Notícias, Outros Dispositivos

KORG DSN-12: novo sintetizador para Nintendo 3DS traz osciloscópio 3D e chega em setembro

Marcus Padrini junho 25, 2014 No Comments »

KORG DSN-12 nintendo 3ds

A Detune e a Korg continuam criando apps musicais exclusivos para a plataforma móvel da Nintendo. Depois de receber o Korg M01D, a recriação do Korg M1 para o 3DS, o console agora contará com o Korg DSN-12, um ambiente para a produção de música eletrônica, trazendo 12 sintetizadores analógicos virtuais e o “primeiro osciloscópio 3D“.

Confira o especial sobre fazer música com o Nintendo DS/ 3DS

Evolução do Korg DS-10

O Korg DSN-12 parece ser a versão avançada do Korg DS-10, app muito interessante que recriou no Nintendo DS os clássicos synths monofônicos lançados pela Korg na década de 70. Agora, contando com 12 sintetizadores que podem ser configurados de forma independente, inclusive com efeitos individuais, o DSN-12 parece ser uma solução ainda mais versátil.

A ideia é semelhante: explorar ao máximo as possibilidades musicais dos pequeno console de games. A canetinha Stylus é ideal para trabalhar com sequenciadores de passo, assim como para atuar em pads XY. A presença de 2 displays favorece a exibição simultânea de diferentes elementos importantes para a criação musical.

Osciloscópio 3D

Quando criou o M01D, a Detune utilizou a característica 3D do Nintendo 3DS apenas para exibir um painel do Korg M1 de forma tridimensional. Nada realmente útil.

Desta vez, foram além e criaram para o Korg DSN-12 o que chamam de “o primeiro osciloscópio 3D”. Para quem não conhece, osciloscópio é um equipamento utilizado para visualizar sinais eletrônicos. Apesar de ter diversas funcionalidades, no lado musical é um instrumento fundamental para visualizar as formas de onda dos sintetizadores. O osciloscópio do DSN-12 exibe representações gráficas 3D do som que está sendo gerado pelos sintetizadores virtuais, algo que deve ser bem legal, mas só poderá ser testado na tela do 3DS.

Disponibilidade

O KORG DSN-12 ficou disponível há poucas horas para os usuários japoneses da Nintendo eshop. Comercializado apenas por download, o título deverá ser lançado mundialmente em Setembro deste ano. O preço ainda será divulgado.


Posts Relacionados

Leave A Response


seis − 4 =