Notícias, iPad

The Orchestra: app para iPad apresenta instrumentos e demonstra orquestra em ação

Marcus Padrini junho 10, 2014 3 Comments »

Há algumas semanas, o site da Apple vem apresentando histórias sobre como as pessoas estão utilizando seus iPads de maneira inspiradora. Uma das mais recentes traz como personagem o maestro e compositor finlandês Esa-Pekka Salonen.

Com vasta experiência regendo algumas das mais importantes orquestra do mundo,  como a Philharmonia Orchestra de Londres, Salonen adotou o iPad como importante ferramenta em seu processo de composição.  Neste link é possível conferir vídeos e texto sobre como o iPad tem auxiliado o maestro.

Apps favoritos de Esa-Pekka:

Pianist Pro (AppStore Link) Pianist Pro
Desenvolvedor: MooCowMusic Ltd.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Notion (AppStore Link) Notion
Desenvolvedor: Notion Music, Inc.
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

E esta parceria entre Salonen e o iPad rendeu algo muito interessante para quem deseja saber mais sobre como funciona uma orquestra. O app The Orchestra para o iPad oferece uma experiência diferente dos tradicionais vídeos e textos que abordam o tema. Nele é possível ouvir algumas peças acompanhando a partitura de cada instrumento musical, além de acompanhar em vídeo a performance das diferentes seções da orquestra. Também é possível ler textos e assistir vídeos sobre todos os instrumentos, além de poder ouvir os sons de cada um, utilizando um teclado virtual na tela do tablet.

No aplicativo, cada parte da orquestra sinfônica pode ser conhecida em detalhes. Destaque para a apresentação em vídeo de cada instrumento musical, contando com a participação do músico responsável.

The Orchestra está disponível na App Store por cerca de 10 dólares.

The Orchestra (AppStore Link) The Orchestra
Desenvolvedor: Amphio Limited
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

3 Comments

  1. Thiago Lima junho 10, 2014 at 1:02 pm - Reply

    Fala Marcus! Tinho visto essa matéria pela net… Pelo que entendi o "The Orchestra" tem o papel de informar e tirar dúvidas , mas não serve para usá-lo como instrumento virtual certo?
    Já o "Pianist Pro" , tem timbre bom ? vale a pena msmo baixa-lo ?

    • musicapps junho 11, 2014 at 2:05 pm - Reply

      Thiago, tudo bem? Exatamente. The Orchestra é um app apenas para instrução. É muito bem feito, mas não pode ser utilizado como instrumento virtual. Já o Pianist Pro traz mais recursos para compositores do que para quem deseja usufruir de timbres de piano. Para este caso, recomendo o iGrand e o CMP Grand Piano. Abs!

      • Thiago Lima junho 12, 2014 at 10:54 am - Reply

        Blz Marcus! Obrigado pelas recomendações! abs

Leave A Response


+ 9 = dezesseis