Android, Notícias

iRig UA para Android: IK Multimedia apresenta solução para guitarra com baixa latência em qualquer aparelho

Marcus Padrini janeiro 22, 2015 12 Comments »

Desde quando comecei o MusicApps, recebo a mesma pergunta: por que não há uma iRig para Android? E a resposta também sempre foi a mesma: porque o Android é muito fragmentado. São vários aparelhos, de várias marcas, com muitas especificações de hardware diferentes, o que acaba resultando em muita latência e desanimando fabricantes e desenvolvedores. Então, a IK Multimedia, empresa líder em interfaces e acessórios para música móvel no iOS, criou uma solução capaz de trazer baixa latência para qualquer aparelho Android, a iRig UA.

Se o problema da latência ocorria por dificuldades no sistema Android e na diversidade de hardware encontrada nos dispositivos rodando o SO, praticamente impossibilitando o processamento de áudio em tempo real, a IK decidiu fazer algo muito criativo: tirar do Android e do dispositivo a função de processar o áudio. Algo semelhante ocorre em algumas interfaces de áudio profissionais, para aliviar o processamento de computadores.

A iRig UA captura e processa o áudio com sistema DSP interno, enquanto seu companheiro, o aplicativo AmpliTube UA é apenas um controlador rodando no dispositivo Android. Desta forma, a solução iRig UA + AmpliTube UA irá oferecer latência de até 2ms (baixíssima) para o processamento de efeitos em tempo real em qualquer dispositivo Android capaz de operar no modo OTG/Host e rode pelo menos a versão 4.0 do sistema.

A iRig UA estará disponível no segundo trimestre de 2015 e custará, na loja online da IK, 99.99 dólares.

Confira o texto de apresentação da IK Multimedia:

A IK Multimedia, a líder em tecnologia de criação de música móvel, tem o prazer de anunciar iRig® UA, o primeiro processador de efeitos e interface a permitir o processamento universal de guitarra com latência perto de zero com AmpliTube® UA em todos os dispositivos com Android 4.0 ou superior que suportem Modo OTG/ Modo Host. iRig UA representa uma mudança de paradigma para os usuários do Android, que, pela primeira vez, serão capazes de experimentar processamento de efeitos de alta qualidade em tempo real em qualquer dispositivo Android.

A IK resolveu a questão da fragmentação da plataforma Android e a latência do OS movendo o DSP (Digital Signal Processing ou Processamento Digital de Sinal) para o iRig UA. A solução está tanto no hardware iRig UA quanto em seu app companheiro, AmpliTube UA. Um avançado chip de processamento de sinal digital embutido diretamente dentro do iRig UA fornece a última geração de tecnologia de modelagem móvel, enquanto o aplicativo de controle AmpliTube UA oferece uma fácil-de-usar interface gráfica para editar o equipamento de guitarra e salvar ou recuperar presets instantaneamente.

iRig AU é uma solução universal para Android que é capaz de oferecer um desempenho sólido, som de alta qualidade e quase zero de latência em praticamente qualquer dispositivo Android rodando o OS Android 4.0 ou posterior e que suporte os modos Host/OTG, incluindo modelos da Samsung, Sony, Motorola, LG, HTC, Xiaomi e muitos mais.

Plug-and-play no Android
iRig UA possui um conversor DSP de 32-bits de alta alta performance embutido, um conversor A/D de 24-bits, com taxa de amostragem de 44.1/48KHz, um pré-amplificador de instrumentos cristalino de baixo ruído e um corpo super compacto. Com suas especificações premium, ele é capaz de oferecer ótimo som, excelente tocabilidade, extrema portabilidade e uma capacidade multi-plataforma sem precedentes.

O processador de sinal onboard do iRig UA funciona em conjunto com AmpliTube UA, uma versão especial do poderoso processador multi-efeitos de guitarra e baixo da IK, projetado especificamente para uso com iRig UA. E como todo o processamento é feito no iRig UA, e não no dispositivo Android, ele é capaz de proporcionar um consistente desempenho com latência próxima de zero (latência total de até 2ms de ida e volta) que é independente da marca e modelo do smartphone ou tablet conectado. Ou, em outras palavras, ele oferece o desempenho plug-and-play que os músicos móveis com dispositivos Android anseiam.

Para maior versatilidade, iRig UA também pode ser usado como uma interface de gravação digital quando conectado a um dispositivo compatível com Samsung Professional Audio ou a um smartphone ou tablet com Android 5.0. Com iRig UA, a interface de guitarra e o app processador multi-efeitos virtual de guitarra digitais móveis mais populares finalmente chegaram ao Android.

