Android, Instrumentos e Acessórios, Mac, Notícias, Reviews, Windows, iPad, iPhone/iPod Touch

iRig Mic Studio: review do microfone condensador USB compacto da IK Multimedia

Marcus Padrini novembro 8, 2015 8 Comments »

Hoje vamos falar sobre um microfone condensador USB compacto e profissional da IK Multimedia, o iRig Mic Studio.

O iRig Mic Studio é um microfone condensador portátil de diafragma grande, compatível com iPhone, iPad, iPod Touch, Dispositivos Android, Mac e PC. Ele conta com cápsula condensadora de uma polegada de diâmetro, em um corpo super compacto. E é exatamente por seu tamanho e também por sua compatibilidade com diferentes plataformas, que o iRig Mic Studio é uma opção muito interessante para realizar gravações em qualquer lugar, principalmente para músicos, vocalistas, produtores, podcasters, radialistas e locutores.

Embalagem e acessórios


A embalagem do iRig Mic Studio traz, além do microfone, cabos para a conexão em dispositivos variados, uma pequena bolsa para transporte e ainda suporte e tripé para fácil utilização em qualquer superfície plana. O suporte do iRig Mic Studio oferece conexão para utilização em pedestais de microfone tradicionais, sem a necessidade de comprar outros adaptadores.

Características e funcionalidades

O iRig Mic Studio é um microfone USB que oferece algumas funcionalidades e características que não encontramos facilmente em outros modelos semelhantes.

O microfone trabalha com conversor de 24 bits, com taxa de amostragem de 44,1 ou 48 kHz. O
pré-amplificador embutido é de alta definição e apresenta baixo ruído. Na parte da frente, temos o controle de ganho de entrada e led indicador, responsável por sinalizar se o áudio está chegando com volume adequado. Luzes verde e amarela indicam bom nível. Luz vermelha pode significar distorções em suas gravações e é bom evitá-la, reduzindo o ganho de entrada.

O outro knob da parte frontal é o controle de volume de fone de ouvidos, do qual a conexão se
encontra na parte traseira do microfone. Quando conectado ao dispositivo IOS, Android, Mac ou Pc, o iRig Mic pode funcionar como fonte principal de redução de Audio, facilitando a monitoração de suas gravações. Por falar em gravações, por sua classificação de 133db SPL, o iRig Mic Studio é capaz de gravar com qualidade em qualquer nível de pressão sonora, seja voz ou até mesmo uma guitarra distorcida no amplificador.

Qualidade de gravação

Mas de nada adiantaria ser compacto e versátil, se o iRig Mic Studio não fosse capaz de soar bem. Desde o início do vídeo (início do post), você está ouvindo a minha voz sendo capturada por ele, conectado ao meu iPhone. Ela estaria assim sendo gravada com o microfone da minha câmera. Ou então, assim se tivesse utilizado apenas o microfone embutido do iPad ou iPhone.

Poder dos apps e compatibilidade

Como falei no início do vídeo, o iRig Mic Studio chega pronto para funcionar com uma série de
dispositivos móveis e computadores. No PC ou Mac irá funcionar com qualquer software de áudio. No iOS e no Android também será compatível com dezenas ou até centenas de aplicativos.

Porém, vale lembrar que a própria IK multimídia oferece apps muito completos para a gravação com o iRig Mic Studio. O Vocalive, por exemplo, é um excelente processador de efeitos para voz. A utilização não poderia ser mais simples. É só conectar o microfone ao iPhone, iPad ou Android, abrir o App e começar a usar.

VocaLive (AppStore Link) VocaLive
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

Outra opção muito interessante é o Mic Room. Um App que simula modelos clássicos de microfones e é compatível com audiobus e inter-app áudio.

Mic Room (AppStore Link) Mic Room
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

MusicApps sobre o iRig Mic Studio

Então esse foi o iRig Mic Studio da IK Multimedia. Em breve, ele poderá ser encontrado em lojas físicas e virtuais no Brasil. O preço por aqui ainda não foi divulgado. Pela qualidade, mobilidade e versatilidade, é um microfone que recomendo sem dúvida alguma.

Se gostou desse review, inscreva-se no canal. Sempre tem novidades de instrumentos musicais, música móvel e tecnologia musical.  Saiba mais sobre o iRig Mic Studio.


Posts Relacionados

8 Comments

  1. Thiago novembro 11, 2015 at 5:15 pm - Reply

    Boa tarde Marcus, gostaria de saber se o Ipad mini 3 é legal para ser usado com os apps de teclado, sintetizador ao vivo com controlador coisa simples so para pads e algumas firulas pois sou guitarrista rs, e alguns de produção caseira simples.
    Queria ele pelo preço e tamanho 128gb.
    Ou seria o Ipad Air2 de 64gb?

    desde já agradeço

    • musicapps novembro 16, 2015 at 1:56 pm - Reply

      O 3 irá funcionar bem. Se puder investir no Air 2 64gb, melhor ainda. Abraços!

  2. WagnerSP dezembro 4, 2015 at 9:57 pm - Reply

    Olá Marcus, tudo bem?
    Gostei bastante do review, parabéns!
    Onde posso comprar o iria Mis Studio?
    No site da IkMedia o preço está em US$. Tem algum representante no Brasil?

    • musicapps dezembro 7, 2015 at 1:53 pm - Reply

      Wagner, verifique com a Quanta Store. Eles trazem muitos produtos da IK. É provável que chegue por lá em breve. Abs

  3. Evandro março 10, 2016 at 4:27 am - Reply

    Olá, Marcus! É possível utilizá-lo para performance ao vivo? Neste caso, como se faz a conexão, tendo em vista que seu cabo é usb?

    • musicapps março 11, 2016 at 12:56 am - Reply

      Ele sempre estará ligado ao iPad ou computador. Não funciona em um mixer, por exemplo.

  4. yuri carvalho julho 27, 2017 at 4:19 pm - Reply

    Olá Marcus, muito bacana o vídeo, parabéns!
    Então, relativamente ao Irig Mic para Android, qual o melhor APP que podemos utilizar para melhor performar com o microfone? Além disso, sabes dizer se consigo gravar diretamente com a câmera do meu Android diretamente com o áudio do Irig Mic Studio?

    Abraços

    • musicapps agosto 3, 2017 at 11:27 am - Reply

      Acredito que existam apps da própria IK Multimedia para essa gravação de áudio no Android. Sobre fazer vídeo com áudio do microfone, é algo que já tentei algumas vezes, mas não tive muito sucesso, infelizmente. Talvez já existam soluções mais modernas, mas há mais ou menos um ano, quando tentei pela última vez, não funcionou.

Leave A Response


× 4 = vinte