Notícias, iPad

Novos apps permitem que o iPad funcione como dispositivo MIDI via USB no Mac sem adaptadores ou interfaces

Marcus Padrini março 2, 2015 7 Comments »

Eu sou um daqueles que nunca se sentiram confortáveis usando o iPad como controlador MIDI via wifi para comandar qualquer coisa no computador. Essa conexão não é tão estável e quase sempre apresenta alguma latência. Por outro lado, ter seu iPad como controlador MIDI no computador usando cabos é algo bem chato: exige pelo menos duas interfaces MIDI, uma para o computador e outra para o iPad. Na última semana, dois apps chegaram à App Store prometendo mudar esse quadro.

Music IO: MIDI over USB e midimux fazem o mesmo trabalho: permitem que o iPad atue como dispositivo MIDI em computadores Mac sem nenhum acessório adicional além do cabo USB/Lightning ou USB/30 pinos, aquele mesmo que você utiliza para carregar seu dispositivo.

O princípio de funcionamento é o mesmo: o app roda no iPad e um outro software cliente roda no Mac. A conexão é feita via USB e o iPad então passa a ser reconhecido e a reconhecer o Mac para finalidades MIDI.

Os desenvolvedores de ambos prometem novos apps que serão capazes de transmitir áudio do iPad para o Mac, e o contrário, através de USB, sem nenhum adaptador ou interface. Dessa forma, você poderia gravar o áudio de qualquer app do iPad usando uma DAW para o Mac usando apenas o cabo USB-Lightning/30 pinos!

No momento, os dois apps funcionam apenas com Macs. A funcionalidade não está disponível para computadores Windows.

midimux (AppStore Link) midimux
Desenvolvedor: Christian Blomert
Preço: Free
Baixar na App Store!

musicIO: Audio and MIDI over USB (AppStore Link) musicIO: Audio and MIDI over USB
Desenvolvedor: Power Trio LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

7 Comments

  1. Gutemberg março 3, 2015 at 2:51 am - Reply

    Uma pena não funcionar ( ainda ) no Windows!

    • musicapps março 3, 2015 at 1:00 pm - Reply

      Deve ser questão de tempo mesmo :)

  2. bruno filipe março 3, 2015 at 11:21 pm - Reply

    Tenho certeza que ja dava pra fazer isso pq ja fiz a uns 2 anos atrás Geosynth controlando VST no pc via cabo usando tethering via USB. Mas facilita.

    • musicapps março 5, 2015 at 12:19 am - Reply

      Por enquanto é só no Mac. Que bom que você já fez no PC Abs! :)

  3. Edson Santos março 7, 2015 at 10:40 am - Reply

    "Os desenvolvedores de ambos prometem novos apps que serão capazes de transmitir áudio do iPad para o Mac, e o contrário, através de USB, sem nenhum adaptador ou interface…"
    Indo nessa linha, seria possível acessar os processadores de efeitos do iPad como "plugins" em mixagens, por exemplo? ou estaria viajando???

    • musicapps março 7, 2015 at 12:07 pm - Reply

      Dependerá da implementação. É totalmente possível. Seria utilizar o iPad como modulo de efeitos.

      • Edson Santos março 7, 2015 at 3:02 pm - Reply

        Deus te ouça!!! Se essas empresas perceberem o grande mercado que abrirá com essa tecnologia, isso poderá, num segundo momento, até rivalizar com os plugins, geralmente caríssimos!!! Seria como usar o iPad, iPhone ou iPod Touch como um "DSP" o/

Leave A Response


3 + oito =