Notícias, iPhone/iPod Touch

Não foi dessa vez: novos modelos de iPhone continuam trazendo 1 GB de memória RAM

Marcus Padrini setembro 20, 2014 No Comments »

Após alguns dias de especulação, o mistério chegou ao fim: o iPhone 6 plus traz somente 1 GB de memória RAM. A afirmação é do site iFixit (divulgada pelo Mac Magazine), conhecido por realizar as tradicionais desmontagens dos novos modelos, identificando todos os componentes de hardware. Desde a divulgação dos novos iPhones, alguns sites especializados em especificações de aparelhos afirmavam que o 6 plus traria 2 GB de RAM, sendo mais potente que o iPhone 6, que continuaria com apenas 1 GB de RAM da geração anterior.

Para a maioria dos usuários, isso significa muito pouco. O casamento de hardware e software da Apple continuará oferecendo boa velocidade e nenhum problema para rodar diferentes apps e realizar diversas tarefas com os novos iPhones, ainda mais com um processador mais potente.

Novo iPhone 6 plus traz o mesmo 1 GB de RAM do modelo iPhone 6

Com a tela maior (5,5″), o novo iPhone 6 plus foi imediatamente apontado como uma boa alternativa para algumas tarefas musicais, apresentando maior área de trabalho, mas conservando a portabilidade. Porém, para quem pensou em usar o modelo como uma ferramenta musical, a notícia da memória RAM não é boa.

Com o desenvolvimento do Audiobus e Inter-App Audio, virou rotina rodar mais de 2 ou 3 apps musicais simultaneamente. Não é difícil imaginar uma situação envolvendo 2 ou 3 sintetizadores, 2 processadores de efeito e uma DAW rodando ao mesmo tempo no Audiobus. E é justamente aí que um pouco mais de memória RAM faz falta. O iOS precisa manter na memória RAM o que está sendo utilizado no momento.  Com espaço limitado, não é possível que a mesma memória RAM seja utilizada ao mesmo tempo por vários apps musicais. O resultado: apps dormindo no Audiobus e aplicativos que são reiniciados todas as vezes que são chamados novamente para o primeiro plano.

Com a especulação da chegada de novos iPads ainda em 2014, fica no ar a pergunta: será que a Apple irá lançar mais uma geração do tablet conservando a especificação com 1GB de RAM? Espero que não.


Leave A Response


nove + 4 =