Em Foco, Matérias, Notícias, iPad

iPad para conhecer e experimentar ideias de instrumentos e equipamentos musicais reais

Marcus Padrini julho 24, 2014 No Comments »

ielectribe electribe

Tenho certeza que você tem uma lista de equipamentos/instrumentos musicais que gostaria de comprar. Alguns estão logo ali, em uma loja da cidade, outros podem ser encontrados somente em lojas virtuais. E ainda há aqueles que dificilmente podem ser comprados no Brasil, ou que simplesmente não estão mais em produção. Lemos resenhas, assistimos vídeos, mas nem sempre conseguimos testar estes instrumentos antes de comprá-los. Alguns são caríssimos, impossibilitando a experiência.

O iPad, além de oferecer inúmeros apps musicais originais, apresenta aplicativos que simulam instrumentos reais, como sintetizadores e drum machines. Sabemos que a experiência do hardware é diferente. Porém, só o iPad foi capaz de criar algo realmente próximo da utilização dos instrumentos originais, graças à tela multi toque. No computador, comandar uma simulação de instrumento usando o mouse ou um controlador, nada parecido com a interface original, pode ser bem mais frustrante.

Então, vou falar sobre alguns apps que permitem testar o conceito de instrumentos reais que ainda podem ser encontrados em lojas por aí e também sobre outros que dificilmente teremos contato.

iElectribe e Electribe

Electribe é uma série de grooveboxes da Korg. O modelo EMX-1 (foto) apresenta drum machine com diversos samples, efeitos e 5 partes de sintetizadores, sendo capaz de permitir a criação de música completas, com automação de todos os knobs da interface. É uma ferramenta e tanto para performance e produção de música eletrônica.

Na App Store é possível encontrar o iElectribe, a versão do Electribe para iOS. Ele tem menos recursos que o hardware, mas apresenta todo o conceito do instrumento original, permitindo a automação de parâmetros, utilização de efeitos e trazendo uma grande coleção de patterns com ritmos diversos, que o usuário pode editar como quiser.

KORG iELECTRIBE for iPad (AppStore Link) KORG iELECTRIBE for iPad
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

Foi a utilização do iElectribe que me fez decidir pela compra do equipamento original. Mais do que recomendado.
-

Korg iMS-20 e MS-20

O lendário sintetizador monofônico analógico da Korg também possui a sua versão para iPad. O iMS-20 apresenta todas as funcionalidades do instrumento original, além de trazer novos recursos, como a criação de presets, drum machine e sequenciador.

KORG iMS-20 (AppStore Link) KORG iMS-20
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!

Após o grande sucesso do iMS-20, a Korg relançou o sintetizador MS-20. É possível adquiri o MS-20 mini (foto), uma versão com tamanho um pouco reduzido, e também um kit para o usuário montar o seu próprio MS-20 clássico. Se a Korg vendeu mais unidades do MS-20 mini por conta do app para iPad? Acho que a foto responde a pergunta.

iKaossilator e Kaossilator

A Korg fabrica há anos os simpáticos Kaossilators. Estes pequenos instrumentos apresenta um touchpad que é capaz de disparar notas e acionar efeitos captando o movimento dos dedos. Com muitos instrumentos e frases já programadas, qualquer pessoa pode conseguir resultados bem legais, mesmo se estiver utilizando um Kaossilator pela primeira vez.

Na App Store, temos o iKaossilator, a versão para iPad e iPhone do pequeno instrumento. Com muitos instrumentos e uma interface extremamente simples, é diversão garantida.

KORG iKaossilator (AppStore Link) KORG iKaossilator
Desenvolvedor: KORG INC.
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

-

iMPC Pro e Akai MPC

Quem toca música eletrônica tem pelo menos alguma curiosidade sobre o MPC da Akai. O equipamento é uma ferramenta completa para a produção musical, contando com pads, efeitos e diversos recursos para o trabalho com samples. Porém, utilizá-lo bem não é exatamente algo simples e requer algum conhecimento da interface e funcionalidades. Então, antes de investir alguns milhares de reais, por que não testá-lo no iPad por menos de 20 dólares?

iMPC Pro (AppStore Link) iMPC Pro
Desenvolvedor: Akai Professional
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!

