Notícias, Outros Dispositivos, iPad

Arturia Beatstep controlando vários apps musicais ao mesmo tempo

Marcus Padrini dezembro 19, 2014 No Comments »

O Arturia Beatstep é um controlador pouco convencional para os dias de hoje. Ele é a fusão de controlador MIDI e sequenciador no bom estilo Step Sequencer, famoso no mundo dos sintetizadores analógicos. O BeatStep pode, inclusive, comandar instrumentos virtuais e reais utilizando MIDI por USB, MIDI tradicional e ainda comandos CV. Fiz um teste da versatilidade do Beatstep como controlador e sequenciador para apps musicais no iPad.

Como sintetizador para tocar a minha sequência, escolhi o Arturia iSEM, uma das melhores simulações de analógico já criadas pela Arturia, na minha opinião. Utilizando o MiMiX e o Audiobus, carreguei também o Korg iElectribe para ser a Drum Machine, além do AUFX:Space como reverb.

iSEM Synthesizer (AppStore Link) iSEM Synthesizer
Desenvolvedor: Arturia
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

MiMiX - Mixer for Audiobus (AppStore Link) MiMiX – Mixer for Audiobus
Desenvolvedor: Peter Botka
Preço: USD 2.99
Baixar na App Store!

Audiobus 2 (AppStore Link) Audiobus 2
Desenvolvedor: Audiobus Pty. Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

KORG iELECTRIBE for iPad (AppStore Link) KORG iELECTRIBE for iPad
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

AUFX:Space (AppStore Link) AUFX:Space
Desenvolvedor: jonatan liljedahl
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Enquanto o Beatstep envia as notas da sequência via MIDI USB, utilizando o adaptador Lightning para USB da Apple, também é possível comandar parâmetros diversos dos apps usando os knobs do pequeno controlador. O MiMiX, o AUFX:Space e o iSEM possuem função MIDI Learn. Ou seja, basta selecionar o parâmetro que desejamos controlar e mover qualquer knob do Beatstep para fazer a associação. Muito fácil.

Se há uma falha grave no BeatStep, ela é a ausência de uma função de transpose eficiente. É até possível mudar a tonalidade da sequência pressionando o botão Shift e girando o knob principal. Porém, isto é complicado e pouco preciso, já que a mudança ocorre em semitons.

Conexões no Audiobus para tocar e gravar com iSEM, iElectribe e efeito AUFX.

Mas, pelo menos quando utilizado com um computador ou iPad, é possível fazer a transposição da sequência via MIDI USB. No caso, escolhi o app ChordPolyPad. Além de suas diversas funções de acorde, ele também é útil para mandar notas individuais em modo hold, ideais para sustentar a tonalidade da sequência até que outro pad seja acionado.

ChordPolyPad - Chords Player (AppStore Link) ChordPolyPad – Chords Player
Desenvolvedor: Laurent Colson
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


− sete = 2