Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad, iPhone/iPod Touch

MidiBox: interface MIDI USB de apenas 176 reais oferece 4 portas e funciona com o iPad

Marcus Padrini agosto 28, 2015 5 Comments »

Há alguns meses, tive a curiosidade de saber se os sites que vendem direto da China estavam oferecendo também produtos relacionados à música, como instrumentos eletrônicos e acessórios. Para a minha surpresa, após algumas buscas frustradas, encontrei a MidiBox, uma interface MIDI USB com características muito interessantes: 4 entradas e 4 saídas MIDI tradicionais, alimentação via USB, compatível com Mac e Windows e com 7 modos de operação, incluindo MIDI Thru e MIDI Merge. O preço?  Apenas 176 reais. Valia o risco. Comprei uma, testei e agora conto as minhas impressões nesse review.


O que você pode fazer com uma interface MIDI USB com 4 entradas e 4 saídas?

Muitas coisas! Conectar até 4 controladores MIDI ao mesmo computador ou iPad é uma delas. Também é possível comandar até 4 instrumentos MIDI a partir de apps ou softwares como o Ableton Live. No caso da MidiBox, há ainda opções dedicadas ao hardware. MIDI Thru, para enviar as mensagens de uma entrada para várias saídas, e MIDI Merge, para combinar mensagens de duas entradas em uma só saída. E esse é só o começo.


A MidiBox

É uma interface MIDI USB fabricada e vendida diretamente do site Dealxtreme. Oferece 4 portas (IN/OUT) MIDI tradicionais e apresenta 7 modos de utilização, que explicarei logo mais. A MidiBox é bem construída. A estrutura é de metal e passa a impressão de durabilidade. Muito compacta e leve, pode ser utilizada no painel de alguns teclados ou em um pequeno espaço da mesa.

Os modos de operação são indicados por combinações de Leds, que também mostram a atividade MIDI. Leds bastante brilhantes, aliás.

O manual de instruções é um micro folheto e não é dos melhores. Dá uma rápida ideia das funções e traz alguns erros de impressão.


Com ou sem o computador

O fabricante deixa claro no manual que a MidiBox pode ser utilizada com ou sem o computador. Para usá-la sem PC, Mac ou iPad, basta alimentá-la com uma tomada USB, como o carregador de um celular.


Modos de operação

1- Modo básico USB: 4 entradas e 4 saídas independentes, que não se comunicam. Útil para o iPad e para o computador. Permite ligar 4 controladores diferentes ao iPad/Computador e enviar mensagens MIDI para até 4 equipamentos via MIDI Out.

2- Modo Thru 1: Cada entrada se comunica diretamente com uma saída. Mensagens que chegam na porta In A são passadas diretamente para a Out A. O mesmo acontece com as demais.

3- Modo Thru 2: Tudo que chega na porta A é replicado para todas as saídas (A,B,C e D). As outras entradas ficam sem função.

4- Modo Thru 3: Mesma coisa que o anterior, mas com entrada pela porta B

5- Modo Thru 4: mesma coisa que o anterior, mas com a entrada pela porta C.

6- Modo Thru 5: mesma coisa que o anterior, mas com a entrada pela porta D.

7- Modo Merge: as entradas A e B são combinadas e o resultado vai para todas as saídas.


Funciona com o iPad/iPhone

A ótima notícia é que a MidiBox funciona com o iPad/iPhone, precisando somente do Camera Connection Kit ou adaptador Lightning para USB. Quando conectada ao iPad, os apps lerão 4 interfaces MIDI distintas. Aí, você poderá usar qualquer uma delas para conectar teclados controladores ou sequenciar dispositivos externos.

Confira um pequeno teste e tutorial para sequenciar instrumentos externos com a MidiBox e o iPad.


Considerações sobre os testes

Estou usando a MidiBox há pouco mais de um mês. Até o momento, não tive nenhum problema. Algumas pessoas que já compraram a interface recomendam tomar um cuidado especial com a alimentação. Recebendo pouca energia, há relatos de travamentos. Nada disso ocorreu por aqui. Alimentei a MidiBox com carregadores de celular, computador e iPad. O funcionamento foi normal.


Devo comprar uma MidiBox?

