Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Korg Gadget atualizado! Versão Santa Clara traz novos gadgets, landscape mode e MIDI CCs

Marcus Padrini setembro 3, 2014 5 Comments »

Não foi em agosto, como a Korg havia prometido, mas a nova versão do Gadget chegou à App Store neste início de setembro! Apelidada de Santa Clara, a atualização traz novos gadgets, vendidos no app, funcionalidades MIDI e o tão aguardado modo de visualização na horizontal, ou landscape mode.

Vamos a um breve review trazendo as primeiras impressões.

Novos Gadgets

Na lista de Gadgets, duas novidades: Abu Dhabi e Bilbao. Cada um deles pode ser adquirido por 10 dólares, dentro do próprio app. Este parece ser o modelo que a Korg irá adotar no Gadget de agora em diante. A venda de novos instrumentos poderá manter as atualizações do app por um bom tempo.

O Abu Dhabi é um Loop Slicer dinâmico, que lembra bastante o app Samplr para iPad.  Ele chega com uma boa coleção de arquivos de áudio, contendo efeitos, timbres de percussão, sintetizadores e outros. O áudio pode ser fatiado em até 16 partes. Daí, o usuário altera parâmetros de cada “fatia”, como afinação, ataque, decay, efeito, pan, etc. Há um arpejador capaz de gerar sequências muito interessantes, em tempo real.

Além dos loops que chegam com o novo Gadget, é possível importar os seus. Eles podem ser suas próprias músicas criadas no Gadget, ou qualquer arquivo de áudio em seu dropbox.

A outra novidade é o Bilbao, uma groovebox que traz coleção de timbres com estilo Lo-fi. O grande recurso do Bilbao é permitir a importação de samples do usuário, mais uma vez via Dropbox ou Audio Paste. Os samples são de até 5 segundos.

Há controles básicos para edição dos samples e também diversos efeitos, que aliás me lembraram demais a coleção de efeitos do Electribe EMX-1.

Landscape Mode

Fim do sofrimento de quem gostaria de usar o Gadget com iO Dock e outros docks para iPad! Atendendo diversos pedidos de usuários em todo o mundo, a Korg adaptou a interface do Gadget para o modo de visualização na horizontal. A área de teclado virtual dos gadgets não aumentou. Porém, as laterais foram preenchidas com controles do mixer, não disponíveis no modo vertical.

Novas funcionalidades MIDI

Os novos recursos MIDI são quase perfeitos! Explico o “quase”.

Todos os gadgets agora contam com total controle MIDI para seus parâmetros. O usuário pode definir o CC MIDI que desejar para controlar cada knob! As listas de parâmetros disponíveis nos gadgets é imensa. Ótimo trabalho da Korg!

Outra grande novidade é a sincronização MIDI! Somada à compatibilidade com o Audiobus, apresentada na última atualização, o MIDI Sync definitivamente torna o Gadget um app mais sociável :) É possível escolher entre o clock MIDI interno, externo e automático.

A bola fora fica por conta da impossibilidade de escolha de canais MIDI dos gadgets e também das interfaces e canais MIDI de entrada no aplicativo. Ou seja: se um outro instrumento MIDI estiver conectado ao iPad e enviar notas em qualquer canal MIDI, ele irá gerar sons no Gadget. E não há nada a ser feito para evitar isso. Para apps rodando em plano de fundo, a solução é tentar desativar o envio de notas MIDI para o Gadget em cada app.

Exportação em faixas separadas e integração com Ableton Live

O Gadget Santa Clara incrementou o recurso de exportação de áudio. Agora, além de exportar o projeto em uma faixa de áudio estéreo, é possível gerar a exportação por tracks individuais, além de gerar um arquivo compatível com o Ableton Live, migrando todo o seu trabalho no Gadget para o aclamado software voltado para performance de música eletrônica.

Novas possibilidades e o que ainda poderia surgir

No geral, a nova atualização do Gadget parece ser um passo importante no desenvolvimento do app. Os novos gadgets são interessantes e úteis,  o controle de parâmetros via MIDI e o landscape mode são providenciais!

Para se tornar um ambiente de produção musical completo (e não só eletrônico), o Gadget ainda precisaria de um módulo gravador de áudio. Algo simples, como audio tracks. Não sei se isto está nos planos da Korg, mas seria excelente.

Seleção de canais MIDI/Interfaces MIDI de entrada é algo básico e fundamental desde 1985, acredito. Ainda considero ligeiramente inadmissível apps tão completos e versáteis pecarem em uma coisa tão básica! Fica a torcida para a correção desse ponto em novas atualizações. Aliás, é a mesma torcida para a inclusão de novos gadgets trazendo versões de instrumentos clássicos da Korg.

O Gadget é um app inspirador! Com ele é possível gerar tracks em minutos, de forma extremamente intuitiva. A nova versão solucionou alguns problemas e criou novas possibilidades. Na minha opinião, o Korg Gadget segue sendo um dos melhores apps musicais já criados para o iPad.

KORG Gadget (AppStore Link) KORG Gadget
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 39.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

5 Comments

  1. Geovano setembro 8, 2014 at 11:49 pm - Reply

    O midi dele permite ser usado pela saída USB do teclado ou só da porta midi mesmo?

    • musicapps setembro 9, 2014 at 5:32 pm - Reply

      O MIDI do Gadget permite que ele possa ser controlado por USB ou MIDI tradicional, desde que o teclado USB seja compatível com o iPad.

  2. Victor Azevedo setembro 11, 2014 at 10:42 am - Reply

    Eu tenho o Gadget no meu iPad 2 IOS 7 e ainda nao o atualizei. Gostaria de saber se ele corrigiu alguns bugs, porque no meu, se eu estivesse trabalhando com mais de 3 gadgets, o audio começava a ficar distorcido e a musica travava. Agradeço desde já

Leave A Response


8 × dois =