Usando o iPhone/iPod Touch/iPad como interface USB para MIDI (tutorial em vídeo)

Cada vez mais estamos vendo o lançamento de teclados controladores MIDI por USB que não apresentam conexões MIDI tradicionais, disponibilizando apenas a conexão USB. Isto é o suficiente quando usamos estes controladores para comandar instrumentos virtuais no computador ou no iPad/iPhone. Porém, torna impossível utilizá-los para controlar outros equipamentos MIDI, como módulos de timbres e sintetizadores.

Existem alguns equipamentos específicos para converter MIDI USB para MIDI tradicional, mas são raros, difíceis de achar no Brasil e bem caros para importar. Podemos fazer isso usando um computador, mas mesmo um notebook não é algo exatamente prático e móvel. Então, encontrei uma solução alternativa, criando um conversor de MIDI USB portátil usando um iPhone 4. O mesmo pode ser feito com qualquer iPhone/iPad/iPod Touch rodando o iOS 7 ou mais recente. Confira no vídeo acima.

Para entender melhor as conexões realizadas, segue um diagrama:

Pronto! Agora é possível usar seu iPhone, iPad ou iPod Touch como uma portátil e confiável interface USB para MIDI, ideal para todos os controladores USB, incluindo teclados e controladores de sopro que não apresentam portas MIDI tradicionais.

Vale parabenizar, mais uma vez, o desenvolvedor do app MidiBridge. Sem ele, isto realmente não seria possível :)

[app 449160859]

[appimg 449160859]

Curta e compartilhe!