Vale alertar: estamos falando de um produto sem uma marca consolidada, sem assistência técnica no Brasil (há a garantia do site para problemas de fabricação).  Não tenho a menor ideia da vida útil da MidiBox. Também é cedo para dizer se ela é uma interface MIDI extremamente confiável, principalmente para situações de palco. Eu ainda não apostaria nisso.

Mas, como uma simples interface para auxiliar na produção musical do dia a dia, acrescentar 4 portas MIDI ao computador ou iPad, ter um MIDI Merger e um MIDI Hub, será bem difícil encontrar algo parecido nessa faixa de preço. Interfaces de 4 portas da M-audio custam mais de 500 reais e não oferecem os modos de uso da MidiBox. A interface iConnectMIDI4+, que traz até mais funções, não chega por aqui por menos de 1500 reais.

Então, vale considerar esses pontos antes de pedir a sua. Por aqui, creio que ela continuará sendo muito útil, enquanto viver.


Posts Relacionados

5 Comments

  1. kalunga76 novembro 18, 2016 at 3:11 pm - Reply

    Marcus, eu adquiri seu curso de midi on line, pois estou iniciando um setup pra tocar ao vivo (ainda não tive tempo de fazer o curso), mas sem laptop. Pelo que entendi, esse midi box é uma mão na roda, né? Me esclareça umas dúvidas:

    - O midi master de meu setup é um Korg Electribe Sampler. Eu já envio o comando midi para um sintetizador Novation Bass Station II por meio da saída midi out do Korg. Ok, tudo certo, uso um dos pads do Korg (na função "external instrument") pra programar/sequenciar o Bass Station, flui uma maravilha.

    Os problemas/limitações começam quando tento fazer o mesmo com o outro synth que tenho, um Mininova, pela simples ausência de mais uma saída midi do Korg. Então, esse midi box de seu artigo seria perfeito pra criar mais portas pra receberem comandos do meu Korg? Tipo, programo outro pad do Korg pra enviar comandos em separado pro Mininova? E ainda vai vir um terceiro synth, um Waldorf Blofeld, rsrs mais midi eu precisarei.

    Desde já agradeço pela atenção.

  2. musicapps novembro 21, 2016 at 4:17 pm - Reply

    Fabio, tudo bem? Obrigado por adquirir o curso! Nele você verá que a parte de canais MIDI é fundamentais na hora de controlar hardware e também verá alguns acessórios que auxiliam nessa tarefa. Eu recomendo um roteador MIDI da empresa EMW (brasileira). Ele tem 2 entradas MIDI e 8 saídas. Vc define quais portas de saída irão espelhar o conteúdo da entrada A ou B. Sobre o Electribe, cada pad envia mensagem por um canal MIDI diferente? Abraços!

  3. kalunga76 novembro 22, 2016 at 5:38 pm - Reply

    Marcus, na verdade ainda estou descobrindo essas funcionalidades do Electribe Sampler. Acabei encomendando o midi box do seu artigo por perceber que ele estava já em falta no mercado, mas estou vendo aqui o produto nacional que me falou, parece ser bem mais completo e prático. Realmente usar o mesmo aparelho, no caso o Korg, para enviar dois ou mais comandos diferentes acho que não seja possível, pois só existe uma saída midi dele, mas ao menos alternar os comandos com o midi box já ajuda. No site do fabricante tem o produto que vc falou, só não encontrei o preço: http://www.emwbrasil.com.br/midi-accessories/midi... – grande abraço!

    • musicapps novembro 23, 2016 at 1:59 am - Reply

      Ei, Fabio! Nesse caso, só perguntando ao pessoal da EMW mesmo. Comprei o meu há vários anos. Nem tenho ideia de preço atualmente. A MIDIbox será muito útil! Faça o curso de MIDI. Tenho certeza que as ideias ficarão mais claras! Abraços! :)

  4. kalunga76 novembro 23, 2016 at 4:25 pm - Reply

    Ah, com certeza, Marcus! Eu vi os tópicos do curso, caem como uma luva para o que preciso, fora o uso do ipad, que é o foco de seu site, MUITAS funcionalidades e eu tenho um ipad. Assim que chegar o Midi Box vou fazer o curso e cair de cabeça, rs. Desde já, obrigado pela atenção! Grande abraço!

Leave A Response


8 + = doze