não se solte de forma indesejada. Os dois modelos chegam com cabos com 2 metros de comprimento.

Impressões sobre o som

Quando recebi os dois modelos, inicialmente testei o H840. A impressão sobre a qualidade de som foi a melhor possível. Ouvi músicas que conheço muito bem e sei exatamente como devem soar e ele não decepcionou. Notei apenas uma acentuação nas frequências mais graves. Não compromete a clareza dos médios e agudos, mas ajuda a preencher o estéreo com um som encorpado.

Logo após o teste com o H840, experimentei o H850. Por ser um modelo mais caro que o anterior, fui com uma expectativa mais elevada. E na primeira audição, achei o som mais magro e também mais baixo. A definição estava ótima, mas não consegui compreender imediatamente as diferenças entre o som dos dois modelos.

Após ouvir muitas músicas com um e outro, alternando entre os fones durante as audições, e também depois de usar o H850 por mais tempo, percebi o que acontece. O H840 oferece mais volume e intensifica os graves. O H850 é um pouco mais comportado e apresenta uma resposta mais equilibrada para as diferentes faixas de frequência. Me lembrou muito o que sinto quando alterno entre o AKG 66 ou 44, que geralmente são meus fones do dia a dia, e o K240 MKII, modelo que uso pra gravar e monitorar. Os modelos H840 e K44, mais simples e com mais graves, trazem uma sensação de satisfação instantânea com quase qualquer música. Já os modelos H850 e K240 soam com menor volume e com resposta mais flat.

Então, após testá-los bastante, posso dizer o seguinte. Para tocar, monitorar, mixar e outras atividades musicais, com certeza a minha escolha seria o H850. Além de dar uma resposta mais real, é mais confortável para o uso mais prolongado. Para ouvir músicas, principalmente para quem quer algum reforço de graves, sem perder definição e sem aquele exagero que encontramos em tantos modelos por aí, o H840 é mais indicado.

Então, estou dizendo que você não pode ouvir músicas com o H850 e não pode monitorar ou mixar com o H840? Claro que não! É uma questão de gosto e hábito. Conhecendo o comportamento de cada um é possível fazer qualquer coisa com eles. Quem faz e ouve música eletrônica, por exemplo, poderá preferir o H840 para todas as situações.

Toquei, gravei e ouvi música com os dois modelos e a experiência foi realmente excelente. Não pude notar nenhuma diferença significativa entre eles e os fones que utilizo normalmente e que geralmente são mais caros.

Isolamento

O isolamento dos dois modelos faz um bom trabalho em relação ao sons externos. O vazamento do som dos fones para o ambiente é pequeno, mas existe.

Preços

Por falar em preço, no momento desse review o H840 pode ser encontrado nas lojas por cerca de 189 reais. Já o H850 está sendo vendido por 299 reais. Na minha opinião, os preços são excelentes pela qualidade de som e construção que ambos oferecem!

Seguindo o conceito da marca, oferendo produtos de boa qualidade por preços bastante competitivos, os fones H840 e H850 lembram a mesma qualidade das caixas de som da Edifier e também entregam excelente relação entre custo e benefício. Seja pra ouvir música com alta qualidade ou adquirir um primeiro fone para gravar, tocar e monitorar, os dois modelos são opções que devem ser consideradas.

Curta e compartilhe!