MidiBox: interface MIDI USB de apenas 176 reais oferece 4 portas e funciona com o iPad

Há alguns meses, tive a curiosidade de saber se os sites que vendem direto da China estavam oferecendo também produtos relacionados à música, como instrumentos eletrônicos e acessórios. Para a minha surpresa, após algumas buscas frustradas, encontrei a MidiBox, uma interface MIDI USB com características muito interessantes: 4 entradas e 4 saídas MIDI tradicionais, alimentação via USB, compatível com Mac e Windows e com 7 modos de operação, incluindo MIDI Thru e MIDI Merge. O preço?  Apenas 176 reais. Valia o risco. Comprei uma, testei e agora conto as minhas impressões nesse review.


O que você pode fazer com uma interface MIDI USB com 4 entradas e 4 saídas?

Muitas coisas! Conectar até 4 controladores MIDI ao mesmo computador ou iPad é uma delas. Também é possível comandar até 4 instrumentos MIDI a partir de apps ou softwares como o Ableton Live. No caso da MidiBox, há ainda opções dedicadas ao hardware. MIDI Thru, para enviar as mensagens de uma entrada para várias saídas, e MIDI Merge, para combinar mensagens de duas entradas em uma só saída. E esse é só o começo.


A MidiBox

É uma interface MIDI USB fabricada e vendida diretamente do site Dealxtreme. Oferece 4 portas (IN/OUT) MIDI tradicionais e apresenta 7 modos de utilização, que explicarei logo mais. A MidiBox é bem construída. A estrutura é de metal e passa a impressão de durabilidade. Muito compacta e leve, pode ser utilizada no painel de alguns teclados ou em um pequeno espaço da mesa.

Os modos de operação são indicados por combinações de Leds, que também mostram a atividade MIDI. Leds bastante brilhantes, aliás.

O manual de instruções é um micro folheto e não é dos melhores. Dá uma rápida ideia das funções e traz alguns erros de impressão.


Com ou sem o computador

O fabricante deixa claro no manual que a MidiBox pode ser utilizada com ou sem o computador. Para usá-la sem PC, Mac ou iPad, basta alimentá-la com uma tomada USB, como o carregador de um celular.


Modos de operação

1- Modo básico USB: 4 entradas e 4 saídas independentes, que não se comunicam. Útil para o iPad e para o computador. Permite ligar 4 controladores diferentes ao iPad/Computador e enviar mensagens MIDI para até 4 equipamentos via MIDI Out.

2- Modo Thru 1: Cada entrada se comunica diretamente com uma saída. Mensagens que chegam na porta In A são passadas diretamente para a Out A. O mesmo acontece com as demais.

3- Modo Thru 2: Tudo que chega na porta A é replicado para todas as saídas (A,B,C e D). As outras entradas ficam sem função.

4- Modo Thru 3: Mesma coisa que o anterior, mas com entrada pela porta B

5- Modo Thru 4: mesma coisa que o anterior, mas com a entrada pela porta C.

6- Modo Thru 5: mesma coisa que o anterior, mas com a entrada pela porta D.

7- Modo Merge: as entradas A e B são combinadas e o resultado vai para todas as saídas.


Funciona com o iPad/iPhone

A ótima notícia é que a MidiBox funciona com o iPad/iPhone, precisando somente do Camera Connection Kit ou adaptador Lightning para USB. Quando conectada ao iPad, os apps lerão 4 interfaces MIDI distintas. Aí, você poderá usar qualquer uma delas para conectar teclados controladores ou sequenciar dispositivos externos.

Confira um pequeno teste e tutorial para sequenciar instrumentos externos com a MidiBox e o iPad.


Considerações sobre os testes

Estou usando a MidiBox há pouco mais de um mês. Até o momento, não tive nenhum problema. Algumas pessoas que já compraram a interface recomendam tomar um cuidado especial com a alimentação. Recebendo pouca energia, há relatos de travamentos. Nada disso ocorreu por aqui. Alimentei a MidiBox com carregadores de celular, computador e iPad. O funcionamento foi normal.


Devo comprar uma MidiBox?

Vale alertar: estamos falando de um produto sem uma marca consolidada, sem assistência técnica no Brasil (há a garantia do site para problemas de fabricação).  Não tenho a menor ideia da vida útil da MidiBox. Também é cedo para dizer se ela é uma interface MIDI extremamente confiável, principalmente para situações de palco. Eu ainda não apostaria nisso.

Mas, como uma simples interface para auxiliar na produção musical do dia a dia, acrescentar 4 portas MIDI ao computador ou iPad, ter um MIDI Merger e um MIDI Hub, será bem difícil encontrar algo parecido nessa faixa de preço. Interfaces de 4 portas da M-audio custam mais de 500 reais e não oferecem os modos de uso da MidiBox. A interface iConnectMIDI4+, que traz até mais funções, não chega por aqui por menos de 1500 reais.

Então, vale considerar esses pontos antes de pedir a sua. Por aqui, creio que ela continuará sendo muito útil, enquanto viver.

Curta e compartilhe!