Notícias, Outros Dispositivos, iPad

Tocando com o iPad: música usando o mellotron M3000 HD, Korg Electribe, SH-32, OP-1 e Korg MS-20 mini

Marcus Padrini outubro 20, 2014 No Comments »

Com a diversidade de apps musicais disponíveis para o iOS e a mobilidade do iPad, fica fácil adicioná-lo a outros instrumentos na hora de compor ou gravar uma ideia. Nos últimos dias, estava tocando com alguns instrumentos “reais”, como o Korg Electribe e o MS-20 mini ,e decidi colocar o iPad na brincadeira.

Os instrumentos que estava usando: Electribe, OP-1, MS-20 mini e Roland SH-32 são excelentes para baterias eletrônicas e sintetizadores. Porém, são muito limitados para outros tipos de timbre. O iPad, com o app M3000 HD, foi um ótimo incremento, trazendo o clássico timbre de strings de mellotron para o arranjo.

O Electribe EMX-1 é um instrumento que oferece 9 partes de bateria eletrônica (9 peças de bateria) e mais 5 partes de sintetizadores. Essas partes de sintetizador podem trabalhar com sons gerados pelo próprio Electribe ou podem enviar mensagens MIDI para controlar outros instrumentos. Confira o resultado e depois os detalhes da gravação.

No vídeo é fácil perceber no canto inferior direito os números de 1 a 5 que identificam essas partes de sintetizador. Para essa música a parte 5 está controlando o Roland SH-32, fazendo essa linha de sintetizador monofônico que toca quase o vídeo inteiro. A parte 4 controla o app para iPad M3000 HD, com ótimos sons de mellotron. Ele permite gravar acordes em pads virtuais e depois chamar estes pads via MIDI. É isso que o Electribe está fazendo: manda notas únicas e diferentes para acionar acordes programados no M3000.

50th Anniversary Edition Mellotronics M3000 (AppStore Link) 50th Anniversary Edition Mellotronics M3000
Desenvolvedor: Omenie Limited
Preço: USD 11.99
Baixar na App Store!

A parte 3 usa um timbre interno de strings, mas em uma região mais grave, combinando bem com o mellotron, fazendo as vezes de cello.

As partes 1 e 2 também usam timbres internos. Dois sintetizadores com a forma de onda quadrada, afinados em terça, apenas para fazer a melodia no meio do vídeo.

No mais, usei o OP-1 na introdução e o MS-20 mini para o solo. Tudo foi gravado usando o sinal de saída da minha mesa de som capturado pela interface GuitarJack 2, conectada ao bom e velho iPhone 4 (que pode ser visto em cima do MS-20 mini).

Aliás, para quem gosta de timbres de Mellotron, vale lembrar que os desenvolvedores do M3000 HD lançaram recentemente o M3000 Ultimate Edition, trazendo timbres de todas as coleções que já lançaram. São timbres de altíssima qualidade:

M3000 Ultimate Edition (AppStore Link) M3000 Ultimate Edition
Desenvolvedor: Omenie Limited
Preço: USD 74.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


5 + quatro =