Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Sintetizadores e apps: editores iOS melhoram a experiência com instrumentos reais

Marcus Padrini agosto 10, 2015 No Comments »

Mopho Keyboard

Cinco anos após o lançamento do iPad, já não é mais nenhuma grande novidade encontrar instrumentos musicais eletrônicos que chegam ao mercado acompanhados de algum aplicativo iOS. Porém, é interessante observar como os apps editores, desenvolvidos ou não pelos fabricantes dos teclados sintetizadores e outros instrumentos, evoluíram e estão ajudando a melhorar e experiência de ajustes e criação de timbres.

Para exemplificar, vou citar alguns instrumentos e apps editores que utilizei recentemente.

Dave Smith Instruments Mopho Keyboard e Mopho Sound Editor

O sintetizador analógico Mopho Keyboard já traz muitos mais controles no painel do que a sua versão desktop. Porém, alguns parâmetros ainda ficam escondidos em menus. É o caso da edição do sequenciador. O Mopho pode disparar até 4 sequências simultâneas, que servirão para tocar notas e comandar qualquer outro recurso do synth. Com o Mopho Sound Editor, desenvolvido pela SoundTower, fica mais fácil editar alguns detalhes dos timbres e muito mais simples a edição das sequências!

Por ser mais antigo, o Mopho possui ainda outros apps compatíveis. Vale verificar na App Store as opções mais básicas para edição de timbres e a ferramenta muito criativa, chamada Patch Morpher, que trabalha gerando patches de maneira bem pouco convencional.

Mopho Desktop Sound Editor (AppStore Link) Mopho Desktop Sound Editor
Desenvolvedor: Soundtower Inc.
Preço: USD 24.99
Baixar na App Store!


Controle do Microbrute/Minibrute na palma da mão com o MIDIBrute.

Os pequenos e poderosos synths analógicos Minibrute e Microbrute da Arturia também trazem diversos knobs e outros controles no painel. Mas, infelizmente, alguns ajustes importantes só podiam ser realizados no computador, após uma ligação do instrumento via USB. Isso ficou muito mais simples com a chegada do MIDIBrute. O pequeno app para iPhone identifica o instrumento conectado e exibe todas as opções disponíveis para controle. Os ajustes são em tempo real.

MIDIBrute (AppStore Link) MIDIBrute
Desenvolvedor: Kai Aras
Preço: USD 3.99
Baixar na App Store!


Levando instrumentos a outro nível: Moog Theremini e Roland VR-09

Eles são instrumentos completamente diferentes. O Theremini é a versão moderna do clássico sintetizador analógico Theremin. O VR-09 é um teclado dedicado à performance ao vivo, trazendo timbres de órgãos, pianos, synths, pads, etc. Em comum, um ponto importante: possuem apps editores gratuitos, lançados pelos próprios fabricantes, capazes de torná-los instrumentos muito mais versáteis.

O app do Theremini para iPad(foto acima) permite a edição completa de ajustes globais do instrumento e também a modificação de todos os parâmetros de cada patch, além de possibilitar o backup de timbres do usuário.  A parte de edição de patches é simplesmente impossível sem o app editor, que também está disponível para PC e Mac.

Theremini Advanced Software Editor (AppStore Link) Theremini Advanced Software Editor
Desenvolvedor: Moog Music Inc.
Preço: Free
Baixar na App Store!


Escondido em um teclado dedicado à performance ao vivo, com muitos presets, mas poucas possibilidades de edições profundas dos seus timbres, está um versátil sintetizador. O Roland VR-09 se transforma em outro instrumento com o seu app editor.

VR-09 Editor (AppStore Link) VR-09 Editor
Desenvolvedor: Roland Corporation
Preço: Free
Baixar na App Store!


Apenas citei alguns apps editores que utilizo regularmente. Existem dezenas de outros. Yamaha e Roland possuem diversos apps editores para seus sintetizadores e outros equipamentos. Vale conferir. Há um bom tempo, a TC-Electronic também usa um app para iPhone para enviar presets para seus pedais de efeito. Recentemente, a Yamaha anunciou que a sua nova linha de instrumentos Reface contará com app dedicado a salvar e carregar patches do usuário.

Para que tudo isso funciona, sempre é bom lembrar do mais importante acessório para os músicos que tocam com iPad e iPhone, o tradicional Camera Connection Kit, ou Adaptador Lightning para USB. Esse acessório é fundamental para a conexão de instrumentos e equipamentos USB ao dispositivos iOS.

Se você utiliza algum app editor e gostaria de recomendar a experiência, não deixe de mandar seu comentário por aqui :)


Posts Relacionados

Leave A Response


6 + = oito