Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, Reviews

Edifier Studio 8 (R2800): novos monitores de áudio trazem ainda mais potência (review)

Marcus Padrini maio 13, 2014 49 Comments »

Review Edifier R2800 Studio 8

Os leitores que acompanham o MusicApps sabem que já realizei algumas resenhas de caixas amplificadas e monitores de áudio da Edifier. A marca, já bastante conhecida na linha de Home Theater e informática, tem apresentado novos produtos muito interessantes também para os músicos. Já havia elogiado os monitores R2000T, R2600 e R2700 pela qualidade de construção, sonoridade e custo x benefício.

Quando fiquei sabendo do lançamento dos monitores Studio 8 R2800, com a maior potência da linha studio 2.0, quis logo testá-los! Seria possível aumentar a potência preservando todas as qualidades dos modelos anteriores? É o que vamos descobrir neste review.

Características dos Studio 8 R2800

Os monitores Studio 8 são os maiores e mais potentes da linha 2.0 da Edifier. O modelo é ativo (amplificado), composto por 2 caixas de 3 vias, cada uma com 25,8cm x 46,3cm x 32cm (LxAxP). Ambas oferecem juntas 140W RMS de potência (16w x2 + 18w x 2 + 36w x2).

Com estas medidas, é bom possuir algum espaço para posicioná-las de forma adequada. Veja a comparação com a altura de um iMac 21,5″.

Cada caixa possui um falante de 8″ para graves, outro de 4″ para médios e tweeter ¾” para agudos. As caixas também apresentam proteção magnética, possibilitando o posicionamento próximo à computadores e outros equipamentos sem nenhum problema.

São 4 entradas de áudio. Duas analógicas RCA e duas digitais (óptica e coaxial). A seleção da entrada que será reproduzida pelos monitores é feita pressionando o botão de volume, presente no painel lateral, que também oferece equalização de graves e agudos, ou através do controle remoto, capaz também de controlar o volume e silenciar as caixas a qualquer momento.

A ligação entre os monitores acontece com a utilização de um cabo XLR que já chega com a unidade amplificada.

Assim como demais modelos da Edifier, o R2800 chega com todos os acessórios necessários para utilizá-lo imediatamente. Há cabos RCA x RCA, P2 Stereo x RCA e óptico, além do controle remoto e cabo de energia.

Mais uma vez, vale citar a qualidade de construção da Edifier. As caixas possuem estrutura de madeira, parecem ser bastante resistentes e contam com ótimo visual dos falantes na cor prata.

Sonoridade

Desde que realizei a última resenha de produtos Edifier, em abril do ano passado, utilizo no home studio os monitores Edifier R2700. Antes utilizava modelos da Roland e M-audio. Então, possuo um referencial interessante para avaliar os R2800.

Assim como ocorreu com o R2700, também não precisei realizar nenhum ajuste de equalização para que os R2800 soassem equilibrados. O áudio é claro e definido, os graves possuem ótima presença e a potência é bem maior do que a normalmente necessária em um home studio. Ao mesmo tempo, é ideal para amplificar instrumentos musicais diversos. Teclados e sintetizadores soaram muito bem com o modelo R2800, mesmo em volumes bastante elevados.

A relação entre as faixas de frequência é muito semelhante à encontrada no modelo R2700. As únicas diferenças realmente perceptíveis são a potência maior do novo modelo (140W contra 128W do modelo anterior) e o desempenho nos graves, graças ao falante de 8″.

Para quem desejar, é possível acentuar ou cortar frequências graves e agudas a partir do painel lateral. Aliás, estes controles de equalização contam tecnologia DSP para permitir alterações de +/- 6Db nos agudos e +/- 12Db nos graves.

Silêncio quando nada está sendo reproduzido, ausência de distorção em volumes mais elevados

A potência aumentou, mas o silêncio das Studio 8 quando nada está sendo reproduzido continua o mesmo dos modelos anteriores. É quase impossível perceber que as caixas estão ligadas quando nada está sendo reproduzido.

