Edifier: experimentamos 5 novos modelos de caixas de som e monitores de referência

Recebi para testes 5 novos modelos de caixas de som multimídia e monitores de referência da Edifier. Hoje vou falar principalmente de caixas e monitores compactos, ideais para quem não tem muito espaço, mas não quer perder qualidade para tocar instrumentos, fazer música com o computador ou iPad, gravar suas ideias, jogar ou simplesmente ouvir música.

Recebi as primeiras caixas da Edifier há mais de 3 anos, quando fiz este review. Na época, fiquei bastante impressionado com a qualidade de construção e sonoridade em produtos com preços tão competitivos. Agora, passei quase um mês experimentando 5 novos modelos: as super compactas R1100, R1000T4 e R1280T, a Bluetooth R1700BT e o modelo mais potente, o R1800TIII. Vamos detalhar cada um deles nesse review.

Antes de começar, vale ressaltar uma melhoria importante na linha Edifier. Todos esses novos modelos já chegam com fonte bivolt automática, o que é ótimo considerando que temos no Brasil cidades que utilizam 110V e 220V. Todas as caixas testadas fazem parte da linha Studio da Edifier, especialmente projetada para a experiência sonora de qualidade, segundo a empresa.

Outros aspectos comuns a todos os modelos: a total ausência de ruídos quando as caixas estão ligadas, mas nada está sendo reproduzido e a ótima proteção a interferências diversas. Nossos ouvidos agradecem.

R1100: compacta, discreta, mas com boa potência

Elas tem pouco mais de 20cm de altura, são totalmente pretas e muito discretas, mas não ficam devendo na potência. As R1100 oferecem 42W RMS, entrada RCA dupla, ajustes de graves, woofer de 4″ e tweeter de 13mm com domo de seda. O par pesa menos de 5 kg!

A construção é 100% MDF e, como acontece tradicionalmente com as caixas da Edifier, oferecem graves surpreendentes em relação ao seu tamanho. É possível trabalhar com bom volume sem experimentar problemas com distorção.

Com elas, fui capaz de montar uma pequena estação de trabalho musical que ocupa apenas 60 x 30 cm, considerando caixas, iPad, iKlip e controlador MIDI portátil.

R1000T4: monitor de referência de entrada, compacto e com ótimo visual

As R1000T4 são apresentadas pela Edifier como opção para quem está buscando o primeiro monitor de referência. São 24W de potência, blindagem magnética completa, acabamento em madeira, ajuste de graves, falantes de 4″ para graves e tweeters de 1,2″. É uma opção extremamente compacta, com apenas 23 cm de altura.

O som das R1000T4 chega equilibrado, com bastante clareza.

E como uma caixa tão pequena se comporta quando é exigida com timbres graves de um sintetizador? Sem decepcionar! Nada de distorção, mesmo em um volume bastante considerável.

Ah, o falante amarelo/dourado acaba sendo um diferencial no visual :)

R1280T: visual diferente e controle remoto

Dos modelos mais compactos, as R1280T são as caixas que apresentam um visual diferente. São cinzas e com as laterais em madeira mais clara. O acabamento é excelente e elas acabam ficando legais em qualquer lugar da casa.

Falando das características do modelo, são 2 entradas RCA, 42W de potência, tweeters de 13mm e woofer de 4″. Construção 100% MDF e controles laterais para graves, agudos e volume. Há ainda um controle remoto que permite ajustar o volume ou silenciá-las (mute).

R1700BT:  bluetooth e boa potência

As R1700BT apresentam tecnologia Bluetooth. Ou seja, é possível reproduzir áudio de diversos dispositivos sem fio, como iPhones, iPads e demais smartphones, computadores e tablets. O processo de conexão é extremamente simples. Basta selecionar as caixas Edifier na lista Bluetooth exibida em seu smartphone, computador ou tablet e começar a ouvir música.

R1700BT é bluetooth, compatível com smartphones, tablets e computadores

São 66W de potência, falantes de 4″ para graves e tweeters de 19mm para agudos. As tecnologias DSP e DRC promovem ajustes automáticos e evitam distorções mesmo nos volumes mais elevados.

Ainda estão disponíveis 2 entradas RCA e controle remoto para seleção de entrada e volume.

R1800TIII: maior potência e acabamento black piano

O modelo mais potente do teste oferece 70W RMS, falantes de 4″ para graves e de 19mm para agudos. O design inclinado oferece melhor experiência de audição, segundo a Edifier. É algo difícil de se comprovar.

As R1800TIII possuem 2 entradas RCA, botões de metal e controle remoto para volume e mute.

Mesmo sendo o modelo mais potente, ainda é bem compacto e leve: 25 cm de altura e apenas 6,5 kg.

Monitoramos a gravação de baixo com o modelo e o resultado foi muito bom, nada de distorções e um timbre encorpado.

Preço, disponibilidade e conclusão

Com preços que vão de 329 a 760 reais na loja oficial, mas podendo ser encontradas ainda mais baratas em diversas lojas virtuais, é difícil achar concorrência para esses modelos de caixas Edifier. Qualidade de construção, boa potência, nenhum ruído e som de qualidade são as características encontradas em pares que custam menos de mil reais.

Pelo tamanho dos falantes, configurações e faixa de preço, os modelos testados claramente não são recomendados para mixagens profissionais. Porém, são extremamente úteis para a prática de instrumentos, gravações, jogos e ouvir música. Chegamos a gravar baixo monitorando com as R1800TIII, tocamos piano com a R1100 e os resultados foram excelentes.

Vários leitores do MusicApps já possuem caixas da Edifier e é bom saber que a empresa continua diversificando e lançando modelos diferentes, melhorados e com bom preço.

Curta e compartilhe!