Guias e Tutoriais, Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, Windows, iPad, iPhone/iPod Touch

Ableton Link: apps musicais e instrumentos virtuais sicronizados no iPad, iPhone, Mac e PC

Marcus Padrini janeiro 22, 2016 3 Comments »

Quando você toca instrumentos tradicionais com outros músicos, ter todo mundo tocando no mesmo ritmo não é algo muito complicado. É natural que um instrumento defina o andamento e que os demais músicos comecem a tocar junto sem grandes problemas. Mas quando pensamos nos instrumentos eletrônicos e virtuais, é bem diferente. No caso dos apps musicais e instrumentos virtuais, há uma grande novidade capaz de fazer todo mundo tocar em sincronia com configuração extremamente simples, o Ableton Link.

O Ableton Link é um sistema de sincronização de softwares musicais criado pela mesma empresa que desenvolve o Live, uma das DAWs mais utilizadas no mundo. O que o link faz é permitir que instrumentos virtuais e aplicativos musicais, rodando no mesmo dispositivo ou em dispositivos diferentes, possam sempre tocar sincronizados. E tudo acontece sem fios, bastando que todos os dispositivos estejam em uma mesma rede Wi-Fi.

Algo muito legal na tecnologia Ableton Link é que ela não depende do Live para funcionar. Se dois apps musicais forem compatíveis com o Link, eles já poderão tocar sincronizados.

Nesse link, você encontra todos os apps que já são compatíveis com o Ableton Link.


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Erick fevereiro 15, 2016 at 12:09 pm - Reply

    Olá: Tenho uma pertgunta um pouco diferente mas sobre 2 instrumentos virtuais via usb conectados no mesmo pc.. Exemplo: bateria eletrônica via midi/usb usando o addctive drums 2 + nano key usando som de piano…O que acontece pra mim é que os sons se misturam por exemplo se o teclado tocar uma tecla, sai som de uma peça de bateria e de piano. Como separar isso via midi?Uso o Logic e pro tools 10 no mac mini. muito obrigado

    • musicapps fevereiro 15, 2016 at 4:12 pm - Reply

      Trabalhe com canais MIDI diferentes em cada VST. Bateria eletrônica pode enviar mensagens apenas pelo canal 10, por exemplo, aí basta configurar o VST de bateria para receber mensagens somente do canal 10. O vst de piano pode receber mensagens MIDI apenas pelo canal 1, desde que seja configurado dessa forma, e o controlador pode enviar mensagens só nesse canal tb. Verifique nos manuais como fazer em cada um deles. MIDI OUT Channel do controlador tem que ser igual ao MIDI IN Channel do instrumento virtual que deseja controlar com ele. Abs

  2. musicapps janeiro 28, 2016 at 2:55 pm - Reply

    Muito obrigado! Abs! :)

Leave A Response


um × = 2