Android, Em Foco, Matérias, Notícias, Produção Musical

Samsung Soundcamp: DAW gratuita finalmente traz baixa latência para apps musicais no Android (vídeo)

Marcus Padrini fevereiro 20, 2015 3 Comments »

Mesmo usando quase sempre iPhones e iPads para fazer música, meu smartphone do dia a dia é um Android. Há tempos deixei o iPhone de lado, por conta de algumas limitações, e passei a usar um Galaxy Note 3. Já contei essa história em outras oportunidades. Meu Note 3 faz de tudo, mas com um grande defeito: nenhum talento para a música! A latência alta dos dispositivos Android, aquela demora de alguns Milissegundos entre tocar na tela e ouvir o som gerado pelo aplicativo, é a pedra no sapato daqueles que desejam tocar com apps musicais em smartphones e tablets com o SO do google. Esse quadro começa a mudar agora. A nova solução Samsung Professional Audio traz latência baixíssima para alguns dispositivos Android, oferecendo uma experiência que antes era possível apenas em iPhones, iPads e alguns aparelhos da linha Nexus.

O Samsung Professional Audio é um projeto que tem como objetivo resolver o problema da latência de áudio em dispositivos Android, tornando os Smartphones e Tablets bem mais musicais. Anunciado no segundo semestre de 2014, o pacote conta com documentação para desenvolvedores, um app gratuito com o mesmo conceito do GarageBand para iOS, o Soundcamp, e nova tecnologia de transmissão de áudio e MIDI entre apps Android.

Inicialmente lançado apenas para o Galaxy Note 4 e para o Galaxy Edge, o Samsung Professional Audio e o Soundcamp agora começam a aparecer em outros modelos da linha Galaxy, justamente com a atualização do Android Lollipop. Nesta semana, tive a oportunidade de atualizar meu Galaxy Note 3 e pude enfim testar o Soundcamp!

Soundcamp e apps compatíveis

A ideia do Soundcamp é simples, trata-se de uma DAW móvel para Android, capaz de gravar tracks de áudio e MIDI, além de apresentar 2 instrumentos virtuais: teclado e bateria. Na sua forma mais básica, o Soundcamp oferece 3 timbres de teclados: piano, órgão e piano elétrico, e alguns kits de bateria, incluindo modelos acústicos e eletrônicos.

Mas o maior potencial do Soundcamp está na possibilidade de uso de aplicativos de terceiros. Eles funcionam como plugins, trazendo novos timbres para o projeto musical. São sintetizadores, processadores de efeitos, etc.

Confira alguns recursos básicos do Soundcamp para Android:

Apps disponíveis apenas para Note 4

Não sei dizer exatamente o motivo, mas diversos apps musicais compatíveis com o Soundcamp estão disponíveis apenas para o Galaxy Note 4.  Eles simplesmente não podem ser vistos usando o Note 3, por exemplo. É o caso do MorphWiz e também dos apps da IK Multimedia. Acredito que eles serão liberados em breve.

Poucos apps de terceiros disponíveis no Galaxy Note 3

Também é importante dizer que esses apps não são comprados na Google Play, mas sim na loja própria da Samgung, a GALAXY Apps. Em outras palavras, a Samsung está criando um ambiente musical próprio dentro do Android. Se a aposta dará certo? Só o tempo poderá dizer. Apps importantes já estão disponíveis para o Note 4, como o Amplitube, ThumbJam e MorphWiz.

Baixa latência também com controladores MIDI

Soundcamp utilizando Interface MIDI USB Michael

O Soundcamp também é compatível com acessórios MIDI USB. Basta usar um cabo USB OTG para conectar um teclado controlador MIDI. A regra de compatibilidade é simples: se funcionar com Windows/Mac sem a necessidade de instalação de drivers, funcionará com o Android.

Soundcamp com 2 controladores MIDI simultâneos usando um HUB USB simples: Arturia Beatstep e teclado Ion

Próximos passos

Segundo anúncio da Samsung, o Professional Audio e o Soundcamp estarão disponíveis para outros smartphones e tablets da linha Galaxy. É questão de tempo.

Resta saber se desenvolvedores e usuários verão no modelo da Samsung o potencial para produção musical, criando e popularizando novos apps. A iniciativa poderá também puxar a fila de outros fabricantes de dispositivos Android para que seus produtos sejam mais musicais.


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Leandro dezembro 4, 2015 at 1:30 pm - Reply

    fala meu brother agora que já se passou certo tempo e acredito que vc já deva estar expert em soundcamp, me tira uma dúvida…. tenho um galaxy s5 com o usb otg 3.0, eu posso utilizar um placa de som "onbord" em um a mesa de som do tipo da xenyx da behringer para processar meus diversos instrumentos em tempo real??

  2. musicapps dezembro 7, 2015 at 1:52 pm - Reply

    Na teoria, sim. Não sei como está o desempenho do Galaxy S5 para processamento de áudio. Atualmente estou sem smarts da Samsung para testar.

  3. vagner outubro 31, 2016 at 11:35 pm - Reply

    Boa noite

    sugerir aos desenvolvedores que houvesse app para androide para mesas digitais soudcraft s1 por exemplo.
    vagner

Leave A Response


nove × 4 =