Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Auxy: app gratuito poderá se tornar o melhor sequenciador já lançado para iPad

Marcus Padrini novembro 4, 2014 4 Comments »

Há tempos bato na mesma tecla: a experiência de apps musicais para o iPad pode ser excelente com um bom trabalho de interface e design. Ironicamente, o melhor sequenciador no estilo Piano Roll para o iPad, em relação à experiência de uso, não é do Korg Gadget, nem do GarageBand ou Cubasis, mas sim de um app gratuito lançado recentemente, chamado Auxy.

O Auxy é um app musical minimalista. O foco está em oferecer uma experiência musical intuitiva, sem dezenas de funções, menus e configurações. Na interface temos 4 instrumentos, cada um representado em uma coluna com 5 linhas destinadas a blocos com um loop MIDI. Tocar em um destes blocos dispara o loop, tocar duas vezes abre o editor Piano Roll, no qual o usuário pode inserir e desenhar a duração notas de forma extremamente simples.

Veja o Auxy em ação:

Para quem já usou o Ableton Live, a associação é imediata. A ideia dos clips é muito semelhante.

Por enquanto, a maior virtude do Auxy é também sua maior fraqueza. A mesma simplicidade que entrega uma interface extremamente clara, limpa e configura uma agradável experiência para a criação de ideias musicais sem muita preocupação é também a limitadora da quantidade de timbres disponíveis, da ausência de MIDI Out, da não compatibilidade com Audiobus, etc.

Porém, os desenvolvedores já anunciaram que estão trabalhando em atualizações que trarão MIDI Out e outras funcionalidades. No caso do MIDI, é muito fácil imaginar o Auxy como um ótimo sequenciador para outros apps musicais e também para instrumentos externos. No momento, ele é apenas um app divertido e inspirador, capaz de oferecer uma boa ideia do poder de uma interface bem feita. Vale conferir algumas músicas criadas com ele.

O desafio será torná-lo útil,  adicionando recursos sem comprometer o design, a interface e a ótima experiência de uso da atual versão.

Auxy Classic - Simple Beat Maker (AppStore Link) Auxy Classic – Simple Beat Maker
Desenvolvedor: Auxy AB
Preço: Free
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Marcell Freitas novembro 6, 2014 at 1:03 pm - Reply

    Ainda não baixei pra testar. No momento o Genome ainda é o melhor sequenciador pra quem precisa de MIDI out, mesmo não sendo atualizado desde o ano passado. Se o Auxy incluir esse recurso não me importo de pagar uns dólares pra ter um sequenciador mais atual e prático. Vamos esperar pra ver.

    • musicapps novembro 6, 2014 at 4:45 pm - Reply

      Acho o Genome bastante interessante, mas não consigo utilizá-lo para improvisos ou como uma ferramenta realmente inspiradora. A interface não me agrada muito. É o ponto alto do Auxy. Vamos ver se conseguem acrescentar recursos sem prejudicar a usabilidade. Abs!

    • Igor Cristo novembro 7, 2014 at 12:01 pm - Reply

      Adorei o Auxy! Embora o Genome MIDI sequencer seja muito legal, acho que como o Marcus falou, falta uma interface de qualidade semelhante ao que o aplicativo fornece. O Auxy, embora ainda em fase de testes, visto que existem múltiplas opções a serem inclusas, fornece uma "tocabilidade" que é na minha opinião infinitamente superior ao Genome.
      Fiz um vídeo outro dia que foi postado aqui usando somente o Genome como sequencer. Se tiver interesse, procure aqui no Music Apps!!

Leave A Response


8 − = sete