Outro ponto positivo é poder elevar o volume sem se preocupar com distorções no áudio, ou com o tradicional “falante rachando”. Mesmo monitorando faixas e instrumentos com graves mais acentuados, o comportamento do R2800 é ótimo. Tão bom que me fez pensar no teste a seguir.

No Home Studio e no Estúdio de ensaio

140W é potência comparável à amplificadores combo para instrumentos musicais. Com boa potência e áudio equilibrado, imaginei que a Studio 8 poderia também me ajudar nos ensaios com a banda Dogma.

Há tempos, procurava uma opção interessante para ouvir os teclados/iPad/Flauta nos ensaios da banda com a mesma qualidade que encontro na hora de criar meus timbres no home studio. Amplificadores tradicionais de teclado são legais, mas, além de caros, costumam trabalham em mono. Outras caixas acústicas e amplificadas que testei, geralmente valorizavam demais alguma faixa de frequência, mudando os meus timbres.

Claro que as Studio 8 não são caixas para você carregar para todo os lugares o tempo todo, como seriam os amplificadores combo. Porém, por contarmos com estúdio próprio para ensaio, sem a necessidade de montar e desmontar os equipamentos, o modelo foi um achado para a finalidade.

Liguei as R2800 em parceria com mais uma caixa específica para graves que já possuía no estúdio (com falante de 15″) e o resultado foi excelente. Som em estéreo, ótimo volume, mesmo com a banda tocando com guitarra, baixo e bateria!

Custo x benefício

Pesquisando na internet, vi que o modelo Edifier Studio 8 R2800 já pode ser encontrado em alguns sites. Os preços variam entre 1.300 e 1.999 reais. Mesmo no preço máximo encontrado, é difícil argumentar de forma contrária à ótima relação custo x benefício destes monitores. Pelos equipamentos que testo regularmente, acho praticamente impossível encontrar algo semelhante, capaz de oferecer as mesmas qualidades e recursos, na mesma faixa de preço.

Respondendo bem em diferentes níveis de volume e apresentando maior potência, contando agora com falante de 8″, a versatilidade é a maior qualidade do Studio 8 (R2800). É uma excelente opção para home studio, prática de instrumentos musicais, equipamento complementar em ensaios ou simplesmente para ouvir música com muita qualidade.

Saiba mais sobre os produtos Edifier acessando o http://www.edifierstudio.com.br


Posts Relacionados

49 Comments

  1. Coverdale julho 15, 2014 at 5:20 pm - Reply

    como essas caixas se comportam com músicas heavy metal, guitarras mais distorcidas? a velocidade do bass nessas músicas causa alguma distorção no som das caixas?

    • musicapps julho 16, 2014 at 10:20 am - Reply

      Olá, não testei especificamente com este estilo, mas com as músicas de progressivo mais agressivas se comportaram muito bem!

      • Coverdale julho 16, 2014 at 6:22 pm - Reply

        Valeu Marcus, vc acha que essas caixas aguentam um uso de 10h – 13h por dia (com o volume alto em apenas alguns momentos)?

  2. Itamar julho 28, 2014 at 8:56 pm - Reply

    Cara sou editor de vídeos e acabei de comprar essas caixas da edifier, baseado em seu review e outros que achei na internet, todos dizendo que são maravilhosas! espero não me arrepender. pois são bem caras… assim que recebe-las e testa-las volto aqui para deixar a minha opinião.

    • musicapps julho 29, 2014 at 6:37 pm - Reply

      Itamar, tenho certeza que gostará delas. Abs!

  3. Aldo agosto 31, 2014 at 11:37 pm - Reply

    Marcus, você acha que essas caixas servem para compor um conjunto com um receiver gradiente (vintage)? Quero qualidade para ouvir música. Por sua análise (que está excelente, como as anteriores, aliás) me parece que sim, mas como sou mais um apreciador de um bom som do que um conhecedor mais técnico dos equipamentos, não custa consultar quem entende.
    Desde já agradeço.

