Notícias, iPhone/iPod Touch

The Motion Synth: o “app do violino” apresentado no novo comercial do iPhone 5S

Marcus Padrini abril 24, 2014 2 Comments »

Mais cedo, postei o novo comercial de TV do iPhone 5S, apresentado pela Apple nesta semana. Comentei sobre a aparição de alguns apps musicais, como Amplitube e GarageBand. Porém, o que realmente chamou a minha atenção foi a cena em que um iPhone é utilizado para tocar sons de violino, com um app que parecia estar detectando movimentos para gerar o ataque e duração das notas musicais. Lembrei de já tê-lo visto em algum lugar, mas no comercial não havia referências.

Então, em uma rápida busca no Google, pude encontrá-lo novamente. Trata-se do Motion Synth, um produto (ainda não lançado) que combina uma espécie de suporte/case para iPhone e um app controlador, capaz de detectar movimentos e transformá-los em mensagens MIDI.

Nos vídeos de demonstração e nas especificações do produto é possível ter uma ideia melhor sobre o seu funcionamento. O suporte/case traz uma superfície com alguns recortes, que fica sobre a tela, fazendo a divisão das notas do aplicativo controlador. Uma vez já fixado ao acessório e com o app aberto, o Motion Synth é capaz de comandar, via MIDI, diferentes apps musicais para iOS e até mesmo instrumentos reais, como sintetizadores.

O projeto foi financiado através do Kick Starter e o produto já está em pré-venda há algum tempo. A combinação case+app custa cerca de 100 dólares e estará disponível em junho deste ano.


2 Comments

  1. Alexandre Boratto abril 28, 2014 at 5:32 pm - Reply

    Mr. Theremin deve ter se mexido em seu descanso eterno
    Só pra Iphone ?

Leave A Response


+ 5 = onze