Patterning: nova Drum Machine para iPad aposta em flexibilidade e interface convidativa

Você já parou para pensar sobre quantas Drum Machines existem para o iPad? A App Store está cheia delas. Agora, tente lembrar dos apps Drum Machines que são realmente inovadores, que exploram as potencialidades da tela do tablet e oferecem uma interface única e convidativa, em vez de simplesmente tentar reproduzir o funcionamento e a interface de hardwares de 30 anos atrás. É exatamente neste universo bastante reduzido que se posiciona o Patterning, uma nova Drum Machine para o iPad que vem agradando por sua versatilidade e interface.

Descrito pelo desenvolvedor (Olympia Noise Co.) como uma “ferramenta seriamente inspiradora para a produção de beats”, o Patterning não decepciona. Sua interface baseada em círculos torna simples a intuitivo o processo de criar ritmos. Cada som do kit de bateria é representado por um círculo segmentado. Cada segmento é uma divisão no tempo que pode ser preenchida com uma nota.  Ao inserir uma nota é possível definir seu volume de forma extremamente intuitiva.

Graças à interface simples e convidativa, qualquer pessoa pode criar ritmos em poucos minutos ao utilizar o Patterning. Porém, há muito mais a ser explorado. O número de segmentos (passos) em cada peça do kit pode ser alterado de forma independente, o círculo pode girar a cada término de loop, alterando o momento em que as notas serão tocadas, efeitos podem ser definidos por peça, diferentes kits de bateria estão disponíveis, incluindo a possibilidade de importação de samples do usuário.

Outro ponto a ser destacado é como o Patterning já chega bastante completo em sua primeira versão. Alguns recursos disponíveis: importação de samples do usuário (via AudioCopy e Dropbox), compatibilidade com Audiobus e Audiobus Remote e implementação MIDI completa, incluindo a tecnologia de MIDI Sync mais moderna para o iOS.

Confira alguns vídeos do Patterning em ação:

[app 976690555]

[appimg 976690555]

Curta e compartilhe!