Matérias, Notícias, iPhone/iPod Touch

Akai Synthstation 25: controlador portátil e versátil que foi engolido por novas versões de dispositivos e iOS

Marcus Padrini março 17, 2015 3 Comments »

Um controlador portátil para iPhones/iPods Touch, que também é interface de áudio, capaz de funcionar com pilhas, apresentando duas oitavas com mini teclas de excelente qualidade, rodas de pitch bend e modulação, trazendo integração com aplicativos de produção musical e sendo produzido por uma marca reconhecida mundialmente. Se a ideia ainda soa interessante hoje, imagine em 2011? Foi em 2011 que a AKAI lançou o Synthstation 25, um pequeno controlador que reunia todas as características que acabo de mencionar e pude testar neste review. Mas o que tinha tudo para dar certo acabou saindo de linha pouco mais tarde e, em menos de 4 anos, já pode ser considerado obsoleto.

O Synthstation 25 pagou o preço de ser o pioneiro em uma área que ainda não tinha seus padrões bem definidos em 2011. MIDI não estava presente no iOS da maneira como temos hoje. A AKAI, assim como a Line 6 em sua MIDI Mobilizer, criou um padrão próprio de comunicação MIDI para o iOS, lançou um app de mesmo nome e saiu em busca de desenvolvedores que quisessem adotar a novidade em seus apps musicais. Pouco tempo depois, surgiria a compatibilidade MIDI nativa do iOS, MIDI virtual, Audiobus, etc. Os desenvolvedores não se interessaram mais pelo pequeno controlador, que acabou compatível apenas com poucos aplicativos. Para piorar, alguns deles decidiram remover a compatibilidade com o Synthstation 25 em atualizações posteriores.

Mas qual motivo me fez desenterrar o Synthstation 25 nesse post? Na verdade, são dois: no final de semana, acabei reencontrando o Synthstation 25 que adquiri pouco após fazer a resenha do produto, fechado na caixa, dentro de um armário, abandonado. Senti uma certa nostalgia e decidi abrir e fazer qualquer coisa com ele.  O segundo motivo foi imaginar que, mesmo quase 4 depois, ainda não temos uma solução tão completa como o Synthstation 25 para a produção de música móvel de forma simples, objetiva e portátil. O vídeo abaixo, que gravei em 2011, é um bom exemplo. O controlador funciona também como interface de áudio, melhorando a qualidade do som em relação ao dispositivo iOS, é capaz de carregar o iPhone/iPod durante o uso e ainda conta com funções dedicadas para controlar diferentes apps, como o próprio Synthstation e o Nano Studio.

Compreendo o lado da AKAI, Alesis, Line 6 e outros fabricantes. Não é nada fácil continuar lançando acessórios para dispositivos que mudam de padrão de conexão, tamanho e formato anualmente. De 2011 para cá, a porta dock se foi, o iPhone cresceu na altura e na largura, o iPad diminuiu em todos os aspectos, etc. Qualquer solução que considere o encaixe do dispositivo como parte do produto está fadada à obsolescência veloz e livre de remorso. Quem continuou tentando está sofrendo. A Alesis lançou seu novo iO Dock compatível com o iPad 4 quase ao mesmo tempo em que a Apple apresentava o iPad Air, mais fino e menor.

Mas, se você possui um Synthstation 25, ou acredita que ainda vale a pena adquirir um, saiba que ainda existem alguns apps compatíveis que são muito interessantes e ainda funcionam muito bem com dispositivos mais antigos, como o iPhone 3/4 e o iPod Touch de terceira e quarta gerações. Para criar músicas completas, sugiro o NanoStudio, o FL Studio Mobile e o Music Studio. Como instrumento dedicado, o Sunrizer XS é muito bom! A dica é tentar manter o iOS 6 ou 6.1 no dispositivo para garantir o download de versões de apps ainda compatíveis com o Synthstation 25.

Fiz um pequeno teste com o FL Studio Mobile e meu iPod Touch 4g e tudo funcionou muito bem. Baixa latência e nenhum problema.

FL Studio Mobile (AppStore Link) FL Studio Mobile
Desenvolvedor: image-line
Preço: USD 13.99
Baixar na App Store!

Music Studio (AppStore Link) Music Studio
Desenvolvedor: Alexander Gross
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

NanoStudio (AppStore Link) NanoStudio
Desenvolvedor: Blip Interactive Ltd
Preço: USD 6.99
Baixar na App Store!

SunrizerXS synth (AppStore Link) SunrizerXS synth
Desenvolvedor: Jaroslaw Jacek
Preço: USD 2.99
Baixar na App Store!

SynthStation (AppStore Link) SynthStation
Desenvolvedor: Akai Professional
Preço: USD 1.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Leonardo Dutra julho 30, 2016 at 6:35 pm - Reply

    Caro Marcus, ia te escrever justamente sobre ele como solução para ensinar teclado para meu filho mais novo por ser mini-keys e usar o iPhone 4s com o qual ele já tanto brinca. Tô vendo que vamos ter que ir de Casiozinho mesmo, pela praticidade de ter as caixas embutidas. Esse panorama tecnológico nosso em MiniKeys é patético: controladores limitados e caríssimos que demandam apps e dispositivos versáteis mas caríssimos, OU teclados de brinquedo com tecnologia de 30 anos atrás OU mini-synths completos demais para uma criança (Micro Korg, Micro Arranger, Roland Boutique, JDXi, Yamaha Reface, Novation Mininova). De boa, quase comprei um Casio CZ101 para ele. Só a aparente qualidade do Arturia MInilab parece oferecer algum custo-benefício.

    • musicapps julho 31, 2016 at 4:05 pm - Reply

      Então, acaba que nenhum desses controladores ou synths com mini keys tem esse propósito de educação musical infantil. A ideia é apenas ser compacto e servir de ferramenta portátil, principalmente para o público que mais consome esse tipo de produto atualmente: pessoas fazendo música eletrônica, que muitas vezes nem mesmo são tecladistas. Para educação musical infantil, pensando em teclados, acho que Casio e Yamaha oferecem os melhores modelos. A Yamaha tem PSRs excelentes com guias de educação musical, partituras no display e etc. Um PSR mais antigo pode ser encontrado usado bem barato e funciona muito legal pra esse objetivo. Fora do Brasil, a Korg tem um novo piano digital miniatura que parece ser bem legal. Porém, acho mini teclas ruins pra essa finalidade em qualquer idade :) Grande abraço!

  2. ricardo fevereiro 24, 2017 at 5:23 pm - Reply

    possuo um synthstation 25 . estou tentando conectar na interface de audio, behringer 204hd e tbm no Reaper,mas não estou conseguindo. alguma sugestão?
    obrigado.

Leave A Response


nove + = 18