Novos apps permitem que o iPad funcione como dispositivo MIDI via USB no Mac sem adaptadores ou interfaces

Eu sou um daqueles que nunca se sentiram confortáveis usando o iPad como controlador MIDI via wifi para comandar qualquer coisa no computador. Essa conexão não é tão estável e quase sempre apresenta alguma latência. Por outro lado, ter seu iPad como controlador MIDI no computador usando cabos é algo bem chato: exige pelo menos duas interfaces MIDI, uma para o computador e outra para o iPad. Na última semana, dois apps chegaram à App Store prometendo mudar esse quadro.

Music IO: MIDI over USB e midimux fazem o mesmo trabalho: permitem que o iPad atue como dispositivo MIDI em computadores Mac sem nenhum acessório adicional além do cabo USB/Lightning ou USB/30 pinos, aquele mesmo que você utiliza para carregar seu dispositivo.

O princípio de funcionamento é o mesmo: o app roda no iPad e um outro software cliente roda no Mac. A conexão é feita via USB e o iPad então passa a ser reconhecido e a reconhecer o Mac para finalidades MIDI.

Os desenvolvedores de ambos prometem novos apps que serão capazes de transmitir áudio do iPad para o Mac, e o contrário, através de USB, sem nenhum adaptador ou interface. Dessa forma, você poderia gravar o áudio de qualquer app do iPad usando uma DAW para o Mac usando apenas o cabo USB-Lightning/30 pinos!

No momento, os dois apps funcionam apenas com Macs. A funcionalidade não está disponível para computadores Windows.

[app 963133945]

[appimg 963133945]

[app 966003016]

[appimg 966003016]

Curta e compartilhe!