O novo iMPC Pro foi anunciado pela Akai como uma ferramenta profissional para a produção musical. O app para iPad traz efeitos, uma coleção imensa de samples de altíssima qualidade e diversos recursos de performance exclusivos para a tela do iPad.

-

Drum Machine e Bass Line

Almofadas com instrumentos clássicos

Na década de 80, a música mundial começou a receber a presença marcante de drum machines e sintetizadores de linha de baixo. Os modelos mais famosos foram fabricados pela Roland: as drum machines TR-808 e TR-909 e o sintetizador TB-303. Estes instrumentos foram tão importantes que até hoje temos lançamentos que trazem em seus anúncios “os timbres marcantes das 808 e 909″ e o “baixo único do TB-303″.  Os originais já não são fabricados há décadas e os que existem por aí em boas condições custam um bom dinheiro.

No iPad, podemos encontrar os três modelos em um só aplicativo. O ReBirth é um ambiente completo para a criação de música eletrônica e oferece, em uma só dela, 2 sintetizadores TB-303, uma bateria TR-808 e uma TR-909.

ReBirth for iPad (AppStore Link) ReBirth for iPad
Desenvolvedor: Propellerhead Software AB
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

Há ainda diversos apps que possuem clones destes instrumentos, como o Tabletop, Rythm Studio, o boom 909 e o boom 808.

-

TNR-i e Yamaha Tenori-on

Criado pelo artista japonês Toshio Iwai, o Tenori-on é um dos instrumentos mais interessantes da última década. Ele oferece um step sequencer de 16 tracks na forma de uma matriz de botões iluminados por leds. Cada botão é uma nota musical. As 16 tracks estão sempre em sincronismo, compartilham escala e tonalidade, facilitando a criação de melodias e harmonias até para pessoas que nunca tocaram algum instrumento musical. Com interface diferente, muitas luzes e corpo em magnésio, o Tenori-on não é nada barato. O instrumento custa mais de mil dólares e não pode ser encontrado no Brasil.

A Yamaha lançou duas versões do Tenori-on para iOS.  O TNR-i traz exatamente os mesmos recursos e sons do instrumento original. Já o TNR-e é uma versão alterada, com timbres diferentes, mais voltados para dance music. Por um daqueles mistérios da vida, a Yamaha não vende estes títulos na App Store brasileira. Usuários com conta americana podem comprá-los aqui: TNR-i e TNR-e.

-

Analógicos, Hammond e Mellotron

O clássico Minimoog Model D

Para fechar a lista, vale citar outros clássicos que não estão mais em produção, mas que podem ser tocados na tela do iPad.

Falando de sintetizadores analógicos, os destaques são: iVCS3, a recriação de um clássico raramente encontrado nos dias de hoje, o iMini, a versão para iPad do Minimoog D, e o iPolysix, mais um app da Korg recriando um de seus clássicos instrumentos e oferecendo mais recursos que o equipamento original.

galileo ipad

Seja no Blues, Rock, Jazz, Reggae ou Pop, o órgão Hammond sempre esteve presente. O instrumento conhecido por suas drawbars e pela companhia inseparável da caixa Leslie, como seus falantes giratórios, é sonho de consumo de 9 a cada 10 tecladistas. No iPad, podemos entender um pouco sobre o funcionamento do hammond e da caixa Leslie. O Galileo é um simulador interessante, capaz de gerar bons timbres de órgão, oferecendo diferentes amplificadores e efeitos.

Galileo Organ (AppStore Link) Galileo Organ
Desenvolvedor: Yonac Inc.
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Sabe aquela flautinha do início de Strawberry Fields Forever dos Beatles? Pois é, foi gerada por um Mellotron. O instrumento pode ser considerado o primeiro teclado arranjador do mundo, oferecendo timbres de diversos instrumentos gratuitos gravados em fitas que eram reproduzidas após o acionamento de cada tecla.

No iPad temos dois apps interessantes: M3000 HD e Manetron2. Ambos contam com gravações dos Mellotrons clássicos.

Espero que tenha gostado do post e possa usar seu iPad para ter contato com os apps que representam as ideias que geraram grandes instrumentos musicais. Se pretende comprar um ou mais dos apps indicados, considere fazer isto clicando (ou tocando) nos links deste post. Assim, você auxilia o MusicApps a continuar este trabalho :)


Posts Relacionados

Leave A Response


4 − = três