Em Foco, Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Audiobus: Measurement Mode melhora o áudio de acessórios como iRig e iRig Mic (Vídeo)

Marcus Padrini julho 4, 2014 No Comments »

Como anunciamos em post recente, o Audiobus 2.1.2 para iPad/iPhone traz um novo recurso chamado “Measurement Mode”. De acordo com os desenvolvedores, ele melhora a fidelidade da entrada de áudio quando utilizamos o microfone interno dos dispositivos ou o microfone de fones e headsets. Ele faz isto ignorando os filtros automáticos e o auto gain usados no iOS por padrão (provavelmente para um melhor sinal de voz).

Sem esta novidade, quando você grava áudio usando o microfone embutido do iPad/iPhone/iPod Touch, ou utilizando o microfone dos fones de ouvido, o áudio na entrada sempre está sendo filtrado pelo iOS. Ele passa por uma espécie de equalizador, removendo determinadas faixas de frequência, além de ter o volume alterado através de um regulador de ganho automático. O Measurement Mode desabilita estas alterações automáticas.

Então, pensamos como isto poderia mudar a fidelidade do áudio para os acessórios musicais conectados à porta de fones. Muitos leitores possuem iRig, iRig Mic e diversos outros acessórios que são conectados desta maneira ao iPad/iPhone/iPod Touch, e o novo recurso do Audiobus poderia ajudar bastante a tornar estes acessórios ainda mais úteis.

Comentei o assunto com o Giuliano Soares e pedi a ele ajuda para fazer o teste com um destes acessórios. Então, ele gravou um violão usando o iRig Mic (IK Multimedia) e o Multitrack DAW (com e sem o Audiobus), ativando o Measurement Mode em uma das gravações. Confira o teste:

O resultado foi o esperado: o Measurement Mode Ligado realmente traz de volta as frequências médias e graves que são perdidas no tratamento automático da entrada de áudio no iOS. Isto pode trazer vida nova para os timbres da guitarra através da iRig tradicional, ou melhorar bastante o sinal capturado pelo iRig Mic, ou de qualquer outro acessório musical que seja conectado desta forma aos dispositivos iOS.

Saiba como ativar o Measurement Mode neste post.

A qualidade de áudio com entrada digital, quando o sinal é capturado pelo iOS usando interfaces e outros acessórios conectados via CCK, porta dock ou lightning, não sofre nenhuma alteração com o recurso, uma vez que o iOS não trata esta entrada da mesma forma que atua na conexão analógica de fones de ouvido.


Posts Relacionados

Leave A Response


− 3 = nulo