Notícias, Outros Dispositivos

Lights and Music (Vídeo Yamaha Tenori-on)

Marcus Padrini abril 14, 2015 No Comments »

Há alguns dias não posto nada por aqui. Estava precisando de algum tempo livre para explorar mais meus instrumentos e aplicativos musicais, sem o compromisso de escrever imediatamente sobre eles e saindo também um pouco da correria das notícias.  A partir deste post, irei publicar algumas coisas legais desse período e também as notícias mais importantes da música móvel.

O Yamaha Tenori-On (vídeo acima) é, na minha opinião, um dos instrumentos musicais mais legais dos últimos 10 anos. Criado por Toshio Iwai e pela Yamaha em 2007, o Tenori foi pensado para funcionar como um instrumento eletrônico portátil, intuitivo, extremamente visual e capaz de permitir composições e performances sem nenhum outro equipamento.  A teoria é simples: um instrumento formado por uma matriz 16×16 de botões iluminados, oferecendo um sequenciador de 16 passos e 16 sons que podem ser tocados simultaneamente. A mudança de patterns pode ocorrer instantaneamente, assim como diversos outros controles de performance.

Construído em magnésio e contando com botões iluminados de ambos os lados, para que a platéia também possa ver o que está acontecendo no instrumento, o Tenori tinha tudo para ser um sucesso. Porém, o preço elevado do Yamaha Tenori-On (mais de mil dólares) não contribuiu para a sua popularidade. O instrumento parece estar sendo produzido e comercializado apenas no Japão. No resto do mundo e Yamaha informa que o Tenori-on foi descontinuado e deu lugar ao app para iPad TNR-i, não disponível na App Store brasileira.

Fiquei alguns anos procurando um Tenori-on, até que finalmente pude comprar o meu. Não são os melhores timbres do mundo, não é o instrumento mais versátil existente, mas a experiência com o Tenori-on realmente faz o processo de criação fluir de outra forma. É possível ficar horas criando suas sequências. É um instrumento que não pretendo me desfazer. Gostei tanto, que consegui comprar também seu modelo simplificado, o Tenori-On Orange, com leds laranja, como já diz o nome, presentes apenas em um dos lados, e construção de plástico.


Posts Relacionados

Leave A Response


+ sete = 10