Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Bom para a música móvel: iOS 8 trará recurso para detecção de área de toque em iPads e iPhones

Marcus Padrini junho 18, 2014 No Comments »

Post no fórum do Audiobus revela que o iOS 8 contará com um recurso que poderá ser muito útil para a música em dispositivos móveis: a detecção de área de toque nas telas de iPad e iPhones. Já sendo incorporado a apps de desenho e pintura, que irão utilizar a função para detectar o tipo de pincel ou ferramenta em contato com a tela do iPad/iPhone, o recurso não é exatamente uma novidade para muitos desenvolvedores.

Recurso proibido

Em 2011, quando comecei a participar como beta tester do app Geo Synth (ainda com o nome Pythagoras), tive contato com uma das funcionalidades mais interessantes que já havia experimentado para a música móvel. O desenvolvedor Rob Fielding estava testando um recurso do iOS capaz de detectar a área dos dedos em contato com a tela.  Ou seja, mais do que detectar um toque, a função informava ao iOS qual era a área de cada toque na tela. A novidade era incrível, podendo ser utilizada para definir, por exemplo, o volume de notas de acordo com a “pressão” do toque na tela (quanto maior a área do dedo em contato, maior o volume). Porém, o recurso não estava presente na documentação oficial dos desenvolvedores. Logo, não poderia ser utilizado em nenhum título da App Store.

A função esteve presente até nas últimas versões de teste do app e teve que ser removida antes do lançamento para que o Geo Synth não tivesse problemas futuros com a Apple.

A detecção de área de toque é capaz de simular uma terceira dimensão que faz falta nos controladores e apps musicais para iPhones e iPads: a pressão ou intensidade dos toques na tela. Isto pode ser útil para inúmeras situações.

Orphion teve que remover recurso não listado em documentação para permanecer na App Store.

Esta proibição gerou ameaças e retiradas de aplicativos da App Store por parte da Apple. Apps como Orphion e Cantor sofreram punições por apresentarem recurso não listado na documentação da Apple para desenvolvedores.

Liberação no iOS 8

A função de detecção de área de toque estará disponível para todos os desenvolvedores no iOS 8. É questão de tempo para que vários apps musicais passem a utilizar a novidade.

Estou muito curioso sobre como o recurso será empregado em controladores como TC-Data e outros sintetizadores. Ótimas notícias virão.


Posts Relacionados

Leave A Response


× 1 = nove