Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Model 15 App: um sintetizador Moog Modular completo no seu iPhone ou iPad

Marcus Padrini maio 4, 2016 No Comments »

Há algum tempo não escrevia por aqui. A série de vídeos sobre MIDI e outros compromissos me ocuparam bastante e acabei apenas acompanhando o que aconteceu na música móvel no mês de abril. Porém, maio começa com uma grande novidade! A Moog lançou ontem o Model 15 App, o primeiro sintetizador modular em forma de aplicativo para iPhone e iPad criado pela tradicional fabricante de sintetizadores analógicos.

O Model 15 App é a reprodução no iOS de um dos sintetizadores modulares da Moog. Cada módulo recebeu a sua versão virtual e todo cuidado foi tomado para que o som e a experiência estivessem próximos do instrumento real.

O Model 15 App conta também com o teclado do Animoog e um sequenciador

Diferentemente de outros synths modulares para iOS, que costumam apresentar problemas de lentidão de interface, pouca usabilidade e comprometimento no áudio em momentos de maior processamento, o Model 15 App foi projetado para rodar sem “engasgar”. Para que isso pudesse acontecer, a Moog trabalhou com a Apple em alguns ajustes do iOS, usou novos recursos de processamento gráfico e deixou o app limitado à versão 9.3 (e posteriores), além de trabalhar apenas com dispositivos 64 bits. Na prática, isso quer dizer que você precisa, no mínimo, de um iPhone 5S ou de um iPad mini 2 para rodar a novidade.

Confira alguns sons do Moog Model 15 App:

Apresentação do Model 15 pelo canal Sonic State:

Vídeo oficial de lançamento:

Vale dizer que o Model 15 App chega com tudo que podemos esperar dos apps musicais modernos no iOS: MIDI Virtual, MIDI Learn, é capaz de processar áudio, Audiobus, Ableton Link, etc.

Algo que também merece destaque é a parte educacional do Model 15 App. Há muito tempo a Moog investe pesado em educação, fazendo diferentes eventos para ensinar síntese sonora. Essa parte não ficou de fora do novo app. Ele é apresentado como uma ferramenta para a aprendizagem de síntese sonora e conta com uma série de patches tutoriais, que guiam o usuário passo a passo a criar diferentes sons e efeitos. E não para por aí: qualquer pessoa pode criar patches tutoriais, seguindo o guia elaborado pela Moog, e compartilhar suas lições com o mundo.

O Moog Model 15 App não é barato. No lançamento, custa 30 dólares. Porém, pelo que já vi e ouvi, se você tem interesse em sintetizadores modulares e possui um dos dispositivos compatíveis, vale totalmente o investimento.

Model 15 (AppStore Link) Model 15
Desenvolvedor: Moog Music Inc.
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


+ sete = 12