Quando estou tocando com o Korg MS-20 mini ou com o Korg iMS-20 para iPad e faço um novo som, quase sempre me pergunto se ele poderá soar de forma idêntica em ambos. O primeiro é um sintetizador analógico, o segundo é um aplicativo que recria esse sintetizador no iPad.
Em outros posts, já expliquei que, por conta de calibragens e comportamentos distintos, obter o mesmo som em ambos não é uma tarefa simples. Não basta copiar os mesmos parâmetros. É preciso ouvir com atenção e fazer ajustes no patch original para soar de forma semelhante.
Há algumas semanas, postei o vídeo abaixo no Instagram e YouTube e algumas pessoas me perguntaram sobre o timbre do MS-20 mini, capaz de soar como um lead interessante, enquanto as notas estão sendo tocadas, e funcionando como um efeito bem legal de filtro toda vez que uma tecla é liberada, explorando a ressonância e um tempo de release maior. Esse efeito é a cara do MS-20 e seu filtro mais agressivo. Ouvindo com atenção, é possível perceber uma série de harmônicos que surgem no timbre no momento do efeito com o filtro. Bem orgânico, bem analógico.
Aí, veio aquela mesma curiosidade: será que o mesmo poderia ser obtido com o iMS-20 para o iPad? Confesso que não foi fácil. Para falar a verdade, foi a reprodução mais difícil que já fiz. O comportamento do filtro de ambos é bastante diferente. O tempo dos geradores de envelope também são distintos. E esses são exatamente os elementos que compõem esse timbre.
Mas, após muitos ajustes, acho que consegui obter um resultado satisfatório. Não são timbres idênticos. O iMS-20 é mais brilhante e elimina mais rapidamente as frequências graves no efeito do filtro. Seu gerador de envelope tem tempo bem menor também. Segue o resultado.
Gostou do timbre? Tem o MS-20 mini ou o iMS-20 para iPad por aí? Então, basta configurá-lo conforme a imagem abaixo:
Parabéns à Korg e à Detune pelo iMS-20! O app segue me surpreendendo!
KORG iMS-20
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: R$ 94,90
Baixar na App Store!