Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

midiSTEPs: novo sequenciador MIDI para iPad controla apps musicais e hardware (vídeo)

Marcus Padrini outubro 14, 2015 No Comments »

O midiSTEPs é um novo sequenciador MIDI para iPad, capaz de controlar até 4 tracks MIDI que podem ser direcionadas para apps musicais ou para instrumentos e equipamentos externos, como sintetizadores e drum machines, com a ajuda do Camera Connection Kit ou interface MIDI compatível com o tablet.

Inspirado no sequenciador do sintetizador vintage Roland SH-101, o midiSTEPs é bem fácil de usar. Basta tocar algumas notas na tela para ir criando uma nova sequência. Ele não oferece timbres. Então, é preciso direcionar as mensagens MIDI para um app musical ou instrumento externo para começar a ouvir suas frases.

Confira o teste que realizei sequenciando os apps iElectribe (recebendo apenas midi clock), Sampletank (dois canais, para baixo e strings), Arturia iMini e Arturia iSEM (synths).

No vídeo, é possível perceber que há uma tela de performance para disparar as sequências e ir trocando os patterns. Há também telas de cores diferentes para cada uma das 4 tracks do sequênciador. Cada pattern pode ter até 64 passos. Cada track trabalha com até 16 patterns. Há ainda uma série de opções interessantes e mais avançadas para alterar a maneira como a sequência será executada, transpor notas e muito mais.

Nos meus primeiros testes o midiSTEPs se mostrou simples de usar, fácil de configurar e bastante divertido. Também toquei essa mesma sequência usando instrumentos externos, o resultado foi ótimo.

midiSTEPs - midi step sequencer toy (AppStore Link) midiSTEPs – midi step sequencer toy
Desenvolvedor: Arthur Kerns
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


3 + nove =