iOS 8 chega nessa quarta. Desenvolvedores de apps musicais recomendam cautela

O iOS 8 está chegando! A nova versão do sistema operacional da Apple para iPads, iPhones e iPods Touch estará disponível a partir de amanhã (17/09), como atualização gratuita para os modelos compatíveis. Porém, se você usa apps musicais em seu iPad ou iPhone, é bom ter alguma cautela antes de atualizar, pelo menos esta é a recomendação de alguns desenvolvedores.

Há alguns dias, a equipe do Audiobus divulgou um alerta sobre prováveis problemas de compatibilidade entre apps musicais e o novo iOS 8, além de mencionar um bug que está afetando o próprio Audiobus em iPhones ou iPads que fazem a utilização de sinal para celular. A Apple já está sabendo do problema e deverá corrigir em breve. No momento, a situação pode ser resolvida acionando o modo avião desses dispositivos durante a utilização do Audiobus.

Vários apps musicais estão sendo atualizados para trabalharem bem com o iOS 8. Mesmo assim, é muito grande o universo de aplicativos que não recebem atualizações periódicas e que podem deixar de funcionar adequadamente com o novo iOS. Até mesmo apps mais famosos, desenvolvidos por grandes empresas, estão atrasados e não oferecem garantia de funcionamento no novo sistema. É o caso dos apps da Korg. Ontem, a empresa divulgou nota informando que está realizando testes de seus aplicativos no novo iOS e que irá informar sobre a compatibilidade assim que possível.

Se você possui mais de um dispositivo iOS, uma boa estratégia é atualizar o menos utilizado e ir acompanhando com ele a compatibilidade de seus apps favoritos. Se sua utilização está concentrada apenas em um iPad ou iPhone, a recomendação é aguardar, trocar ideias e acompanhar o feedback em fóruns e nosso grupo no Facebook antes de atualizar. Vale lembrar: a atualização é um caminho sem volta. Não é possível retornar à versão anterior com facilidade e isto pode significar perder algum app musical que você gosta bastante, mas que não funciona no iOS 8.

Assim como ocorreu com a atualização para o iOS 7, acredito que em alguns meses teremos um cenário mais tranquilo para os apps musicais na nova versão do sistema. A dica é ter paciência e não se precipitar :)

Curta e compartilhe!