    • musicapps setembro 2, 2014 at 3:27 pm - Reply

      Aldo, serão excelentes para ouvir música. Oferecem ótima potência, nenhum ruído, equilíbrio entre as faixas de frequência, ótima definição de graves. São as caixas que estou usando atualmente para esta finalidade. Abs!

      • Aldo setembro 4, 2014 at 11:29 pm - Reply

        Olá Marcus. Minha dúvida especificamente é com relação a potência das caixas e sua adequação às saídas do receiver. Explico: o reciver tem saídas para 4 caixas com potência por canal de 38W RMS (8 Ohms). Como a caixa Edifier, sendo ativa, recebe um sinal de pouca potência e o amplifica (há vários vídeos em que a caixa faz um som espetacular ligada diretamente a notebooks ou a iphones, meu questionamento então é se a potencia bem mais elevada das saídas do receiver pode ser conectada às caixas Edifier. Elas suportam a potência do receiver (como sinal de entrada, digamos assim) e ainda o amplificam? Ou um sinal nessa potência pode prejudicar as caixas que são projetadas para lidar com sinais de entrada com pouca potência (como as oriundas dos notebooks e celulares)?
        Mais uma vez obrigado.

        • musicapps setembro 9, 2014 at 5:19 pm - Reply

          Ah sim. Neste caso, a recomendação é a aquisição de caixas passivas e não amplificadas.

          • Fernando janeiro 4, 2015 at 1:02 pm -

            Você teria alguma recomendação de caixas passivas nesse perfil de performance e tamanho (ou menores). As que vejo por aí são só marcas de audiófilos que custam mais que essas Edifier, com vantagens questionáveis.

          • musicapps janeiro 6, 2015 at 11:30 pm -

            Infelizmente não, Fernando. Testei basicamente monitores e caixas amplificadas. No caso das passivas, vejo muita gente mandando fazer, escolhendo falantes, etc.

  4. Thiago janeiro 22, 2015 at 3:26 pm - Reply

    Olá, muito interessante seu review. Elas são melhores que os monitores KRK Rokit 5 G3 Studio? Obrigado.

  5. musicapps janeiro 23, 2015 at 2:17 pm - Reply

    Thiago, infelizmente não testei este modelo. As R2800 são caixas amplificadas da linha studio da Edifier. Gosto da ação delas, porém não são monitores calibrados para mixagem, por exemplo.

  6. weidson costa janeiro 25, 2015 at 10:33 am - Reply

    Bom Dia! Estou comprando o Edifier 1800 T3 so para locução será que fiz uma boa escolha e baixo custo?

    • musicapps janeiro 27, 2015 at 12:26 am - Reply

      Weidson, com certeza foi uma boa escolha. Depois de testar, nos diga aqui o que achou. Abs!

  7. rodrigo janeiro 26, 2015 at 8:49 pm - Reply

    Hola, felicitaciones por el review

    Quisiera saber si estos R2700 o R2800 se pueden conectar directo a una roland td11k para tocar…o se debe pasar por una etapa intermedia??

    Saludos

    • musicapps janeiro 27, 2015 at 12:23 am - Reply

      Olá, Rodrigo. Sim, com certeza. Basta utilizar o cabo correto. Neste caso, um cabo P2 estéreo x 2 RCA.

  8. Caio abril 7, 2015 at 7:59 pm - Reply

    Olá, que ótimo review! Por favor, será que é possível ligar a caixa direto em TV's sem amplificadores adicionais ? Fica bom ?
    Grato

    • musicapps abril 9, 2015 at 11:04 am - Reply

      Com certeza. Elas são amplificadas.

  9. caio abril 7, 2015 at 8:01 pm - Reply

    Parabéns pelo review. A 2800 Efifier fica bom para utilizar em salas de aula e de qual medida ? Precisa de amplificador ?

