Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Usando o iPhone/iPod Touch/iPad como interface USB para MIDI (tutorial em vídeo)

Marcus Padrini julho 13, 2014 26 Comments »

Cada vez mais estamos vendo o lançamento de teclados controladores MIDI por USB que não apresentam conexões MIDI tradicionais, disponibilizando apenas a conexão USB. Isto é o suficiente quando usamos estes controladores para comandar instrumentos virtuais no computador ou no iPad/iPhone. Porém, torna impossível utilizá-los para controlar outros equipamentos MIDI, como módulos de timbres e sintetizadores.

Existem alguns equipamentos específicos para converter MIDI USB para MIDI tradicional, mas são raros, difíceis de achar no Brasil e bem caros para importar. Podemos fazer isso usando um computador, mas mesmo um notebook não é algo exatamente prático e móvel. Então, encontrei uma solução alternativa, criando um conversor de MIDI USB portátil usando um iPhone 4. O mesmo pode ser feito com qualquer iPhone/iPad/iPod Touch rodando o iOS 7 ou mais recente. Confira no vídeo acima.

Para entender melhor as conexões realizadas, segue um diagrama:

Pronto! Agora é possível usar seu iPhone, iPad ou iPod Touch como uma portátil e confiável interface USB para MIDI, ideal para todos os controladores USB, incluindo teclados e controladores de sopro que não apresentam portas MIDI tradicionais.

Vale parabenizar, mais uma vez, o desenvolvedor do app MidiBridge. Sem ele, isto realmente não seria possível :)

MidiBridge (AppStore Link) MidiBridge
Desenvolvedor: Soft Audio
Preço: USD 8.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

26 Comments

  1. Paulo Ritter setembro 3, 2014 at 4:25 pm - Reply

    Marcus! Você e o seu site são uma enorme fonte de informações pra mim! Mas tenho uma dúvida, será que você pode me responder? Gostaria de usar meu keyboard/controlador para controlar Apps do iPad e plugins VST do FL Studio/Live 9. O que eu preciso fazer? (não precisa ser ao mesmo tempo) Qual é o caminho controlador/ipad/PC? O que liga aonde? preciso de hub? Ou ligo tudo numa interface de audio e designo os caminhos por MidiBridge / AudioBus?

  2. Filipe fevereiro 27, 2015 at 3:00 pm - Reply

    Olá amigo, tenho uma dúvida. Eu tenho um controlador, e um módulo kurzweil ME-1. Eu gostaria de saber, se consigo pluar o ipad no módulo, e alterar os timbres pelo próprio iPad. Desde já agradeço

    • musicapps março 2, 2015 at 1:38 am - Reply

      Sim. Vc precisará de uma interface MIDI como a iRig MIDI. Aí a ligação será: controlador -> Interface MIDI In -> iPad -> Interface MIDI Out -> módulo. Aí, você vai precisar de um app chamado MIDI Bridge. Ele será capaz de somar as mensagens MIDI do seu controlador com as geradas pelo iPad e enviar tudo para o módulo. Outra opção seria comprar uma interface estilo MIDI Merge, capaz de fazer exatamente o que o MIDI Bridge faria, eliminando um app. Não sei qual é seu controlador, mas alguns já oferecem a função MIDI Merge. É o caso dos Roland e Edirol. Abs

  3. Ligélison junho 3, 2015 at 11:09 am - Reply

    Bom dia,

    é possível ligar direto através da interface usb do roland xps 10 um iphone ?

  4. Diego Souza julho 1, 2015 at 5:32 pm - Reply

    Amigos… Não funcionou com o Impulse 61 da Novation! :(

  5. Larissa agosto 10, 2015 at 11:54 am - Reply

    Marcos, gostaria de saber se você indica algum app para que eu possa gravar audios? Seriam varios instrumentos.

  6. Felipe Portela setembro 1, 2015 at 9:48 am - Reply

    Cara, tbm sou louco por tecnologia e esse seu site tem salvado a minha vida ultimamente. Pretendo adquirir um iPhone, não diretamente para fins músicais, mas qro aproveita-lo nisso. Eu costumo usar um Korg Nanopad para controlar as trocas de programa de um módulo de som e de um Microkorg. O notebook está me atrasando mto e a logística dele é mto complexa. Qria saber se é possível fazer isso com esse app Midibridge e ao mesmo tempo usar algum synth no iPhone.

    • musicapps setembro 1, 2015 at 10:49 am - Reply

      É possível, mas seu notebook não deveria estar te atrasando. Não entendi muito bem o que está acontecendo de errado. Abraços!

      • Felipe Portela setembro 2, 2015 at 9:30 am - Reply

        Referi-me ao atraso para a montagem no palco, acho q não me expressei bem. Tenho outra dúvida se não for incomodar mto. Qro saber se existe algum synth de piano Rhodes, no estilo do Lounge Lizard, que possa ser usado com o iPhone dessa forma. Se existir, qual a configuração do iPhone que seria necessária. Desde já agradeço.

        • musicapps setembro 2, 2015 at 1:02 pm - Reply

          Felipe, o Lounge Lizard é uma simulação de EP com síntese, como você mesmo disse. Várias coisas ali são geradas matematicamente. O resultado é ótimo e o tamanho do plugin é pequeno. O que temos mais próximo no iOS é o iElectric da IK multimedia. Isso em relação à qualidade dos sons, já que o iElectric é baseado em samples dos instrumentos reais. O Neo Soul Keys e o Korg Module também são legais, mas são para iPad. A configuração necessária está na própria descrição do app na App Store. Abs! :)

          • Felipe Portela setembro 3, 2015 at 9:26 am -

            E oq vc pode me falar sobre o Sample Tank e o Garage Band? Eles funcionam com esse esquema que vc criou com o MidiBridge ou será obrigatório o uso da interface iRig midi para o caso SampleTank?

