Em Foco, Notícias, iPad

Desmontagem do iPad Air 2 confirma 2 GB de RAM. Novo tablet é 16x mais rápido que iPad 1

Marcus Padrini outubro 23, 2014 No Comments »

A tradicional desmontagem de iGadgets do site iFixit confirmou um importante rumor que tomou conta da internet desde a apresentação do novo iPad Air 2 na semana passada: o tablet traz, finalmente, um aumento significativo de memória RAM, chegando agora com 2 GB, no lugar do 1 GB de alguns modelos anteriores.

Por mais que a Apple não vincule o desempenho do iOS e seus apps à quantidade de memória RAM, isto é algo inegável em qualquer computador: mais memória RAM garante, no mínimo, rodar mais apps ao mesmo tempo.

No caso dos apps musicais, ter mais memória RAM é fundamental. Principalmente se levarmos em consideração os apps que trabalham com samples, que geralmente são carregados nesse tipo de memória. Pouca memória RAM leva ao aumento do processamento para trocar as informações que estão nela a todo momento.

Em laranja, os 2 GB de memória RAM. Em vermelho, o novo processador A8X.

Outra informação que surgiu dos primeiros relatórios do iPad Air 2 aponta que o tablet traz o novo processador da Apple A8X, com 64 bits e 3 núcleos. Com ele, o iPad Air 2 é 16 vezes mais rápido que o modelo de primeira geração, lançado há 4 anos.

O novo processador e o dobro de memória RAM podem significar muito para a produção musical com o iPad. Não acredito em nada revolucionário se pensarmos em aplicativos, simplesmente porque os desenvolvedores continuarão criando e atualizando seus apps pensando em um universo que engloba os milhões de iPad de gerações anteriores espalhados pelo mundo. Porém, há pelo menos uma melhoria que será sentida imediatamente com o novo modelo: a utilização de vários apps ao mesmo tempo, principalmente com o Audiobus, deverá ser uma experiência muito mais satisfatória. Outra possibilidade é a redução da latência, que já é bem baixa.

O iPad Air 2 ainda não tem data para chegar ao Brasil. Acredito que, entre os últimos modelos lançados, esta versão é a que mais apresenta atrativos para justificar o upgrade.


Leave A Response


− 1 = seis