Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

FM4: novo sintetizador FM chega ao iPad por 99 cents

Marcus Padrini dezembro 12, 2014 No Comments »

Os desenvolvedores da Primal Audio lançam o FM4, um novo sintetizador FM para o iPad. Utilizada na criação de timbres famosos, principalmente na década de 80, a síntese FM se tornou popular graças ao Yamaha DX7, um dos primeiros sintetizadores digitais a oferecer conectividade MIDI e uma grande diversidade de sons. Com apenas uma tela em sua interface, o FM4 promete recriar as características sonoras marcantes dos sintetizadores FM e ainda derrubar alguns mitos sobre este tipo de síntese, visto por muitos como algo extremamente difícil de se compreender e utilizar.

O FM4 traz quatro operadores e foi modelado a partir da famosa série de sintetizadores DX da Yamaha. O app promete recriar cada aspecto da sonoridade marcante dos famosos instrumentos da década de 80, incluindo suas falhas técnicas que acabaram se tornando uma característica dos sintetizadores capazes de criar sons extremamente limpos e brilhantes e também timbres sujos e distorcidos.

Confira algumas amostras dos sons gerados pelo FM4:

Mitos sobre FM

Junto com o release para a imprensa, os desenvolvedores nos enviaram uma lista de mitos sobre a síntese FM que estão dispostos a derrubar. Vamos a ela.

1- Síntese FM é pouco intuitiva e incompreensível

Devido a uma combinação de interfaces estranhas, terminologias pobres e calúnias, a síntese FM ganhou com o tempo a reputação de ser impenetrável e difícil de dominar. Nós fizemos um grande esforço para dar ao FM4 a mais simples, mas ainda poderosa, interface, com todos os parâmetros em uma mesma tela, assim como nos primeiros sintetizadores analógicos.

2- Síntese FM soa de forma pouco autêntica ou com timbres muito fracos

Quando os primeiros sintetizadores FM surgiram, apenas algumas pessoas realmente se envolveram no sentido de entender o conceito e como programá-los. Em vez disso, naquele tempo tentador, foram usados presets de fábrica e bancos de timbres lançados comercialmente. Hoje, FM ainda é identificada por timbres ruins de pianos elétricos e metais. Para por um fim nisto, o FM4 não inclui um conversos de presets sysex.

3- Sintetizadores FM virtuais soam de forma mais limpa e sem vida se comparados ao hardware FM vintage

A implementação contemporânea da síntese FM é tipicamente focada na redução de aliasing e demais artefatos digitais, resultando em um timbre sem vida. Com o FM4, nós tomamos o caminho oposto, analisando e incorporando todos os aspectos sonoros inerentes ao hardware dos anos 80, como o bit-depth das tabelas internas de ondas senoidais, erros de quantização e conversores digital-para-analógico.

Conclusão:

É hora de reinventar a síntese FM e nós encorajamos os músicos a mergulharem e abraçarem o que foi considerado como “a arte negra da programação FM”.

O FM4 é compatível com Inter-App Audio, terá uma atualização já na próxima semana trazendo compatibilidade MIDI e MIDI Virtual. A inclusão da compatibilidade Audiobus já está a caminho. Durante o mês de dezembro o app pode ser adquirido por apenas 99 cents de dólar (pouco mais de 2 reais). Tive a oportunidade de experimentar a versão beta e a compra é mais que recomendada!

FM4 (AppStore Link) FM4
Desenvolvedor: Primal Audio I/S
Preço: USD 6.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


3 + = sete