Em Foco, Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Usando o Audiobus e efeitos para reinventar timbres de bons e velhos apps musicais

Marcus Padrini novembro 23, 2014 4 Comments »

Todos temos os nossos apps musicais favoritos para o iPad ou iPhone. Alguns são mais recentes, outros são ainda do início da música no iOS. Certas vezes gostamos da interface, mas não adoramos os timbres. Porém, se seu app favorito, novo ou velho, for compatível com o Audiobus, um pouco de criatividade e bons apps processadores de efeitos podem fazer toda a diferença!

Para comprovar minha teoria, escolhi o app MorphWiz. Criado por Jordan Rudess e sua equipe na Wizdom Music, ele conta com um das melhores interfaces disponíveis para quem deseja tocar um instrumento na tela do iPad. Se a interface é o ponto alto, o mesmo não podemos dizer do gerador de sons do MorphWiz. É até possível criar sons bem diferentes entre si, mas eles sempre parecem ter sido gerados pelo MorphWiz. E algumas vezes queremos diversificar o timbre.

Compatível com o Audiobus, o MorphWiz é uma excelente fonte de áudio para criar timbres totalmente diferentes através da utilização de alguns efeitos. Ouça se o seu MorphWiz soa assim:

No vídeo acima, usei o Korg Gadget apenas para gerar a base da música e o Cubasis somente para realizar a gravação via Audiobus. A parte interessante fica por conta da combinação entre MorphWiz e JamUp XT.

O JamUp XT é um dos melhores processadores de efeitos já lançados para o iOS. Apesar de ser voltado para guitarristas, ele também pode (e deve) ser usado para processar o som de apps e outras fontes de áudio. Na App Store há a versão gratuita e a mais completa, que chega com muitos efeitos e amplificadores.

JamUp (AppStore Link) JamUp
Desenvolvedor: Positive Grid Inc
Preço: Free
Baixar na App Store!

JamUp Pro (AppStore Link) JamUp Pro
Desenvolvedor: Positive Grid Inc
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

A versatilidade do JamUp usando amplificadores criados no BIAS

Criando o amplificador no BIAS

Uma das coisas mais legais do JamUp é poder utilizar um amplificador completamente customizado. Isto, graças a integração com o BIAS, criado pelo mesmo desenvolvedor e capaz de permitir a criação completa de um amplificador virtual para diferentes propósitos.

BIAS Amp for iPhone (AppStore Link) BIAS Amp for iPhone
Desenvolvedor: Positive Grid Inc
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Criei um amplificador para o MorphWiz. A ideia seria apenas gerar um pouco de drive e valorizar os harmônicos do timbre original. Depois, foi só exportar o ampli criado para o JamUp e configurar alguns outros efeitos. Adicionei apenas Delay e Reverb.

Amplificador do BIAS rodando no JamUp somado a Reverb e Delay

O amplificador customizado e os efeitos configurados no JamUp XT estão disponíveis aqui, como preset do Audiobus. Basta abrir o link usando seu iPad ou iPhone para abrir o preset.

Criando um timbre simples para ser processado por efeitos

Aqui está a principal dica se você deseja ter bons resultados processando o áudio de apps musicais com efeitos via Audiobus: não use efeitos do próprio aplicativo. Parece óbvio, mas muita gente se esquece. Mandar um som já cheio de reverb, chorus ou delay para um app processador, que provavelmente irá adicionar novamente os mesmo efeitos, não irá ajudar em nada na qualidade do timbre.

Também é importante pensar no caminho do som. Por exemplo: ele sai sem efeitos do MorphWiz, passa pelo Audiobus, chega ao JamUp. Lá ele passa pelo amplificador criado no BIAS, fica com mais drive e harmônicos, e depois segue para o delay e o reverb. Alterações neste caminho irão afetar o resultado. Colocar distorção em um som com reverb é diferente de adicionar reverb a um som distorcido. Tudo pode funcionar, dependendo do objetivo, mas é bom pensar no seu objetivo.

No MorphWiz, criei uma forma de onda combinando onda quadrada e triangular, sem nenhum efeito do próprio app. Usando apenas o BIAS, fui experimentando como o som estava ficando quando o amplificador estava ligado. Foram alguns ajustes até tudo soar como queria. O timbre pode ser importado em seu MorphWiz tocando neste link quando estiver usando seu iPad ou iPhone.

Quando o som já estava como queria, exportei o amplificador do BIAS para o JamUp XT e adicionei reverb e delay com cautela.

Efeitos podem influenciar na tocabilidade?

Com certeza! Para se ter uma ideia, após gravar o vídeo, decidi fazer uma nova gravação, dessa vez tocando o solo sem efeito e depois com o efeito ativado. Simplesmente não consegui tocar do mesmo jeito nas duas situações. Sem efeitos eu não gostava do timbre e tinha a tendência de segurar menos as notas e não fazer quase vibrato algum. Com o efeito, a distorção me agradou, os harmônicos eram um incentivo aos bends e aos vibratos. Resultado: gravei com efeito e depois exportei a mesma performance sem efeito algum.

Confira a diferença entre o timbre original e o processado pelo JamUp XT:

Chega de ficar dissertando sobre efeitos! Que tal você mesmo experimentar? Escolha seu app musical favorito compatível com o Audiobus, crie timbres simples para servirem de base e utilize processadores de efeitos diferentes para conseguir resultados criativos e até mesmo inesperados. Eu não imaginava que o MorphWiz poderia soar assim até o teste com o JamUp XT! Boa música por aí!


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Pedro novembro 25, 2014 at 11:06 am - Reply

    Oi, Marcus, ótima matéria! Eu uso o ToneStack da Yonac, vou experimentar ele como efeito no Audiobus. Abraço!

    • musicapps novembro 25, 2014 at 2:07 pm - Reply

      Legal, Pedro! Depois conta os resultados pra gente! Abs!

  2. Mateus Canaver novembro 25, 2014 at 3:37 pm - Reply

    Brother, cria um app pro seu site, seria mto massa ter essas informaçoes no celular por uma aplicativo

    • musicapps novembro 26, 2014 at 10:25 am - Reply

      Mateus, tudo bem? Obrigado pela sugestão! Na verdade o MA já é adaptado para abrir corretamente em dispositivos móveis, contando com uma versão exclusiva para este formato.Você está tendo dificuldade de abrir o site no smartphone? Obrigado!

Leave A Response


cinco − = 3