Instrumentos e Acessórios, Notícias, Reviews, iPad

Controlador MIDI USB Korg ms20ic para comandar o iMS-20 e outros synths no iPad

Marcus Padrini outubro 21, 2015 2 Comments »

Em 2004, a Korg lançou a sua Legacy Collection, um pacote de plugins para Mac e PCs, contendo recriações de teclados sintetizadores clássicos na forma de instrumentos virtuais. A coleção, composta por versões em software dos aclamados MS-20, Wavestation, M1, Mono/Poly e Polysix ainda é comercializada e recebeu uma série de atualizações de compatibilidade com novas versões de sistemas operacionais desde seu lançamento.

Korg Legacy e controlador MS20ic

Porém, na época do lançamento, um produto não virtual chamou muita atenção. Era o controlador Korg MS20ic, uma réplica (em tamanho reduzido) do sintetizador analógico MS-20. Sem timbres, mas com conexão USB e sendo capaz de enviar mensagens MIDI de todos os seus controles no painel, incluindo os patch cables, o MS20ic foi vendido em um pacote especial com os instrumentos virtuais durante algum tempo.

Mais de 10 anos se passaram, o MS20ic saiu de linha e hoje é considerado um item raro. Curiosamente, o pequeno controlador passou a ser ainda mais versátil após a chegada do iPad e dos apps musicais. Isso porque o MS20ic é reconhecido pelo tablet e é capaz de controlar completamente o app Korg iMS-20, além de poder ser utilizado para comandar qualquer outro app musical compatível com MIDI.

Fiquei alguns anos procurando um MS20ic por aí. Nesse período, a Korg lançou as novas versões do sintetizador analógico MS-20, o MS-20 mini e o MS-20 kit. Ambos são synths analógicos muito legais, porém não são muito versáteis como controladores, já que enviam via MIDI apenas as notas tocadas. Nenhuma informação do painel gera comandos MIDI. Comprei o MS-20 mini, mas mantive a esperança de um dia encontrar um bom MS20ic por aí, de preferência sem ter que pagar uma fortuna por ele.

Há mais ou menos 1 mês, tive a sorte de encontrar um MS20ic em ótimo estado no ebay. Tudo bem que eles estava no Japão, mas mesmo com o frete ainda valia a pena. Fiz a compra e recebi o controlador na última semana, com embalagem melhor do que a de itens novos.

O MS20ic está como novo! Funcionou perfeitamente com a Korg Legacy Collection que já tinha no PC e Mac. Também deu tudo certo no iPad.

Como o iOS não fornece muita energia para acessórios USB, tive que usar um HUB USB alimentado.

Então, aí está o MS20ic controlando perfeitamente o Korg iMS-20 para iPad! Vale observar que o controlador sincroniza com o iMS-20. Logo que é reconhecido pelo app, o MS20ic passa a exibir os leds de envelope e LFO piscando nas mesmas frequências que o aplicativo. Todas as conexões de patch cables feitas no controlador são refletidas no aplicativo em tempo real.

#korg #ims20 #ms20ic #synth #midi #musicapp

Um vídeo publicado por Marcus Padrini (@marcuspadrini) em

Ele também funciona como controlador MIDI para qualquer app musical, com a vantagem de oferecer muitos knobs, o que pode ser muito útil nos apps que possuem a função MIDI Learn.

De forma geral, o MS20ic é um controlador pequeno, leve e muito bem construído. O corpo é de metal. Ele possui mini teclas, parecidas com as de um Microkorg. O controlador chega com 10 patch cables amarelos. Todos os knobs enviam comandos MIDI CCs, com valores que vão de 0 a 127. Minha recomendação?  Se você gosta do iMS-20 e por acaso encontrar um MS20ic por aí por um preço razoável, compre imediatamente! Ele é um daqueles produtos que não deveriam sair de linha.

KORG iMS-20 (AppStore Link) KORG iMS-20
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Elen Cristiane fevereiro 1, 2016 at 8:04 pm - Reply

    qual seria o melhor investimento, a pesar do preço: korg ms 20 mini ou korg ms 20 kit?

    • musicapps fevereiro 13, 2016 at 5:00 pm - Reply

      Elen, depende fundamentalmente do valor disponível a ser investido. Se tivesse que escolher um e pudesse investir em qualquer um dos dois, compraria o Kit. Teclas melhores e maiores, construção melhor, dois modelos de filtro. É bem melhor que o mini na sonoridade e na tocabilidade. Abraços!

Leave A Response


6 − cinco =