          • musicapps setembro 3, 2015 at 11:05 am -

            SampleTank e GarageBand funcionam com qualquer interface MIDI compatível com o iPad. Seja por porta dock, lightning ou USB. Abs!

  7. Felipe Portela setembro 3, 2015 at 10:25 am - Reply

    E o que vc pode me falar sobre o Sample Tank e o GarageBand? Dá pra controla-los usando esse esquema que vc criou com o MidiBridge ou será necessário o uso interface iRig Midi no caso do Sample Tank? E quanto as questões de latência, vc acha q posso sofrer com isso? Pretendo usar esse esquema do MidiBridge com um iPhone 4s iOS 8. Estou ciente de que os sons desses apps podem não ter o peso e o detalhamento dos vsti's que uso no notebook, mas neste caso estou priorizando a facilidade para montagem e desmontagem no palco, ou seja, preciso de algo que faça a função em apresentações de pequeno e médio porte, tendo em vista que o dólar está muito caro para eu investir num sintetizador e estou precisando mesmo de um celular melhor.

    O esquema que tenho em mente é o seguinte:

    1. Nanopad2 > usb hub > MidiBridge > Interface usb/midi OUT > Mikrokorg (Para basicamente controlar trocas de programa no mikrokorg).

    2. Teclado controlador > usb hub ou interface midi/usb IN > SampleTank, GarageBand ou qualquer outro do tipo.

    Estou perguntando muito por que nunca tive nada com iOS, sempre trabalhei com PC, então fico meio perdido e tenho medo de investir num iPhone atoa, pq se for para a função apenas de celular existem outras marcas mais em conta. Desde já agradeço novamente.

    • musicapps setembro 3, 2015 at 11:07 am - Reply

      Felipe, para essa função considere um iPad. Ele será bem melhor que o iPhone. Considere o iPad Air pelo menos. Se for no iPhone, pelo menos um 5S. Aí você poderá fazer o que deseja, sem ter problemas de latência e performance. Abs!

      • Felipe Portela setembro 3, 2015 at 2:13 pm - Reply

        Muito Obrigado!

  8. Eli outubro 31, 2015 at 1:34 pm - Reply

    Olá, tenho um Ipod 1 touch 16gb , daria para usar un controlador midi , vou precisar da Interface USB? obg.

    • musicapps novembro 5, 2015 at 12:05 pm - Reply

      Não daria, infelizmente. Apenas modelos mais novos. Abs

  9. Felipe Portela janeiro 4, 2016 at 11:21 am - Reply

    Qria saber se uma interface midi/usb generica funciona num iPhone. Se isso funcionar, qria saber qual o hub usb alimentado q vc usaria com iPhone. Qria fazer a seguinte ligação: NanoKontrol2 >> Hub usb alimentado >> iPhone5c >> MidiBridge >> interface midi/usb generica >> MicrokorgMK1. Obs.: Não sei nada sobre Camera Connection kit e não estou certo de o NanoKontrol2 é compativel com um MidiBridge num iPhone, então se vc tiver uma forma melhor de conectar um Nanokontrol2 num MicrokorgMK1 sinta-se à vontade pra opinar. Obrigado.

    • musicapps janeiro 8, 2016 at 12:02 pm - Reply

      Se a interface for compatível com Mac sem a necessidade de driver, irá funcionar bem com iPhones e iPads. O NanoKontrol funciona com iPads e iPhones. O hub alimentado por ser qualquer um compatível com mac.

  10. Fernando janeiro 20, 2016 at 2:41 pm - Reply

    Marcus, boa tarde! Tenho um Iphone 4 32gb com Sampletank nele. Mas nunca consegui usar ele com meu controlador midi carbon samson. Quando conecto o camera conection kit aparece a mensagem que nao é compativel com este disposiivo. Meu IOS 7 e já instalei o aplicativo midimonitor.

    Como devo proceder?

    Espero que me ajude e desde já agradeço e parabens!

    • musicapps janeiro 21, 2016 at 10:46 am - Reply

      Já verificou com a Samson se o controlador é compatível com o iPhone 4? Caso seja, tente usar um hub alimentado.

      • Fernando maio 17, 2016 at 3:36 pm - Reply

        MArcus, obrigado pela dica. Verifiquei com A Sansom e a resposta foi positiva. O problema parece ser com meu Iphone que não quer reconhecer o câmera conection kit. Pois ele alimenta o teclado porém não responde as teclas quando são pressionadas. Ou melhor, ele funciona só quando quer.

  11. Eduardo fevereiro 11, 2016 at 12:11 am - Reply

    Opa tudo bem? Gostaria de saber se existe algum app para IPAD para usar VST como Motif Nord, como o Kontakt ?

    • musicapps fevereiro 13, 2016 at 4:56 pm - Reply

      Não existe nenhum host de VSTs no iPad. O que temos no momento é a implementação de AUs do Mac no iOS, o GarageBand já funciona com alguns instrumentos virtuais específicos. Abs

Leave A Response


− 4 = três