AmpliTube UA chegou
iRig UA vem com AmpliTube UA, uma versão completa do aplicativo de processamento de guitarra e baixo multi-efeitos que revolucionou a forma como os músicos fazem música em movimento. AmpliTube UA fornece uma biblioteca generosa e expansível de modelos altamente versáteis de alguns dos equipamentos mais cobiçados da história da música. Ele permite aos usuários criar e processar seu timbre com um rig de guitarra ou baixo com 3 pedais de efeitos, um amplificador e um gabinete com a precisa modelagem de resposta volumétrica da IK, um microfone e um afinador. AmpliTube UA também permite que os músicos sejam ainda mais criativos, deixando que eles coloquem os seus pedais de efeitos antes ou depois do amplificador.

Som superior
A fim de proporcionar a melhor experiência possível ao se tocar, iRig UA oferece todo o necessário para um som de qualidade audiófila. Como as outras interfaces de alta qualidade da IK, possui um conversor A/D de 24-bits, com uma taxa de amostragem de 44,1/48kHz e um pré-amplificador de instrumento cristalino de baixo ruído. Estas características o permitem entregar excelente som e tocabilidade incrivelmente satisfatória, não importa se ele é usado como um processador ou interface de gravação digital.

Conexões compreensivas
A combinação de iRig UA e AmpliTube UA é perfeita para a prática em movimento. iRig UA apresenta uma entrada P10 para uma guitarra, baixo ou outro instrumento de nível de linha, um cabo micro-USB para OTG e uma saída de fone de ouvido P2 com controle de volume. Ele também oferece uma entrada AUX P2 que permite que músicos conectem qualquer fonte de som para que eles possam tocar junto com suas músicas favoritas com o poder do AmpliTube.

Preço e disponibilidade
iRig UA estará disponível no segundo trimestre de 2015 em lojas de produtos musicais e eletrônicos de todo o mundo e na loja online da IK, por apenas U$99.99/€79.99 (excluindo impostos e taxas). O app AmpliTube UA estará disponível gratuitamente na Google Play Store no lançamento do iRig UA.


Posts Relacionados

12 Comments

  1. Ramon janeiro 28, 2015 at 1:00 pm - Reply

    Estou necessitando urgente disso… Espero que nao fique muito caro aqui no Brasil… o.O

    • musicapps janeiro 28, 2015 at 2:35 pm - Reply

      Acredito que não será. A IK conseguiu fazer em um preço muito baixo.

    • Nicolas junho 9, 2015 at 3:51 pm - Reply

      Já tem nos EUA, 99 dólares.

      • musicapps junho 16, 2015 at 4:36 pm - Reply

        Finalmente :) O post foi escrito em janeiro! Acho que valerá a espera!

  2. Ramon janeiro 28, 2015 at 4:49 pm - Reply

    Ja está disponível em alguma loja virtual? Se não, quando estará?

    • musicapps janeiro 29, 2015 at 11:48 pm - Reply

      Deverá estar disponível no segundo trimestre de 2015.

  3. Pablo março 30, 2015 at 1:09 pm - Reply

    Funcionará também em tablets samsung/android?

  4. rodrigo setembro 8, 2015 at 4:14 pm - Reply

    Parabens! Suas materias sao excelentes!

    Estou indo para dos EUA e estou planejando comprar um IRIG com intuito de gravacao e estudo.

    porem gostaria de um que eu possa captar minha guitarra, violao e voz, qual você me indicaria?

    Lembrando que eu tenho um Samsung Galaxy Tab 2 e um celular da samsung Galaxy Gran prime

    Pensei em comprar esse só não sei se funciona o meu microfone da shure!?

    Se puder me ajudar ficaria eternamente grato!

    Muito obrigado!

    • musicapps setembro 11, 2015 at 11:04 am - Reply

      Rodrigo, obrigado. Não tive oportunidade ainda de testar o iRig para Android. Até onde sei, creio que ele seja a sua melhor opção. A IK já lançou apps aprimorados para ele.

  5. rodrigo setembro 8, 2015 at 4:15 pm - Reply

    E tambem gostaria de saber qual a diferença dele para o IRIG 2, principalmente para gravar com microfone (voz)

    • musicapps setembro 11, 2015 at 11:05 am - Reply

      O iRig 2 é apenas um adaptador de áudio. O áudio entra no smartphone ou tablet pela porta de fone. Funciona legal para gravações simples e testes, mas não possui qualidade digital. O UA já possui processamento e conversão do áudio interna e grava áudio com qualidade digital.

Leave A Response


9 − = nulo