Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

M-audio KeyStation Mini 32: teclado controlador compacto para iOS, Windows e Mac (review)

Marcus Padrini novembro 26, 2014 1 Comment »

Hoje o MusicApps conta com a participação de Igor Cristo, entusiasta em sintetizadores e música móvel e que comanda o canal SYNTHWAY no Youtube, contando as suas impressões sobre o teclado controlador KeyStation Mini 32 (KM) da M-audio.

O que é?

O Keystation Mini 32 (KM) é um controlador da M-Audio, com mini-teclas sensíveis à velocidade, dispostas em uma embalagem extremamente portátil e que é voltado para a criação de música em dispositivos móveis. O controlador é alimentado via USB e é compatível com OSX, iOS e Windows, sem a necessidade de instalação de drivers.

O que há na caixa?

Além do controlador, temos ainda um cabo USB (30 cm), manual e certificado de garantia, e dois softwares para computador, AIR Ignite e Ableton Live Lite. Fiquei decepcionado com a não inclusão de um bag para o controlador como fazem com fones de ouvido, já que é complicado encontrar no mercado algo pronto para medidas tão específicas.

Não é o propósito deste review, mas acho que vale a pena citar o que cada um dos softwares inclusos é. Ambos são excelentes adições para o músico iniciante no mundo da composição digital e oferecem um bom primeiro contato com este universo.

O Ableton Live Lite é um DAW diferente do habitual, enxergando as coisas de forma mais vertical, assim como o Auxy para iPad. A diferença é que o Ableton inclui vários efeitos e instrumentos internos que o tornam bem especial. Imagino que não preciso descrever muita coisa sobre essa excelente adição ao pacote!

O Ignite também é um DAW, mas simplificado e focado no músico. Conta com diversos timbres internos e também ferramentas MIDI como chord memory e arpeggio. A gravação é focada em trechos musicais que unidos formam uma música, parecido com o que o GarageBand para iOS fornece.

Construção

A carcaça do controlador é de plástico, como esperado para qualquer instrumento deste porte. Medindo apenas 41x10x2 cm, com o peso pena de menos de 500g, diria que o KM é muito portátil, sendo essa uma de suas maiores qualidades.

O plástico externo apresenta uma qualidade boa, e embora o instrumento possa ser levemente contorcido, transmite uma boa durabilidade e parece resistente. Botões retroiluminados e emborrachados, associados a um knob único completam o visual.

A qualidade dos botões é muito boa, apresentando uma ação agradável ao toque. A iluminação destes muda conforme são ativados, seja mudando de cor, como nos botões de oitavas, seja intensificando sua cor. A mudança de cores para cada oitava é um feedback muito legal para o músico. O knob não chega a ser ótimo, mas diria que é bom e seu perfil baixo segue em conformidade com o instrumento.

Uma coisa totalmente inesperada pra mim foi a boa qualidade das mini-teclas. Originalmente pianista desde a infância, sempre tenho dificuldade para gostar das teclas de outros instrumentos e achei que detestaria mini-teclas. No caso do KM, tenho apenas a dizer que adorei as teclas e me adaptei muito rápido a elas. Trata-se de teclas de ação curta responsivas a velocidade e muito agradáveis de serem tocadas. Em termos comparativos, prefiro elas do que as do Korg microKey 25.

Um detalhe estético negativo que vale a pena comentar é que algumas teclas são sutilmente (reforço, sutilmente) desalinhadas quando olhadas de frente.

Características

O KM é realmente portátil, mas isso não acontece sem comprometimentos. No lugar de pitch e modulation wheel, temos apenas botões por exemplo. Faltam controles e algumas coisas a mais, mas diria que o pequeno controlador é exatamente como deveria ser.

A omissão de algumas coisas permitiram a construção de algo realmente compacto e que possui 32 teclas, ou seja, meia oitava extra em relação aos concorrentes. Este número de teclas extras fornecem uma “tocabilidade” muito maior do que as tradicionais 25 teclas dos novos mini-controladores.

Imaginei que os botões substituindo as tradicionais wheels seriam um problema, mas também não foram. Isso porque o controlador permite a seleção de uma curva com a qual o parâmetro é afetado. O resultado é musical e bom o suficiente para usar em ensaios e etc., mas limitado para gravações. Mesmo assim, é melhor te-los do que não.

Uma coisa interessante do KM é que configurações mais “profundas” permitem modificar a ação de cada botão e do knob. O usuário pode assinalar diferentes MIDI CC ou até mesmo assinalar botões para mudar o canal MIDI utilizado. Em algo tão compacto, fiquei surpreso com essa versatilidade.

Em termos de conexão, temos apenas uma única porta USB, que funciona transmitindo MIDI e também alimentando o controlador. A omissão de saída MIDI tradicional é problemática para quem gostaria de usar o controlador com módulos sintetizadores, mas é possível contornar isso usando o iPad e o aplicativo MIDIBrigde associado a uma interface MIDI e HUB USB. Testei com uma Roland UM-ONE Mk2 e funcionou conforme esperado.

Em relação ao iPad, vale a pena citar que é tudo muito simples. Como o controlador é plug-and-play, basta conectar o cabo USB incluso a um CCK e está tudo pronto. O controlador se acende instantaneamente.

Conclusões

O Keystation Mini 32 é um excelente controlador portátil, que oferece boas teclas em 2,5 oitavas. Comparando aos concorrentes e também avaliando o preço, diria que o controlador é muito bom e melhor em vários aspectos, principalmente no teclado e tamanho.

Indicaria a compra para todos que se interessam por controladores portáteis e com boa integração ao iPad. O preço que paguei é totalmente justificável e estou muito satisfeito. Por R$325,00 à vista, a compra foi excelente.

Pontos positivos:

  • Excelentes mini-teclas
  • Extremamente portátil
  • Ableton Live Lite como extra

Pontos negativos:

  • Ausência de conexão/adaptação MIDI tradicional
  • Ausência de bag para transporte
  • Omissão da função secundária de algumas notas no modo EDIT


Posts Relacionados

One Comment

  1. @cavico novembro 26, 2014 at 2:54 pm - Reply

    Excelente review! Estou atrás de um controlador para utilizar com meu ipad e seu review veio muito bem a calhar! Vou atrás agora!!!

    Valeu

Leave A Response


× 6 = quarenta dois