    • musicapps abril 9, 2015 at 11:05 am - Reply

      Sim, dependerá apenas do que você for ligar nelas. Uma mesa de som, por exemplo.

      • caio abril 10, 2015 at 1:36 am - Reply

        Grato. Minha intenção é apenas ligar voz, para aulas e palestras. Em sua opinião, as caixas Edifier 2800 conseguem, sozinhas, oferecer uma solução de qualidade acústica para este fim ?

        • musicapps abril 14, 2015 at 12:48 am - Reply

          Sim, mas para ligar voz, vc precisará de uma mesa de som. Ela poderá receber a ligação de microfone, amplificá-lo e depois passar o sinal por cabos RCA para as caixas.

  10. caio abril 7, 2015 at 8:02 pm - Reply

    Parabéns pelo ótimo review. A 2800 Edifier comporta microfone dinâmino ou condensador em ótima qualidade ? Como fazer a conexão ?
    Grato

    • musicapps abril 9, 2015 at 11:05 am - Reply

      Ela possui entradas RCA. Ou seja, você precisará de uma mesa de som para usar um microfone.

  11. caio abril 7, 2015 at 8:36 pm - Reply

    Parabéns pelo review, muito interessante e útil. Por favor, uma informação: No caso de estar disponível apenas 220 v na tomada, como você utiliza, ? Com transformador simples ? Perde qualidade ou gera ruído ?
    Grato

    • musicapps abril 9, 2015 at 11:06 am - Reply

      Sim, pode usar um transformador simples. Alguns leitores fizeram exatamente isso.

  12. @LeoAquinoGuitar julho 1, 2015 at 11:12 pm - Reply

    Aguentam legal em volume alto os graves de piano???

    • musicapps julho 6, 2015 at 1:57 pm - Reply

      Sem dúvidas! Utilizo um par no estúdio de ensaio da minha banda tocando piano, synths, hammond, etc.

  13. Raphael agosto 11, 2015 at 9:55 pm - Reply

    Marcus parabens pelo review..
    Meu irmão está querendo comprar umas caixas pra usar no PC e ele está em duvida entre a R2800 ou a S550 (5.1)

    Se ele optar pela R2800 ele sentirá falta dos Graves ?
    Se ele optar pela S550 ele sentira falta em qualidade de som para musicas ?

    Tenho em meu quarto a E3100 .
    Como seria o Grave da R2800 comparado a E3100 ?

    Me diz sua opinião.
    Obrigado

    • musicapps agosto 12, 2015 at 11:09 am - Reply

      Raphael, tudo bem? Nunca testei as caixas 5.1 ou 2.1 da Edifier, já que não são as mais usuais para o uso para música. As R2800 não ficam devendo graves de maneira alguma, mas não posso fazer a comparação que pediu por não ter ouvido das outras. Abraços e obrigado!

    • musicapps agosto 12, 2015 at 11:11 am - Reply

      Mas se der uma olhada nas especificações das R2800 já poderá notar diferenças significativas: são falantes de 8" para graves e 4" para médios.

  14. Sergio Ogussuko setembro 4, 2015 at 10:47 pm - Reply

    Comprei uma R2700 a qualidade me atende perfeitamente porem o volume é um pouco baixo mesmo no ultimo volume não que goste de som muito alto, já utilizei vários PC, Notebook, CD Player etc, tenho um Edifier 3100 onde o volume e o mesmo da R2700, alguem poderia me dar alguma sugestão. ( detalhe utilizo somente para ouvir musicas )

    Obrigado.

    • musicapps setembro 8, 2015 at 11:54 am - Reply

      Sergio, use algo antes para amplificar o sinal. Recomendo uma mesa de som simples da Behringer ou Yamaha. Servirá como um pré-amplificador e aumentará bastante o volume. Abs!

