Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Retrospectiva 2014: o melhor do MusicApps

Marcus Padrini dezembro 29, 2014 No Comments »

Bom, o ano chegou ao fim e, enquanto preparava este post de retrospectiva do MA, percebi quanta coisa aconteceu em 2014! Não foi um ano frenético de lançamentos, mas tivemos evoluções importantes em uma série de apps, acessórios e conceitos.

Ao mesmo tempo, também me impressiona como tudo isso ainda é muito novo ou totalmente desconhecido para muita gente. Postei a vídeo aula de produção musical com o iPad há dois dias e o vídeo já tem vários comentários. São dúvidas diversificadas sobre compatibilidade, tecnologia musical, etc. Gente que está descobrindo o iPad como ferramenta musical agora.

Na verdade, o que mais me agradou em 2014 foi ver e ouvir o que as pessoas estão criando com as novidades! É ótimo quando a tecnologia deixa de ser notícia apenas porque é nova e passa efetivamente a ajudar alguém a criar algo. Que 2015 possa ser ainda melhor neste aspecto! Vamos ao resumo do ano de 2014!

Janeiro

2014 começou com um grande lançamento da Korg para o iPad! O inesperado Korg Gadget chegou trazendo uma grande coleção de sintetizadores e Drum Machines, reunidos em um só ambiente para a produção de música eletrônica.

Fevereiro

Em fevereiro, tive a oportunidade de fazer a resenha do ótimo sintetizador analógico compacto Arturia Microbrute. Aliás, foi mais um ano glorioso para os amantes dos synths analógicos. Os modelos compactos continuaram surgindo com preços muito interessantes.

Enquanto algumas marcas apostaram no renascimento de equipamentos analógicos, a Roland decidiu dar mais um passo na evolução da modelagem virtual desses instrumentos criando a linha AIRA. Os produtos da linha trazem de volta os clássicos timbres das Drum Machines TR-808 e TR-909, assim como os doS sintetizador SH-101 e o TB-303. Ainda não tive a oportunidade de testar os equipamentos. Tentei algumas vezes unidades para review, mas não foi possível em 2014. Esperanças renovadas para 2015!

Março

Em março, a Novation deixou seu Launchpad para iOS ainda mais interessante ao incluir como compra no aplicativo o recurso de importação de samples do usuário.

A Positive Grid lançou a sua solução de masterização para o iPad, o elogiado Final Touch. Outro lançamento de destaque foi a simulação do clássico sintetizador VCS3 para o iPad. O iVCS3 reproduz a interface do instrumento analógico e é uma aula sobre as possibilidades desse fantástico instrumento.

E eu decidi levar o iPad para o palco mais uma vez. Os shows da banda Dogma contaram com efeitos sonoros produzidos em tempo real com o tablet.

Abril

Abril trouxe o interessante e versátil iMPC Pro para o iOS, em uma parceria da AKAI com a Retornyms.  O Audiobus recebeu atualização para versão 2.0, contando com ótimas possibilidades para processamento de efeitos para aplicativos e salvamento de presets de usuários.

Será que um sintetizador analógico e sua simulação para iPad soam tão diferentes assim? Decidi fazer o teste com o Korg MS-20 mini e o iMS-20 para iPad.

Maio

O Cubasis para iPad finalmente passou a trabalhar com a automação de parâmetros em maio. Também no mês de maio, tive o prazer de fazer um webinar ao vivo, diretamente da Quanta Music, falando sobre produção musical com o iPad. O vídeo pode ser conferido neste post.

Junho

Alesis dm dock MusicApps

Em junho, a Alesis lançou o DM Touch, um app gratuito capaz de transformar o iPad em um módulo de bateria. Estranhamente, o DM Dock, produto para qual o app foi desenvolvido, teve desempenho discreto no ano e foi bastante criticado pelos usuários que apostaram na solução.

Julho

ielectribe electribe

Em julho, o MusicApps fez 4 anos e mostrei como o iPad pode ser um excelente caminho para ter o primeiro contato com ideias de instrumentos e equipamentos musicais reais. Também foi o mês do tutorial em vídeo Usando o iPhone/iPod Touch/iPad como interface USB para MIDI.

Agosto

Em agosto, tive a honra de participar da gravação do iTouchCast, falando sobre música em dispositivos móveis e tecnologia musical. Também pude compartilhar como criar ruídos e efeitos especiais com os sintetizadores Korg MS-20 mini e iMS-20 (iPad).

Setembro

Setembro também foi um mês de tutoriais! No primeiro, um clássico da música eletrônica no computador: ReBirth para iPad: um clássico da música eletrônica por apenas 5 dólares! Tutorial em vídeo Depois, foi a vez da ótima matéria sobre como transformar o iPad em um estúdio de gravação portátil.

Outubro

Outubro foi um mês intenso! Finalmente foi lançado um mixer para os apps inseridos no Audiobus. A Korg mais uma vez apostou no Nintendo 3DS como plataforma de música móvel e lançou o KORG DSN-12.

A NASA inovou e decidiu lançar uma coleção gratuita de sons do espaço!

E a desmontagem do iPad Air 2 confirmou que o tablet da Apple finalmente recebeu um modelo com 2 GB de memória RAM, um grande passo para a possível melhoria na performance de apps musicais no iOS.

Novembro

A KORG lançou mais um app musical para iPad! O Korg Module trouxe coleção de timbres profissionais de pianos e outros instrumentos para o tablet e, de quebra, ainda permitiu a utilização desses timbres dentro do Korg Gadget.

Que tal usar o Audiobus e efeitos para reinventar timbres de bons e velhos apps musicais?

Na melhor notícia do ano para a música no Android, a IK Multimedia anunciou o lançamento da iRig HD-A e de seu app Amplitube para dispositivos Android. Ambos são frutos de um passo importantíssimo da Samsung no desenvolvimento de uma tecnologia de áudio profissional para os seus dispositivos.

Dezembro

Em dezembro, um novo sintetizador FM chegou ao iPad custando apenas 0.99 dólar! Mostramos como o Arturia Beatstep pode controlar vários apps musicais ao mesmo tempo.

E, para encerrar bem o ano, divulgamos o vídeo da palestra online sobre 3 Passos para criar uma música do zero, com qualidade de estúdio, usando seu tablet ou celular.

Espero que tenham gostado do resumo de 2014! Agradeço mais uma vez a todos que me acompanharam ao longo do ano e que 2015 possa ser sensacional em todos os aspectos! Paz, saúde, sucesso e música (em qualquer lugar) para todos nós!


Leave A Response


nove + 1 =