Em Foco, Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Tocar teclado com o iPad: use timbres de apps musicais diferentes, faça splits e layers

Marcus Padrini março 17, 2016 8 Comments »

tocar teclado com ipad

Muita gente me pergunta se é possível tocar teclado ao vivo com o iPad. O tablet pode funcionar como módulo de timbres?  Dá para trocar de timbres com velocidade?  É possível fazer layers (agrupar timbres) no teclado?  Há como configurar splits (divisões no teclado com timbres diferentes)?  Há anos eu buscava uma solução legal para essas necessidades de tantos tecladistas, mas os apps musicais não estavam preparados e tudo dependia de recursos dos controladores MIDI, que geralmente não são nada práticos para fazer diferentes configurações. Então, meses atrás descobri o Midiflow, um gerenciador MIDI completo para iPad e iPhone, com todos os recursos necessários para fazer divisões de teclado, splits, remapear controles MIDI, etc.

Nessa série de vídeos, demonstro como usar o Midiflow e finalmente poder usar o iPad ao vivo em ensaios, shows, etc. É um passo importante para usar o tablet da Apple como módulo de timbres, usando apenas um controlador MIDI, que nem mesmo precisa ter qualquer configuração especial.

Midiflow – MIDI router/processor/sync clock (AppStore Link) Midiflow – MIDI router/processor/sync clock
Desenvolvedor: Johannes Doerr
Preço: USD 5.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

8 Comments

  1. Isaac Batista março 18, 2016 at 5:29 pm - Reply

    Top demais! Já comprei o App e farei os testes hoje em casa, hehe.

  2. Dennis Cardoso maio 23, 2016 at 12:21 pm - Reply

    Boa tarde…..Marcus, teria como mapear os comandos de troca de timbres do midiflow no teclado controlador ????

    • musicapps maio 23, 2016 at 9:05 pm - Reply

      Sim, ele tem esse ajuste nas configurações. Vc escolhe um MIDI CC para avançar e outro pra retroceder na lista.

  3. Rafael Amaral junho 15, 2016 at 10:05 am - Reply

    Olá Bom dia Marcus,gostaria de qual melhor configuração do ipad para tocar ao vivo?

  4. Argeu junho 17, 2016 at 10:20 am - Reply

    Olá Marcus muito bom o seus videos obrigado pelas dicas no miflow! Tenho uma duvida!,toco com um piano p 115 e uso ele como controlador do ipad,mas o q ocorre é o seguinte quando mudo o timbre do piano o aplicativo sunrise para de funcionar,eu já tentei restringir pelo SysEX e o controle CC0 q é a troca de bancos não consegui,terias como me ajudar com alguma dica?Desde já obrigado!!

    • musicapps junho 24, 2016 at 3:50 pm - Reply

      Vc tem que bloquear o recebimento das mensagens MIDI Program Change pelo sunrizer. Minha dica: configure o sunrizer para receber mensagens só pelo canal 5. Use seu piano mandando mensagens no canal 1. Converta o canal de 1 pra 5 com o MIDIFlow. Agora, adicione um filtro no MIDIflow impedindo a passagem de mensagens Program Change. Deverá resolver. Abs

  5. Hely dezembro 20, 2016 at 9:51 am - Reply

    Bom dia Marcus! Vc é a salvação para os iniciantes do mundo midi/mobile, pois, são raros os sites e vídeos em português e vc faz isso com maestria! Obrigado mesmo!

    Aprendi bastante com a sua série de vídeos sobre o Midiflow. Tenho um Umx610 e um Ipad Mini 1 e tenho passado por dois probleminhas;

    1) Após um tempo de execução o som começa a soar "borrado", independente se tiver ligado a um Fone de Ouvido ou Caixa amplificada. Acredito q o problema é por regulagem do volume ou pq o ipad não tá conseguindo rodar o aplicativo… mas não tenho certeza. Vale ressaltar que o problema só não acontece com o GarageBand. Vc sabe algo sobre isso?

    2) Seguindo a sua aula do Midiflow, coloquei no SampleTank quatro bancos, sendo um em cada canal. No midiflow criei um Newsong1 com Piano puxando do canal 1 do ST; Newsong2 com Piano do canal 1 misturado com Cordas do Canal 2. Até aí tudo ok, conforme vc ensinou. Quando vou criar um terceiro Newsong, puxando um orgão do canal 3 ou uma flauta do canal 4, o piando do canal 1 continua soando, mesmo eu tendo criado apenas uma cena. É como se o piano do canal 1 ficasse soando sempre, mesmo eu não o tendo "puxado".

    Já mexi em tudo e não consigo resolver… será que vc poderia me ajudar?

    Desculpe o texto gigantesco rsrs

    Valeu!

    • musicapps dezembro 21, 2016 at 2:00 pm - Reply

      Olá, obrigado! Sobre o problema do som, pode ser algo de processamento no iPad. Tente aumentar a latência dos apps utilizados e deixar só aquilo que está em uso aberto. Deverá resolver. Sobre a parte do piano no Midiflow, seu controlador provavelmente está no canal 1. Independentemente de vc direcionar o que chega no MIDI Flow do canal 1 para outros canais, o Sampletank vai continuar recebendo a mensagem do seu controlador no canal 1 e tocando o piano. O primeiro passo é isolar o seu controlador. Coloque o controlador no canal 16, por exemplo (isso deve ser feito diretamente no controlador). Agora, faça os direcionamentos no MIDIFlow: Controlador canal 16 -> Muda para Canal 1 ou para o canal que desejar. Dessa forma, nenhum app irá tocar com mensagens vindas diretamente do controlador, já que ele estará em um canal completamente diferente dos geralmente utilizados.

Leave A Response


nove − 9 =