    • Helder Soares março 3, 2016 at 9:29 pm - Reply

      Talvez você use as caixas com áudio onboard da placa-mãe ou uma placa de som fraca, dessas usb talvez, que tem snr baixo. Essas caixas têm um volume bem alto, são muito potentes, mas depende da fonte de áudio ligada a ela. Tenho um par R2700, ligadas a um pc com placa de áudio Sound Blaster ZxR. Sugiro que adquira uma boa placa de som pci-express. A sugestão da musicapps também é uma boa.

  15. Lucas dezembro 2, 2015 at 5:05 pm - Reply

    Atualmente a difirença de preço do r2800 para r2700 está chegam a 800 reais, compensa pagar esses 800 reais a mais pelo r2800?

    No review você disse que encontrou o r2800 por 1300,00, você tem algum link?

    • musicapps dezembro 3, 2015 at 3:16 pm - Reply

      Ei, Lucas. As R2800 oferecem mais potência. A qualidade sonora é muito semelhante. Porém, elas ocupam muito mais espaço. É questão de pensar no no que você precisa e no espaço disponível. Em casa, no home studio, utilizo as R2700. As 2800 uso no estúdio da banda para ensaios. Sobre o preço, era essa valor antes da alta do dólar. Abraços!

  16. anaufabeto dezembro 6, 2015 at 11:59 am - Reply

    pode esclarecer como se calcula ou divide esta potência (16w x2 + 18w x 2 + 36w x2) ? 36w refere-se aos woofers ?

    • musicapps dezembro 7, 2015 at 1:54 pm - Reply

      Exatamente. Aí temos a potência de cada falante. Abs

  17. Maurício dezembro 26, 2015 at 4:59 pm - Reply

    Boa Tarde Marcus,

    Eu gostaria de ligar essas caixas para usá-las com o Addictive Drums, seja para tocar em estúdio ou até mesmo shows em locais, até pequenos, vc acha q elas aguentam de boa?

    Obrigado.

    • musicapps janeiro 8, 2016 at 11:55 am - Reply

      Com certeza. Utilizo as R2800 para ensaio com banda e funcionam muito bem.

  18. Helder Soares março 3, 2016 at 9:22 pm - Reply

    O Itamar disse que ia fazer um review das R2800, já deve ter recebido faz tempo e sumiu. Eu tenho as R2700. Elas tem uma qualidade de som muito boa, bem equilibrada, porém peca um pouco nos graves as vezes, não por distorcer, não distorce, mas parecem fracos em algumas músicas. Acredito que essas R2800 tenham graves mais fortes, pelo tamanho dos woofers.

  19. dAngelo abril 2, 2016 at 11:39 am - Reply

    Marcos, eu tenho há uns bons anos a Edifier R1900TII, e considero a qualidade sonora excelente, para ouvir MPB, música de câmara, jazz e canto lírico (lieder, voz e piano). Como as caixas R2700 e R2800 se comportam em relação às vozes? Ouviu orquestras de cordas nessas caixas? Obrigado.

    • musicapps abril 4, 2016 at 12:45 pm - Reply

      Muito bem, mas pelo que me lembro, as R1900TII são mais equilibradas. R2700 e R2800 apresentam um pouco mais de graves e um pouco menos de agudos. Abraços

  20. Liam novembro 3, 2016 at 1:11 am - Reply

    Fiz o pedido do R2800 hoje na loja virtual da Edifier.
    Vendi o R2700. Um ótimo produto, mas quero o superior, obviamente. Já estou ansioso.

    • musicapps novembro 4, 2016 at 10:47 am - Reply

      Você vai gostar! É um ótimo equipamento. Utilizo para ensaios com a banda há um bom tempo!

  21. Rubismar maio 10, 2017 at 4:00 pm - Reply

    Pra mim o ponto negativo desde conjunto é não ser bi-volt !!!!!

    • musicapps maio 12, 2017 at 9:20 pm - Reply

      Acredito que as versões mais novas já sejam! Vale conferir com a Edifier. Abraços!

Leave A Response


+ 4 = cinco