Sliver: novo app para criar texturas sonoras únicas com o iPad

Nos últimos dias, tenho trabalhado bastante nos detalhes de shows da minha banda que estão por vir. Uma das minhas tarefas era preparar algumas texturas sonoras para introduções de músicas e alguns outros momentos. Então, decidi dar uma olhada nas atuais ferramentas disponíveis no iPad para esta finalidade. Um dos apps que mais tenho utilizado é o Sliver, o novo título do desenvolvedor Alex Matheu.

O Sliver é uma poderosa ferramenta para produzir texturas e efeitos únicos utilizando samples que já acompanham o app ou qualquer outro que você possuir ou gravar.

O conceito é o seguinte: você carrega o áudio que desejar no aplicativo. A partir daí, na forma de onda do arquivo inserido é possível adicionar até 4 clips de tamanhos variáveis, em qualquer local desejado (são as marcações coloridas na forma de onda que aparecem na imagem principal do post).

Então, o app começará a reproduzir pequenos trechos daqueles pedaços selecionados na forma de onda e fará isto com os 4 clips, simultaneamente. Tudo fica mais interessante por podermos definir o volume a posição de cada um no estéreo. Imagine que da sua forma de onda original estão surgindo 4 novos loops tocados ao mesmo tempo.

Para deixar ainda mais legal, o Sliver oferece uma série de filtros e efeitos que podem ser automatizados pelo usuário, criando movimentos sonoros bastante surpreendentes.

Alguns presets feitos com a coleção de samples que chega com o app:

Um breve exemplo de um teste que realizei. Com meu sintetizador analógico Arturia Minibrute, gravei uma faixa com vários sons que ele é capaz de criar: ruídos, filtros, ressonância, diferentes formas de onda, modulações, etc. Utilizei a GuitarJack 2 e o AudioShare para fazer este registro.

O próximo passo foi exportar este áudio gravado para a o Sliver e depois começar a brincar colocando em loop determinados trechos de áudio, adicionando efeitos, alterando ajustes dos filtros e automatizando diversos movimentos que fazia na interface. O resultado é algo bem diferente da gravação original. Confira:

Para quem gosta de experimentar, quer incrementar alguma faixa com texturas sonoras diferentes e originais, o Sliver é uma excelente opção. Ah, a outra boa notícia é que ele custa apenas 4 dólares, por enquanto. Vale aproveitar a oferta de lançamento.

[app 789010140]

Uma dica bem legal para quem for utilizar o Sliver: experimente a todo momento importar sons criados em outros apps na nova ferramenta. Seja loop de bateria, seja uma coleção de ruídos que você gravou com o iMS-20. Importe o áudio no Sliver e surpreenda-se! Há um ótimo manual online do app aqui.

Curta e compartilhe!